Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

A verdade sobre a utilização da base no Corinthians

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Fiel

Ranking: 2.056º

Fiel 1.604 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 22/02/2023 às 15:29
Por Fiel torcida (@thomas.batista)

Há uma grande reclamação entre nós, torcedores, pela não utilização da base, principalmente pela falsa sensação que no ano passado a base foi mega utilizada. Quando você olha número seco, você vai ver que, sim, a base foi muito utilizada, mas é preciso olhar contexto das coisas.

Eu fui pesquisar quando foram utilizados e quais eram as circunstâncias. Considerei desde a estreia na Libertadores contra o Always Red até o último jogo da temporada contra o Atlético-MG. Não considerei jogadores como Raul Gustavo, Piton, Du Queiroz, Roni, Mantuan e Adson porque eram jogadores que já estavam no profissional há duas temporadas, muitos deles jogaram o Brasileiro de 2020 como Mancini, tiveram muitas oportunidades com o Sylvinho no Brasileiro de 2021, ou seja, já eram atletas profissionais consolidados.

A análise tem o objetivo de desmitificar o fato que usamos muito a base no ano passado como se fosse algo mega desejado e planejado e que nesse ano tem que ser feito igual pelo Lázaro.

O Corinthians tem um problema crônico de utilização da base e passa por nós torcedores, a diretoria e imprensa essa responsabilidade. Há inúmeros casos de jogadores que passaram aqui e não deram certo por causa dessa cultura, um exemplo recente é o Carlos Augusto, jogador mega criticado aqui no primeiro ano de profissional que foi com Carille, iniciou uma temporada de 2020 praticamente descartado, mas foi bem no Paulista nas mãos do Tiago Nunes e saiu na época sem deixar saudades. Há outros casos como Piton, o Roni, Du Queiroz, Adson, Mantuan, Raul Gustavo, jogadores que já foram muito criticados ou são ainda.

Segue abaixo os dados que peguei na raça sobre cada jogador e em quais situações jogaram em 2022.

Giovane

Há muitos jogos que nem relacionado para o time ele era, principalmente quando a dupla Jr Moraes e Jô estavam aptos a partida, às vezes revezava banco com Felipe Augusto em jogos que o Jô não estava disponível como Corinthians x América-MG. Foi titular apenas no jogo contra o Fluminense e pós chegada de Ramiro e Vital ficou dois meses sem entrar em campo e nos jogos abaixo nota-se que entrou na maioria das vezes em furada, mas mesmo assim foi o jogador ao lado do Robert Renan que mais jogou vindo da base, mas sempre na ponta, nunca no ataque ou de segundo atacante posição que se destacou na base

Botafogo 1-3 Corinthians - entrou aos 11 do segundo tempo no lugar do Róger Guedes - havia outras opções para entrar, mérito do português.

Corinthians 3-0 Avaí - entrou aos 37 do segundo no lugar do Roger Guedes - havia outras opções para entrar, mérito do português.

Portuguesa-RJ 1- 1 Corinthians - entrou no intervalo no lugar do Jô - contexto já havia jogadores no DM antes do jogo contra o Palmeiras que parte do time teve gripe, nesse jogo o Wesley também entrou. Willian não estava disponível para esse jogo.

Corinthians 2- 0 Portuguesa-RJ -entrou no intervalo no lugar do Junior Moraes, o Jô não estava disponível para essa partida e o time já vencia por 2-0.

Fluminense 4 - 0 Corinthians - jogou o jogo todo. Contexto do jogo - era no meio do mata mata da Libertadores contra o Boca, Willian tinha machucado o ombro no jogo anterior contra o Boca, Róger Guedes era o único 'centroavante disponível', já que Jô estava afastado e o Jr Moraes mais uma vez machucado ficou no banco e entrou no segundo tempo para evitar a vergonha fosse maior (não conseguiu). Mantuan estava poupado para o jogo da volta contra o Boca, assim como o Giuliano.

Boca 0 - 0 Corinthians - entrou aos cinco do segundo tempo no lugar do Mantuan que se machucou, o Corinthians nesse jogo estava esfacelado sem Willian, sem Mosquito, sem Jr Moraes, sem Jô, sem RA. Entrou nesse jogo muito por necessidade já estávamos jogando na zaga com uma linha de cinco, João Victor sai machucado.

