Venha fazer parte da KTO
x

Diretor jurídico revela quantos processos o Corinthians tem pendentes na Justiça

4.2 mil visualizações 35 comentários Reportar erro

Fachada do Parque São Jorge na rua que dá acesso ao clube

Fachada do Parque São Jorge na rua que dá acesso ao clube

Divulgação / Corinthians

A situação financeira do Corinthians é um problema constantemente discutido. Um dos problemas que mais surge é a grande quantidade de ações judiciais movidas contra o Timão, em sua maioria por parte de ex-jogadores e empresários. Entretanto, Yun Ki Lee, novo diretor jurídico, explicou em entrevista que os processos não são um empecilho tão grande.

"A quantidade de processos contra o Corinthians não passa dos 600. Parece alto, mas não é tão alto se pensar em receita e se levar em consideração que essa receita é cerca de R$ 1 bilhão ao ano. O que tem são questões consideradas extremamente sensíveis, ou pelo valor ou pelo reflexo", disse Lee, em entrevista ao Estadão.

O diretor foi responsável pelo período de transição do setor jurídico do Corinthians após as eleições presidenciais, vencidas por Augusto Melo. Segundo ele, o processo durou cerca de três semanas e teve como marco inicial a contratação de um diretor jurídico adjunto, cargo até aquele momento inexistente no Parque São Jorge. Porém, Yun Ki Lee afirma que encontrou problemas no departamento político.

"Tínhamos um desenho do que era o organograma jurídico, e, depois, vimos o desenho real e como funcionava de verdade. Era muito diferente, sem colocar crítica alguma, do que o desenho que todo mundo dizia que funcionava no clube", contou.

Yun Ki Lee defende, porém, que o maior problema do Corinthians segue sendo as dívidas. De acordo com ele, a realidade é pior do que a anunciada pela gestão anterior, comandada pelo ex-presidente Duilio Monteiro Alves.

"Para além da quantidade e do volume da dívida, o vencimento é que vai matar no curto prazo. Tem muita coisa já vencida ou para vencer que foi jogada agora pela gestão passada", afirmou Lee.

O diretor jurídico acredita que a fama de mau pagador prejudica os relacionamentos do Corinthians no mercado, mas defende que a estratégia do presidente Augusto Melo é demonstrar ao mercado um novo clube, capaz de encerrar os rumores e abrir novas portas de negociação.

"Anunciar o maior patrocinador do Brasil não é contra senso para atrair devedores? Pode até ser, mas a gente precisava mostrar para o mercado que estamos no jogo", defendeu Yun Ki Lee.

Relação com os empresários

Alguns dos maiores problemas do Corinthians nos últimos anos se deram por conta de dívidas com empresários. Segundo Yun Ki Lee, porém, a ideia da nova diretoria é agir de forma mais branda em relação aos profissionais e seus agenciados.

"Não é só o meu pensamento, mas o do presidente e de qualquer outro diretor: não vamos demonizar nenhum empresário, nenhum jogador ou patrocinador", afirmou o diretor jurídico.

Para exemplificar as ações a partir daqui, Lee citou especificamente o caso de Carlos Leite, empresário de jogadores como Cássio e Fagner, que recentemente acionou o Corinthians na justiça para o pagamento de uma dívida de R$ 16 milhões de forma imediata.

"As execuções tão anunciadas do Carlos Leite, por exemplo, não achamos que ele é um problema, essa não é a questão. Houve dívida que ele cobrou e a gestão passada assinou uma confissão de dívida, vamos procurar pagar na medida do que a gente consiga, e não ficar fazendo acordos para inglês ver", disse Lee.

O caso Rodrigo Garro

Ainda durante a entrevista, Yun Ki Lee detalhou o caso de Rodrigo Garro, jogador contratado pela nova gestão que teve sua estreia adiada devido a problemas na liberação de documentos do Talleres, seu antigo clube. Na época, o jogador não pode ser regularizado para iniciar a temporada de 2024 em campo, e só pôde debutar pelo Timão na sexta rodada do Campeonato Paulista.

"Para falar do Talleres, foi fechado um acordo de lá para que o clube recebesse o valor líquido. A gente fez o que é chamado de gross up, quando se acrescenta por volta de 15% e que o valor emitido cairia do jeito que foi fechado, mas o outro lado queria também o gross up. O Corinthians contava com a razão jurídica, porque era valor bruto e não valor líquido. Ou seja, o que eu remetia do Brasil para o exterior ia se submeter ao imposto descontado na fonte e também o IOF. Mas o sujeito queria receber", justificou.

O Corinthians e o jogador recorreram à Fifa para que a documentação do atleta fosse enviada corretamente e ele, então, pudesse jogar.

Veja mais em: Processos do Corinthians e Diretoria do Corinthians.

Veja Mais:

  • Corinthians deve contar com mudanças diante do Fluminense, no domingo, às 16h

    Corinthians encerra preparação para encarar o Fluminense pelo Brasileirão; veja provável time

    ver detalhes
  • Beto, William e Kaio Henrique haviam sido afastados recentemente

    Diretoria do Corinthians volta atrás e reintegra jogadores do Sub-20

    ver detalhes
  • O Conselho Fiscal e o Conselho de Orientação sugeriram a aprovação das contas de 2023 do Corinthians, mas com ressalvas

    Órgãos fiscalizadores do Corinthians sugerem aprovação das contas de 2023 e apontam ressalvas; veja

    ver detalhes
  • Economista analisou a gestão de Duilio Monteiro Alves no Corinthians

    Economista analisa dívida do Corinthians na gestão Duilio e aponta o que poderia ter sido melhor

    ver detalhes
  • Corinthians venceu o Juventus por 3 a 0

    Corinthians bate o Juventus sem dificuldades e volta a vencer no Paulista Sub-20

    ver detalhes
  • A final foi válida pelo Metropolitano Sub-18 de Futsal

    Final entre Corinthians e Palmeiras no futsal acaba em pancadaria e invasão de torcida; veja vídeo

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: