Venha fazer parte da KTO
x
O que Tite me disse quando deixou o Corinthians para ir para a Seleção Brasileira
Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

ver detalhes

O que Tite me disse quando deixou o Corinthians para ir para a Seleção Brasileira

Coluna da Mayara Munhoz

Opinião de Mayara Munhoz

28 mil visualizações 196 comentários Comunicar erro

O que Tite me disse quando deixou o Corinthians para ir para a Seleção Brasileira

Tite é alvo de críticas de torcedores que não sabem valorizar um trabalho bem feito

Foto: Buda Mendes/Getty Images

Estou aqui vendo o jogo da Argentina e da Croácia e lamentando, mais uma vez, não ser o Brasil ali. Enquanto isso, vejo tuítes e até comentários na televisão com críticas e indiretas ao técnico Tite. Algo que tem se repetido desde a eliminação da última sexta-feira e que me deixa indignada.

Tite tem, claro, a sua parcela de erros no jogo de sexta, assim como todo treinador de futebol e todo ser humano. Mas é bizarro como muita gente parece simplesmente ter esquecido o excelente trabalho feito por ele na Seleção Brasileira.

Fico revoltada, porém, não surpresa. Em 2016, quando Tite decidiu trocar o Corinthians pelo Brasil, eu fiz aqui a minha primeira coluna do Meu Timão. O título: "Tite, não vá. Eles não merecem você". Na ocasião, apesar de reconhecer o mérito do técnico ao receber o convite da CBF, eu disse acreditar que nem os jogadores e nem a torcida mereciam ter Adenor por lá.

"Acima de tudo: Tite não merece comandar uma Seleção que não tem apoio dos próprios brasileiros. Uma Seleção que estava disputando a Copa América e ninguém nem se importava. Uma torcida que reclama quando o jogador chora, que reclama quando não chora, que reclama quando ganha, quando perde. Uma torcida que só reclama", dizia o meu texto.

Depois de publicá-lo, fiz algo que nunca tinha feito. Peguei o link, escrevi uma mensagem particular e enviei para Tite no WhatsApp. Nunca tinha usado o canal para falar com o treinador, tinha porque em algum momento alguém me passou para usar como fonte caso necessário. Para a minha surpresa, pouco depois, Tite me respondeu.

Além de me fazer chorar e de eu ter um print eterno na minha vida, Tite fez com que eu entendesse a decisão dele. A resposta foi simples, mas que mostrava que aquele homem tão vencedor precisava desse novo desafio na vida.

"Boa noite, Mayara. Talvez tenha ouvido o meu sonho, talvez minha vaidade, talvez merecimento...porém, em nenhum momento da vida temos absoluta certeza de nossas escolhas. Saúde e luz no teu caminho... e no meu também. Um abraço. Adenor Tite", dizia o texto.

Seis anos depois, eu fico muito feliz em ver que Tite seguiu seu coração, seu sonho e fez a sua escolha. Fico muito feliz em ver tudo que ele conquistou, todo o carinho dos jogadores com ele, todo o reconhecimento que o treinador sempre mereceu.

Seis anos depois, eu fico muito triste em ver que eu tinha razão sobre o que pensava da torcida brasileira. O técnico que perdeu apenas seis jogos de 81 disputados é alvo de crítica atrás de crítica. Sim, só seis jogos. Um aproveitamento bizarro. Além disso, são 52 jogos sem sofrer gols. Como que tem torcedor que não consegue valorizar tudo isso?

Ah, não trouxe o hexa. É, acontece. É isso que é futebol! Um ganha, o outro perde. De vez em quando, é o Brasil que perde mesmo.

Que Tite siga tendo saúde e luz em seu caminho. Esse era o meu desejo há seis anos e segue sendo até hoje.

E quem sabe essa luz leva ele de volta lá para o Parque São Jorge, né?

Veja mais em: Tite e Corinthianos na Seleção.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Mayara Munhoz

Por Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

O que você achou do post da Mayara Munhoz?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Marcelo

    Marcelo 6 comentários

    @marcelo.matsuo2 em

    O cargo de técnico da seleção brasileira é um dos mais ingratos que existe.

    O jornalismo esportivo brasileiro (na imensa maioria) é chato, exigente e ingrato. O povo brasileiro (na maioria) é ingrato com a história do que o futebol brasileiro representa para o mundo, a bem da verdade o povo brasileiro é especialista em tudo, menos da vida dele próprio.

    O Tite não precisa provar que é um ótimo técnico, não apenas técnico, mas gestor de pessoas, motivador, é extremamente tático, seguro nas suas ideias, leitor e estudioso do comportamento humano, vai saber o que deu errado nesta copa.

    E sim, é muito mais fácil e cômodo culpar o técnico. Na derrota se esquece de todas as qualidades e o bom trabalho feito. Muita ingratidão.

  • Foto do perfil de João

    Ranking: 7492º

    João 252 comentários

    @joaopedrobb em

    Eu acho engraçado que essa revolta da eliminação só atesta com muita força que foi o próprio Tite quem conseguiu fazer um trabalho a ponto de resgatar a identificação do torcedor com a seleção, algo que senhores Dunga e Felipão fizeram o favor de jogar na vala.

    Só o fato de vermos toda uma comoção agora, em 2018 e com a derrota no Maracanã para a Argentina na Copa América determina bem o contraste com o trecho 'uma Seleção que estava disputando a Copa América e ninguém nem se importava'.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Pedro

    Ranking: 7510º

    Pedro 251 comentários

    196º. @pedro.checchetto em

    Não é porque foi bem aqui que foi bem lá. O desempenho dele em copas foi vexatório. Contra a Croácia ele errou em tudo o que pode.

  • Foto do perfil de Fellipe

    Ranking: 4003º

    Fellipe 537 comentários

    195º. @fellipe.do.nasciment em

    Parabes pelo texto, e o qur você esvreveu era e esta sendo minha vontade, mas acho que quem não merece ter o Tite e o Corinthians por que, continua sendo uma administração nebulosa com contratações estranhas, enquanto não for tudo as claras não saberemos a verdadeira situação do Corinthians!

  • Foto do perfil de Elisa

    Elisa 124 comentários

    194º. @elisapaulagaldi em

    Todos nós corintianos gostaríamos de ver o Tite de volta no comando do time.

  • Foto do perfil de Daniel

    Ranking: 1726º

    Daniel 1206 comentários

    193º. @daniel-ferreira-da-c em

    Viveu o sonho dele talvez deu mais lugar a vaidade. É inteligente acredito ter tirado lições práticas pra seguir seu caminho

  • Foto do perfil de Daniel

    Ranking: 61º

    Daniel 13814 comentários

    192º. @daniel-del-monaco-bu em

    Parabéns Mayara ótimo texto