Corinthians 1 - 0 Flamengo - entrou aos 35 do segundo tempo no lugar do Adson. Partida sem o Willian, Jr Moraes (sempre machucado) o Jô estava fora já e sem a chegada do YA.

Santos 0 - 0 Corinthians - pela Copa Brasil no jogo de volta entrou aos 10 do segundo tempo no lugar do RG, Partida que não tínhamos centroavante disponível, já que Jr Moraes estava mais uma vez machucado, Jô fora e sem YA disponível, também não tínhamos mais o Mosquito e o Mantuan.

Ceara 3-1 Corinthians entrou no lugar do Fábio Santos aos 12 do segundo tempo pra jogar na ponta, já que o Piton tinha entrado antes no lugar do Cantillo e com entrada do Giovane foi pra lateral. Nesse jogo não tínhamos centroavantes e o Mantuan já negociado.

Atlético MG 1 - 2 Corinthians - entrou aos 22 do segundo no lugar do Adson, numa partida que foi de ponta e sofreu o pênalti. Essa partida o Corinthians em termos de ataque estava praticamente completo, tinha Willian, Guedes, Yuri Alberto, Mosquito, Adson e Giuliano disponíveis e ele entrou. Essa partida foi no dia 24/07 na última rodada do primeiro turno.

Corinthians 0 - 2 Flamengo - entrou aos 20 do segundo tempo no lugar do Mosquito em partida que o Willian estava machucado e os pontas titulares foram Adson e Mosquito tendo no banco RG, Giuliano.

Corinthians 4-1 Atlético GO - entrou aos 39 do segundo no lugar do RG, já não tínhamos o Williian, nessa etapa da temporada o Vital e Ramiro já haviam chegado isso foi no dia 17 de agosto.

Corinthians 0 - 2 Fluminense no dia 26 de outubro depois de 2 meses sem entrar ele volta a entrar aos 18 do segundo no lugar do RAMIRO (!). Partida sem YA e Adson disponíveis e com RAMIRO E VITAL de titulares e foram titulares e suplentes que entraram durante esses dois meses de ausência do Giovane.

Goiais 0 - 0 Corinthians - entrou aos 36 do segundo no lugar do Guedes, em jogo que o VITAL FOI TITULAR, e não tinha disponível o Adson, o Giovane volta a ser utilizado com opção no banco na fase final porque o titular Adson estava fora e o Vital se torna titular. A chegada do vital fez que o Giovane fosse nem relacionado por muito tempo.

Atlético-MG 1-0 Corinthians - aos 16 do segundo entra no lugar do Maycon.

Wesley

Fez ao todo quatro jogos no ano passado e só bucha não foi titular em nenhuma partida entrando sempre com o elenco mega desfalcado.

Portuguesa RJ 1- 1 Corinthians - estreia como profissional entrou no lugar do Mosquito aos 29 do segundo tempo. Contexto já havia jogadores no DM antes do jogo contra o Palmeiras que parte do time teve gripe, nesse jogo o Giovane também entrou. Willian não estava disponível para esse jogo.

Corinthians 2- 0 Portuguesa RJ - no jogo da volta da copa BR entrou no lugar do Adson aos 41 do segundo tempo, Willian não estava disponível para esse jogo.

Cuiabá 1 - 0 Corinthians - entrou aos 38 do segundo tempo no lugar do Mosquito, nesse jogo Willian, Jô, Junior Moraes não estavam disponíveis, Guedes estava de centroavante e no banco estavam Wesley e Felipe Augusto sendo que entrou só o Wesley.

Atlético-PR 1 - 1 Corinthians - entrou aos 44 do segundo tempo num jogo que o Corinthians não tinha o Mosquito, o Fagner (Mantuan estava de lateral direito, RR não estava sendo utilizado em jogos fora de titular porque há um mês desse jogo tinha acontecido o caso com Edenílson).

Felipe Augusto

Jogou quatro partidas e sempre estava no banco, foi titular na partida contra o Santos pelo brasileiro no meio do mata mata da copa br contra o próprio Santos e Libertadores contra o Boca. Ele revezava o banco com Giovane com a chegada de Vital, Ramiro, YA nem relacionado foi.

