Venha fazer parte da KTO
x

Sete ex-Corinthians foram promovidos à Série A do Brasileiro; um pode voltar em 2024

7.9 mil visualizações 30 comentários Reportar erro

Marquinhos Gabriel foi promovido à Série A com o Criciúma e Giovanni Augusto com o Vitória

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

A Série B do Campeonato Brasileiro chegou ao fim no último sábado. Vitória, Juventude, Criciúma e Atlético Goianiense foram as equipes promovidas para a Série A de 2024. Somando os elencos de todos esses times, sete ex-Corinthians retornam à elite nacional.

Abaixo, o Meu Timão mostra os jogadores que tiveram passagem pelo Corinthians e integram o elenco de cada equipe. Confira!

Vitória - Giovanni Augusto

Pelo Corinthians, Giovanni Augusto atuou em 78 jogos, marcou 7 gols e conquistou dois títulos...

Giovanni Augusto foi titular no Vitória em 2023

Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Giovanni Augusto atuou no Corinthians entre 2016 e 2018, somando 78 jogos e sete gols marcados, além das conquistas do Brasileiro e do Paulista de 2017. Com 34 anos, o meia chegou no Vitória a custo zero em abril, ajudando a conquistar o título da Série B. Atuou em 20 partidas, sendo dez como titular, marcou um gol e deu uma assistência.

Juventude - Matheus Vargas, Jean Carlos e Luis Mandaca

O Juventude é o time com mais ex-Corinthians em seu elenco. Na equipe titular de Thiago Carpini está o meia Matheus Vargas, atualmente com 27 anos. O jogador foi contratado pelo Timão em 2014, mas não teve sucesso em terras alvinegras, atuando em apenas um amistoso em 2015. Na Série B de 2024, participou em 22 jogos, marcando dois gols.

Volante Jean não parece muito feliz durante o jogo-treino no CT

Jean mal teve oportunidades no Corinthians

Thainá Barros/ Meu Timão

Jean viveu um cenário similar no Corinthians. Contratado em 2016, o volante vestiu o manto alvinegro em apenas duas ocasiões, sendo emprestado para diversas equipes no restante de seu contrato. Depois de deixar o clube, rodou por times estrangeiros até chegar ao Juventude, em 2022. Foram 26 jogos nessa Série B, acumulando dois gols e uma assistência.

Luis Mandaca é outro que recebeu bastante oportunidades no Juventude. Diferente dos demais, o volante ainda tem contrato com o Corinthians, que vai até agosto de 2024. Formado nas categorias de base do clube, o jovem foi promovido em 2021, mas foi emprestado para o Londrina e agora para o time do Rio Grande do Sul. Em terras gaúchas, o atleta de 22 anos atuou em 23 jogos, sendo 13 como titular, marcou um gol e deu o passe que cravou a subida de divisão.

Mandaca é mais um dos jovens que já estreou pelo profissional

Mandaca é o único que ainda tem contrato com o Corinthians

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Criciúma - Marquinhos Gabriel

Após fazer uma boa temporada pelo Santos, o Corinthians contratou Marquinhos Gabriel para ser "o cara" do time em 2016. Estreou fazendo gol, mas não correspondeu na sequência. No período que defendeu o clube, mandou 13 bolas para o fundo da rede, venceu o Brasileiro e o Paulista de 2017 e outro Estadual em 2018. Deixou o clube em 2019 e chegou no Criciúma em 2023. Fez 23 jogos, marcando três gols e dando o passe para outros três.

Marquinhos Gabriel foi titular contra a Chapecoense, pelo Brasileiro, na Arena Condá

Marquinhos Gabriel chegou a passar da marca dos 100 jogos pelo Corinthians

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Atlético-GO - Ángelo Araos e Jair Ventura

Ángelo Araos no treino do Corinthians no CT Joaquim Grava

Ángelo Araos nunca correspondeu o esperado no Corinthians

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Após um início de carreira com destaque no Chile, Ángelo Araos foi contratado pelo Corinthians em 2018 por cerca de R$ 15,5 milhões. Nos quatro anos que ficou no clube, porém, não conseguiu corresponder às expectativas. Vendido ao Necaxa, do México, o meia foi emprestado ao Atlético-GO nessa temporada. Começou jogando bem, mas teve uma grave lesão em março e não atuou no restante do ano. O Timão ainda detém 50% de seus direitos econômicos.

Jair Ventura comandou o Corinthians em seu último jogo como treinador da equipe

Jair Ventura comandou o Corinthians em 19 partidas

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Fechando a lista: Jair Ventura. O treinador comandou o Corinthians na reta final de 2018, após a saída de Osmar Loss. Chegou a levar o time à final da Copa do Brasil daquele ano, em que foi superado pelo Cruzeiro. Fora isso, o desempenho foi bastante desastroso, com 32% de aproveitamento. Na região Centro-Oeste, o técnico se encontrou. Assumiu a equipe no início do returno, quando o Atlético-GO ocupava a 11ª posição da Série B. Sob seu comando, o time teve um salto de evolução e conquistou o acesso. Foram 11 vitórias, quatro empates e três derrotas em 18 jogos, além de 30 gols marcados e 15 sofridos.

Agora, todas se preparam para a temporada de 2024. O Corinthians, por sua vez, espera se manter na Série A para poder reencontrar esses antigos personagens. O Timão tem 1,2% de chance de cair, mas segue com esse temor para as últimas rodadas. A equipe de Mano Menezes se prepara para enfrentar Vasco, Internacional e Coritiba nas últimas rodadas do torneio nacional.

Veja mais em: Campeonato Brasileiro, Ex-jogadores do Corinthians, Jogadores emprestados, Giovanni Augusto, Luis Mandaca, Jean Carlos, Marquinhos Gabriel, Ángelo Araos e Jair Ventura.

Veja Mais:

  • Corinthians deve contar com mudanças diante do Fluminense, no domingo, às 16h

    Corinthians encerra preparação para encarar o Fluminense pelo Brasileirão; veja provável time

    ver detalhes
  • 15% dos direitos de imagem devidos em 2023 não são discriminados no balanço financeiro do Corinthians

    Corinthians 'omite' 15% dos valores devidos em direito de imagem no balanço financeiro de 2023

    ver detalhes
  • Beto, William e Kaio Henrique haviam sido afastados recentemente

    Diretoria do Corinthians volta atrás e reintegra jogadores do Sub-20

    ver detalhes
  • O Conselho Fiscal e o Conselho de Orientação sugeriram a aprovação das contas de 2023 do Corinthians, mas com ressalvas

    Órgãos fiscalizadores do Corinthians sugerem aprovação das contas de 2023 e apontam ressalvas; veja

    ver detalhes
  • Economista analisou a gestão de Duilio Monteiro Alves no Corinthians

    Economista analisa dívida do Corinthians na gestão Duilio e aponta o que poderia ter sido melhor

    ver detalhes
  • A final foi válida pelo Metropolitano Sub-18 de Futsal

    Final entre Corinthians e Palmeiras no futsal acaba em pancadaria e invasão de torcida; veja vídeo

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: