Michell Oliveira
Acredito que essa parte da comunicação do clube foi e é abandonada.
É preciso de pessoas capacitadas pra trabalhar diretamente com a imprensa. Assessores de imprensa, profissionais de relações públicas, jornalistas internos, publicitários, etc. Profissionalizar, de fato, o departamento de comunicação.
Gosto muito da nova roupagem de comunicação no YouTube, mas isso não basta.
Prestem atenção como a agenda positiva do Flamengo funciona perfeitamente. Na mídia eles têm um batalhão de formadores de opinião que prontamente defendem as causas do clube. A página do GE, os canais ESPN e outras são definitivamente uma extensão da voz do clube.
O nosso inimigo verde também trabalha isso melhor que nós.
Trabalho na área, já fiz campanhas políticas e atendi políticos e trabalhei diretamente com os veículos de comunicação. Digo a vocês que a mídia é altamente corrompida e ao mesmo tempo profissional. Existe um poder de construir e principalmente desconstruir imagens e reputações que só a mídia é capaz de atingir.
Precisamos urgentemente que alguém olhe pra essa demanda.
em Bate-Papo da Torcida > Área de comunicação do Corinthians deveria tomar a mesma medida...
Em resposta ao tópico:
Acompanho o Tottenham há décadas, o motivo não vou comentar aqui pra não me alongar.
O Tottenham é um clube do norte de Londres, seu bairro e área de influência vão até o extremo norte da cidade. É a região mais populosa da cidade e geralmente de pessoas mais simples, da classe trabalhadora. Também na região norte, mas mais próxima do centro temos o Arsenal, que juntos formam a grande rivalidade da cidade.
Os judeus, que migraram para Londres vindo de países do leste europeu entre o final do século 19 e início do século 20, encontraram ali na área denominada Tottenham, um local mais amistoso para se instalarem e um clube mais receptivo (os Spurs).
Atualmente cerca de 20% dos torcedores dos Spurs são judeus. A maioria dos judeus torcem para os Spurs, mas não todos.
Pronto: pobres da zona norte, misturados com judeus.
Adivinhem quem os clubes das zonas central, leste, sul e zona oeste de Londres adoram odiar: o Tottenham.
Todo mundo odeia o Tottenham em primeiro lugar. Tem até musiquinha cantada em jogos do Chelsea contra o Arsenal: quem odeia os Spurs fique em pé; o estádio inteiro fica em pé, para o delírio de ambas as torcidas presentes.
O Tottenham começou a perceber que os tabloides Londrinos, geralmente fantasiosos de nascença, exageravam quando havia alguma notícia sobre os Spurs. Tudo tinha conotação pejorativa.
O que o clube fez: instalou uma área de comunicação diretamente ligada aos diretores do clube, vasculhando todos os meios de comunicação e respondendo em tempo real qualquer calúnia, notícia sem fundamento e ou difamação contra o clube.
Eles eram tão rápidos que os jornais aos poucos foram se abstendo de lançar notícias sem as devidas checagem que o bom jornalismo demanda. Hoje a praga continua, mas muito bem controlada.
Penso que o Corinthians poderia fazer o mesmo.
Vai, Corinthians!
Come on you Spurs!