Venha fazer parte da KTO
x
Cinco motivos que fazem a eleição do Corinthians ser uma vergonha
Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

ver detalhes

Cinco motivos que fazem a eleição do Corinthians dar vergonha

Coluna da Mayara Munhoz

Opinião de Mayara Munhoz

2.8 mil visualizações 34 comentários Comunicar erro

Cinco motivos que fazem a eleição do Corinthians dar vergonha

Eleições do Corinthians acontecem neste sábado, dia 25 de novembro

Foto: Danilo Fernandes/ Meu Timão

Daqui menos de uma semana, o Corinthians vai conhecer o seu novo presidente. A eleição está marcada para sábado, dia 25 de novembro, no Parque São Jorge. Somente dois nomes concorrem ao cargo máximo: André Luiz de Oliveira, pela situação, e Augusto Melo, pela oposição.

Independentemente de quem ganhe nas urnas no sábado, eu sei dizer quem perde: o torcedor do Corinthians. E vou enumerar abaixo cinco pontos que, para mim, fazem todo esse processo eleitoral do Timão ser uma vergonha.

1) Favorecimento ao clube social

Um dos pontos é a eleição ser, em sua maioria, voltada ao Parque São Jorge, sede social do Corinthians. Lá é que tudo acontece, os bastidores, as demandas por votos, os interesses, tudo. Por conta disso, vemos fatos como novas churrasqueiras ou melhorias em estruturas da sede sendo tratados de maneira tão relevante.

2) O descaso com o futebol

Justamente por conta do item acima temos um descaso com o principal produto do Corinthians. Ah, você só fala isso por que não é sócia do clube e só se importa com o futebol. Não, falo isso por que é onde está o dinheiro, onde está a valorização da marca, onde está o que faz a engrenagem girar. E é também onde estão os maiores problemas, as maiores promessas e as maiores irresponsabilidades. O foco é conseguir voto, nem que para isso se tenha que prometer mundos e fundos, que possam, depois, afetar ainda mais o cenário já bem complicado do futebol do Corinthians atual.

3) Os mesmos de sempre

Os candidatos, ano após ano, parecem os mesmos. Mudam os nomes, CPFs, mas ainda assim se parecem os mesmos. De um lado, um que representa o sistema que perpertua há anos no clube; do outro, um que parece só estar ali para falar mal (ainda que com razão em muitas das coisas) do grupo que está no comando. Dos dois lados, pessoas com manchas no passado e no presente, com problemas na Justiça, com históricos de polêmicas dentro do próprio Corinthians. Os mesmos cenários de todas as eleições. Os mesmos grupos, as mesmas pessoas já conhecidas ao redor, os mesmos nomes que já fazem parte da política corinthiana há tanto tempo.

4) A baixaria da disputa política

Esses nomes e cenários repetitivos também são responsáveis pela baixaria que vivenciamos nos últimos meses. Debates e entrevistas que mais parecem uma briga de adolescentes, acusações, muros pichados, áudios vazados, processos na Justiça, de tudo um pouco. O objetivo é causar a derrota do adversário, mas eu só consigo ver o nome do Corinthians sendo jogado ainda mais na lama. Os candidatos mais parecem interessados em brigar um com o outro do que no bem do Corinthians.

5) A ausência da Fiel

E, o ponto mais importante: os privilegiados com o direito de voto não representam nem 0,01% da Fiel. No último pleito, em 2020, menos de três mil votaram para eleger Duilio Monteiro Alves. O torcedor do Corinthians sofre com planejamentos péssimos, troca de técnicos, contratações inexplicáveis, valores de ingressos e muitos outros problemas. Esse torcedor, injustamente, não vota para escolher quem vai comandar o seu time. Isso não faz o menor sentido e, para mim, é um dos fatores que faz com os quatro itens acima aconteçam sem a menor dificuldade.

O Corinthians parece estar em segundo plano para os envolvidos na eleição de sábado. O torcedor do Corinthians parece estar em terceiro, quarto, talvez, em último.

Então, repito: não importa o resultado das urnas no sábado, quem perde de qualquer forma é a Fiel.

Veja mais em: Eleições no Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Mayara Munhoz

Por Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

O que você achou do post da Mayara Munhoz?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Neto

    Ranking: 1066º

    Neto 1815 comentários

    @neto-fiel em

    O nome é Augusto Melo, se ele for mal é outra conversa.
    Mas no momento a URGÊNCIA é tirar essa gangue do poder no Corinthians.
    Dirigentes e políticos têm que ser fiscalizado e não idolatrado.
    Renovação e transparência a organização criminosa do parque São Jorge
    Andrés Sanchez o maior bandido criminoso da história do Corinthians

  • Foto do perfil de Gilberto

    Ranking: 1322º

    Gilberto 1516 comentários

    @gilberto.alves13 em

    Já passou da hora de abrirem essa votação para o fiel torcedor, isso até estimularia mais pessoas a se cadastrarem.
    Eu por exemplo, não sou cadastrado, porque não estou indo a estádio e não vou ficar dando meu dinheiro pra quadrilha, não vou compactuar com bandidos nunca.
    Mais podendo votar eu me cadastraria, até pra conseguir votar e ajudar o clube, votando eu alguém sério e que ame o clube de verdade.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Nilson

    Ranking: 4259º

    Nilson 501 comentários

    34º. @nilsonsacchi em

    Tem total razão. Na minha modesta opinião eu dividiria: Um presidente para clube social e outro para o futebol.

    Fiel torcedor poderia votar, mas não todos. Dentro do fiel torcedor, um modelo que também tenha direito a voto (ter um minino de jogos visitados, pontos, etc)

    Sobre a baixaria: isso é comum em qualquer eleição. Até pra sindico de apartamento ou predio comercial. Isso reflete a educação do nosso pais.

  • Foto do perfil de Juliane Bauer

    Ranking: 3262º

    Juliane 665 comentários

    33º. @juliane-bauer9 em

    Concordo com você

  • Foto do perfil de REGINALDO

    Ranking: 531º

    Reginaldo 3135 comentários

    32º. @reginaldo.guedes.de. em

    É bem verdade que os dois candidatos não nos dão segurança, porém o candidato da situação, seria apenas mais do péssimo mesmo, portanto, precisamos eleger o candidato da oposição, para ao menos termos uma chance de melhora.

  • Foto do perfil de Daniel

    Ranking: 2970º

    Daniel 732 comentários

    31º. @daniel.santos.fernan em

    O Corinthians foi fundado como clube de futebol.
    O Corinthians é o que é pelo futebol.
    No fimal das contas, o que tem mais relevância para os candidatos é o clube social, churrasqueira, piscina, bocha, bolinhas de gude, pipa, boteco da sede...
    A essência do Corinthians não importa para esses Sanguessugas que são candidatos e muito menos para os São Paulinos, Palmeirenses e interesseiros que votam.

  • Foto do perfil de Diego

    Diego 114 comentários

    30º. @diego.dgr em

    Pô Mayara, e as matérias sobre os processos do André Negão?

    Postaram uma matéria sobre o áudio do Augusto, mas cadê as barbaridades do outro lado também?

    2 pesos e 2 medias?

    Augusto errou, porem não chega NEM PERTO, das coisas que o André Negão fez.

    Acho os 2 candidatos ruins, mas o André Negão não tem a mínima condição e capacidade de ser Presidente do Corinthians