Venha fazer parte da KTO
x
Não grita gol antes!
Rafael Castilho

Rafael Castilho é sociólogo, especializado em Política e Relações Internacionais e coordenador do NECO - Núcleo de Estudos do Corinthians. Ele está no Twitter como @Rafael_Castilho.

ver detalhes

Não grita gol antes!

Coluna do Rafael Castilho

Opinião de Rafael Castilho

14 mil visualizações 59 comentários Comunicar erro

Não grita gol antes!

Róger Guedes marcou o gol de empate entre Corinthians e Fluminense no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Não sei como funciona nas outras torcidas. Mas para quem não está ambientado com o clima dos estádios, nos jogos do Corinthians passou a existir uma regra: não se pode gritar GOL antes da bola entrar.

Te digo que isso é levado muito a sério. Não me pergunte quem inventou e nem se eu concordo, mas a coisa é assim e pronto.

Superstição? Não importa. O fato é que coisas terríveis podem acontecer se você desafiar este ritual. Aquela história do tapa na orelha, dos gritos de guerra da torcida, pode se materializar numa realidade presente, se é que você me entende.

Funciona assim: existe um ordenamento e cada indivíduo é funcionalmente responsável para a totalidade das coisas. Se algo ou alguém está fora de lugar, isso pode estabelecer uma reação causal de transformação da realidade. Somos como moléculas que, caso exista alguma deformação, pode desencadear uma interferência geral no rumo das coisas, para o bem ou para o mal.

Se um amigo assistiu contigo a algum jogo do Corinthians e nunca mais te convidou para estar com ele na hora da partida, ou ele simplesmente desaparece e misteriosamente e você não o encontra, não fique magoado. Certamente ele está lhe evitando. Mas não é por mal. Não é que ele não goste de você. Passado o jogo, você verá que ele será absolutamente simpático, ou pelo menos suportável. Poderá te convidar para tomar uma cerveja ou comer um lanche. Mas, naquele momento, preferiu te evitar. Repito, não é nada com você. Talvez, ele até goste de ti, mas como o que está em jogo é a vitória do Corinthians, ele prefere dar uma breve pausa na sua companhia. Não que ele te considere azarado. Mas ele pode achar que não bate a energia.

Existem roupas específicas para cada momento. Cuecas e calcinhas reservadas num cantinho certo da gaveta. Só esperando o momento fundamental para que sejam utilizadas.

Existem as camisas certas. Uma camisa nova, recém saída da loja, não pode ir direto para um jogo decisivo. Ela tem que ir ganhando experiência. Uma camisa nova começa num jogo mais fácil, que não seja uma grande decisão. Depois vai ganhando confiança.

Para os jogos decisivos sempre existe aquela que é o super trunfo. Que já viveu grandes histórias. Que te acompanhou em momentos gloriosos. Que já perdeu também, que já enxugou as suas lágrimas, mas que te conforta para que seja aquela camisa que pode mudar tudo. Sim, a sua camisa pode transformar uma realidade muito superior.

Quem ousa desafiar essas crenças? Nem o ateu mais materialista ousará se desfazer. Tem muita coisa em jogo. Vai que dá uma zica...

Voltando ao grito de gol antes da hora.

Uma vez estava no estádio com um amigo que assiste o jogo ao meu lado por décadas. Corinthians no ataque, Ronaldo limpou o zagueiro bateu cruzado - meu amigo não se conteve e gritou GOL! - a bola vai pra fora tirando tinta da trave! Um cara grita atrás da gente: "Vai tomar no **! Não grita gol antes, porr*".

Sim, o grito antecipado de um gol pode interferir na viagem da bola que subitamente se desvia do gol.

Lance seguinte. Falta para o Corinthians próximo à meia lua da área adversária. Chicão ajeita a bola. Dali ele não costumava perder. Chicão bateu. Goleiro defendeu. Encaixou a bola.

Meu amigo se levanta e diz assim: "agora eu quero saber quem foi o filho da puta que gritou gol. Alguém gritou, porque eu fiquei calado e a bola não entrou". Todo mundo caiu na gargalhada.

Mas saibam que essa coisa de não gritar gol antes eu levei para a minha vida.

