Venha fazer parte da KTO
x
Quem pode decidir o clássico de domingo?
Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

ver detalhes

Quem pode decidir o clássico de domingo?

Coluna da Mayara Munhoz

Opinião de Mayara Munhoz

3.0 mil visualizações 36 comentários Comunicar erro

Quem pode decidir o clássico de domingo?

Clássico é sempre diferente: quem pode decidir o de domingo?

Foto: Danilo Fernandes/Meu Timão

Domingo é dia de Majestoso. Aliás, do último de 2019. Corinthians e São Paulo chegam para o jogo em situação semelhante: foram eliminados de outras competições e estão na parte de cima da tabela do Brasileirão, mas não agradam seus torcedores.

O jogo ainda coloca as duas melhores defesas do Brasileiro em cheque e tem o encontro entre Diniz e Carille, amigos de infância. Além de tudo isso, claro, é um clássico.

E clássicos podem ser decididos em um único lance ou com um jogador iluminado. Nunca conseguimos cravar como será o resultado de um embate entre rivais. Tudo pode acontecer.

Diante disso, me peguei pensando ontem: quem poderia decidir esse jogo de domingo?

Por mais instável que seja o momento, acredito que o nome para essa resposta pode ser Fábio Carille. O treinador não vem conseguindo fazer a equipe jogar da melhor maneira, mas sempre foi conhecido por gostar de jogos grandes. Ainda mais clássicos. A situação não deve ser fácil, ainda mais com a provável ausência de Ralf, mas acredito que Carille pode nos fazer lembrar do Rei do Clássicos que tanto nos fez feliz em 2017 e 2018.

Mas, eu não quis ficar só com a minha opinião. Questionei os meus companheiros de trabalho aqui do Meu Timão para saber quais nomes eles apostariam para decidir o clássico de domingo. As resposta foram bem variadas, mas chama a atenção a confiança em Danilo Avelar.

Confira abaixo o que cada um respondeu:

Lucas Faraldo: Se algum corinthiano decidir o clássico, há boas chances de ser Cássio. Tem sido assim nos últimos anos e principalmente em 2019. Com uma forma de jogar extremamente defensiva, o Corinthians chama demais seus adversários para o campo de defesa, acaba amassado e quase sempre tem de contar com milagres do goleiro para evitar resultados ainda piores que os dos últimos meses. O título paulista da atual temporada, por exemplo, foi nas costas do camisa 12!

Rodrigo Vessoni: Se não tivesse na Seleção Olímpica, minha resposta seria óbvia: Pedrinho. É o mais diferente dos jogadores corinthianos. Como ele não estará, eu aposto na bola parada. Aí o nome que me vem a cabeça é o de Manoel, que fez de cabeça contra Palmeiras, Santos e o próprio São Paulo. Pode soar estranho, mas um zagueiro, pode sim, fazer a diferença no Majestoso.

Danilo Augusto: Eu acho que o fator calma pode ser decisivo no domingo. Os dois times estão sendo questionados, então acho que quem errar menos no clássico terá maior chance de sair vencedor. Acredito que vai ser um jogo bem nervoso e não dará margens para erros.

Vitor Chicarolli: Janderson. Como o São Paulo de Fernando Diniz tende a pressionar bastante o Corinthians, o jovem atacante pode ser a válvula de escape do Timão e uma boa opção para explorar contra-ataques no Morumbi. Janderson ainda não balançou as redes, mas sempre demonstra vontade, velocidade e habilidade quando entra em campo.

Tomás Rosolino: Danilo Avelar, que teve uma péssima partida na quinta, contra o Athletico-PR, é ponto fundamental na partida do Corinthians contra o São Paulo. Sem Antony e Daniel Alves, é provável que ele não tenha tanto trabalho defensivo como se passou frente ao Furacão. Com menos embate direto e mais protegido pela marcação reforçada, típica do Timão fora de casa, ele entra como arma no jogo aéreo ofensivo. Foi daí que saíram os últimos três gols do Corinthians, um deles do próprio Avelar. O defensor, aliás, já anotou diante do mesmo São Paulo usando a bola aérea na final do Paulista.

Andrew Sousa: Indo pelo óbvio, arriscaria falar do Boselli. É quem vive o melhor momento no ataque e está contando com a sorte também - bola sobrou limpa para ele na quinta-feira. Mas fugindo um pouco disso, quem pode decidir o Majestoso é o próprio Carille. Mudando a postura, revendo alguns conceitos e, quem sabe, surpreendendo como fazia no passado, o técnico é quem tem mais chances de dar os três pontos ao Corinthians. Essa, pelo menos, é minha esperança - a última, talvez.

Ana Paula Araújo: Danilo Avelar. Ele pode ser o cara do clássico contra o São Paulo. Apesar de questionado, ele vai bem no jogo aéreo e já decidiu jogos anotando de cabeça. Meu palpite é que ele se destaque no domingo, talvez ao lado de Cássio, com algumas boas defesas.

Giuseppe Goulart: Sendo um amante e praticante de futebol desde que me conheço por gente, acredito que o futebol bem jogado é o que pode decidir o clássico desse final de semana. O que quero dizer com isso: a fase está tão complicada e tem sido tão duro assistir aos jogos do Corinthians que a única coisa que eu espero desse jogo é ver meu time jogar bem, com a bola no chão, com triangulações e com ofensividade. Mas todos sabemos que essa não tem sido a filosofia de jogo. Por essa circunstância, se fosse obrigatório personificar minha aposta, eu optaria por um de nossos jogadores altos, talvez Avelar, Gil ou Manoel. Me dói muito dizer isso, mas parece que é a única arma que temos além de muita fé.

Julia Raya: (Infelizmente) acho que Cássio pode acabar decidindo o clássico de domingo. Considerando as atuações recentes do elenco corinthiano, a parte ofensiva deixa (bastante) a desejar. Basta analisar o duelo diante do Athletico-PR: os gols corinthianos foram de bola parada, a dificuldade na criação de jogadas era grande e a equipe ainda foi envolvida pelo ataque adversário em diversos momentos. Acredito que o Corinthians vai sofrer certa pressão de um São Paulo que tem posse de bola e troca de passes, além de estar jogando em casa. Assim, Cássio pode ser exigido durante a partida para fazer defesas importantes.

Rafael Bianco: Em fase relativamente conturbada, o Corinthians chega para enfrentar um São Paulo que ainda está em busca do seu estilo de jogo, com um novo treinador. Uma equipe treinada por Fernando Diniz costuma, ainda, apresentar falhas e deixar espaços caso a estratégia não seja efetuada com alto nível de perfeição. Por isso, vejo o meio campo alvinegro com a oportunidade de realizar uma transição com mais facilidade e apostaria em Mateus Vital para ser o grande nome da partida. Mesmo com poucas participações em gols, o meia costuma ser o jogador mais criativo do Corinthians agora que está jogando na posição de armador. Com a sua velocidade e inteligência, ele deve ser capaz de encontrar Vagner Love e Clayson, que devem ser os jogadores mais ofensivos (Carille, por que não coloca o Boselli?). Basta torcer para que estes sejam capazes de acertar as suas finalizações e coloquem o Timão em vantagem.

Minha pergunta agora é para você, torcedor: quem pode decidir o Majestoso nesse domingo?

Veja mais em: Majestoso e Campeonato Brasileiro.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Mayara Munhoz

Por Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

O que você achou do post da Mayara Munhoz?