Se tem algo bom por acontecer eu não falo nada, nem fodendo. Espero acontecer. Não grito gol antes. Minha mãe sempre me ensinou: "Não conte com o ovo no c* da galinha". Acho que era uma espécie de: "não grita gol antes, que dá azar". É bom se precaver também, já pensou sair gastando por conta, antes de a grana cair na conta?

Ontem no Maracanã foi engraçado. Do ângulo que estava situada a torcida do Corinthians, foi um pouco difícil de ver o segundo gol. Quer dizer, não deu pra ver a bola batendo no fundo da rede. A gente demorou alguns poucos segundos pra gritar o gol.

Um amigo mais atento (e com a vista muito melhor que a minha) se deu conta de imediato. "GOOOOOL!", gritou ele.

Um cara de imediato respondeu:

"Não grita Gol, por**!"
"Mas foi gol, por**. Foi gol! Como "não grita gol"?
"Foi gol?"
"Foi gol! Caralh*, foi gol!"

Olho para o campo e o Cássio se ajoelha e ergue os braços.

Sim, foi gol do Corinthians!

Todos se abraçam!!!!! Riem. Choram.

Foi gol do Corinthians!

Veja mais em: Torcida do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Rafael Castilho

Por Rafael Castilho

Rafael Castilho é sociólogo, especializado em Política e Relações Internacionais e coordenador do NECO - Núcleo de Estudos do Corinthians. Ele está no Twitter como @Rafael_Castilho.

O que você achou do post do Rafael Castilho?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Carlos

    Ranking: 20º

    Carlos 27037 comentários

    @carlos.alberto.da.si em

    Esse clima nos estádios é top demais...embora eu não acredite em superstição eu respeito

  • Foto do perfil de Nicolas

    Ranking: 2860º

    Nicolas 759 comentários

    @nicolas.sousa.arruda em

    Ontem eu quase entrei na TV, vendo a bola do Roger Guedes indo lentamente para o gol... Ai entrou dois cara na frente eu não sabia se gritava gol se a bola foi pra fora, do nada o maluco sai xigando e tirando a camisa e o êxtase veio!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de antonio

    Ranking: 2080º

    Antonio 1022 comentários

    59º. @antonio.af em

    Sem lógica isso grita com quem quiser.

  • Foto do perfil de EDUARDODANTAS

    Ranking: 1512º

    Eduardodantas 1348 comentários

    58º. @sarom em

    Respeito muito as opiniões...não acredito supertições...e sim no bom trabalho e desempenho...como na vida não vivemos só de alegrias, a tristeza faz parte...os grandes vencedores são aqueles que um dia cairam e deram a volta por cima...quanto a nossa torcida é especial, é a maior de todas.

    Contudo já não é de hoje, que nossa torcida uniformizada, tem atrapalhado o time...seja na Libertadores com a morte do torcedor, ficou claro que amarilla corrumpido pela comenbol..eliminar o Corinthians pois atrelar o campeão a uma morte era inconcebível...quantas partidas estávamos para virar o jogo e acende estes sinalizadores...parando partidas no melhor momento do time...esfriando o jogo, sejam torcedores do Corinthians...não torcedores de seu própria agremiação.

    Lamentável

  • Foto do perfil de Juliane Bauer

    Ranking: 2924º

    Juliane 745 comentários

    57º. @juliane-bauer em

    Concordo com você

  • Foto do perfil de ROGERIO

    Ranking: 4330º

    Rogerio 491 comentários

    56º. @rogerio.sidney.lima. em

    Eu gritei gol quando vi o Ramiro vibrando. Ele estava perto da bola e mais focalizado na TV do que o próprio Guedes

  • Foto do perfil de Vitor

    Vitor 21 comentários

    55º. @vitornatan.dafiel em

    Cara, sou corintiano de sofá, por morar no interior nunca tive a oportunidade de ir na arena e muito menos condições pra tal, mas sei que um dia realizarei esse sonho e com certeza vou lembrar desse poste, tenho uma camisa que coloco sempre em jogos do Corinthians, nem me atreverei em troca-la quando for a um jogo na nossa casa ou em qualquer outro estádio. Quanta paixão envolve esse clube, só mostra a grandeza do que é ser Corinthians!