Atlético GO 0 - 1 Corinthians - entrou aos 35 do segundo tempo no lugar do Roger Guedes numa partida que o Corinthians não tinha disponivel Jô, Willian, Jr Moraes, ou seja, entrou por necessidade. O Giovane nem relacionado para esse jogo foi o que mostra que eles só revezavam o banco de reservas por muito tempo

Corinthians 2 - 0 Juventude - entrou aos 44 do segundo tempo no lugar do Willian, nesse jogos não estavam disponíveis Jô e Jr Moraes, o Guedes estava no centro do ataque e tinha saído antes do jogo pra entrada do Piton.

Corinthians 0-0 Santos - Entrou de titular e saiu aos 11 do segundo tempo pra entrada do Jr Moraes, que voltava de lesão, não estava disponível Jô, Roger Guedes, RA, Gil, uns por lesões e outros poupados para o jogo contra o Boca nas oitavas em casa da liberta que seria 3 dias depois. Du Queiroz que tinha saído do jogo anterior (Corinthians 4-0 no Santos) com dores mas jogou esse jogo e machucou ficando fora do jogo contra o Boca Juniors, numa partida que muitos da base poderia ter sido utilizados, como o Matheus Araújo e não foi.

Santos 0 - 0 Corinthians - pela Copa do Brasil no jogo de volta entrou aos 18 do segundo tempo no lugar do Adson, Partida que não tínhamos centroavante disponível, já que Jr Moraes estava mais uma vez machucado, Jô fora e sem YA disponível.

Matheus Araújo

Corinthians 4-0 Santos - tem nove minutos no ano todo quando entrou aos 36 do segundo no lugar o Giuliano, em uma partida que o Corinthians não tinha RA disponível, estava com problema e não jogava há alguns jogos e sendo preparado pra tentar jogar contra o Boca que foi na semana seguinte.

Robert Renan

O principal jogador da base, no primeiro semestre só jogou em jogos bombas onde não tinha zagueiro disponível, só virou titular quando o Corinthians perdeu a Copa do Brasil para o Flamengo, ele ficou 3 meses sem pisar no campo pós chegada de Bruno Méndez e Balbuena.

Corinthians 4-0 Santos - entrou aos 7 do segundo tempo no lugar do João Victor que sentiu dores, na partida não tinha disponível o Balbuena que não tinha chegado, o Gil. Estava disponível o Bambu mas esse já estava queimado e já tinha feito muitos jogos ruins, exemplo ao Corinthians 1-1 Always Ready e foi a estreia do Robert, pura necessidade.

Corinthians 0-0 Santos - jogou o jogo todo e aqui é importante demais colocar contexto era três dias depois do 4-0 no Santos e 3 dias antes do primeiro jogo das oitavas na Libertadores, Gil estava fora, João Victor estava com dores sentida no último jogo. Bruno Méndez acabava de retornar do Internacional em seu primeiro jogo relacionado pós-volta.

Fluminense 4- 0 Corinthians - jogo o jogo todo. Contexto do jogo - era no meio do mata mata da Libertadores contra o Boca, o único zagueiro considerado titular disponível era o Raul Gustavo, jogou ao lado do Bruno Melo e Bambu. O Gil estava em recuperação, esse jogou marcou pela quantidade de jogadores da base relacionados que não entraram: Leo Mana, Bidon, Wesley e Felipe Augusto.

Santos 1 - 0 Corinthians - entrou no último minuto do jogo no lugar do Piton, partida que não já estávamos classificados, não entendi porque colocou, visto que o time manteve o jogo todo a dupla de zaga que foi Raul e Gil e o lateral esquerdo foi o Bruno Melo que jogou o jogo todo, Piton estava de ponta nessa partida.

Esse jogo contra o Fluminense foi no dia 02 de julho pós esse jogo temos Libertadores, e a chegada do Balbuena e uma melhora no físico do Gil, nota qual foi a próxima partida do RR.

Corinthians 2 - 1 Athetico PR - jogou toda partida no dia 08 de outubro três meses depois do jogo contra o Santos e Fluminense. Essa partida era a última antes do primeiro jogo da final da copa BR, a partir dessa etapa na temporada nos jogos do brasileiro ele assume um protagonismo que não tinha antes, as partidas que ele jogou antes foram todas sem opções dos zagueiros experientes disponíveis.

Santos 0 - 1 Corinthians - já com título perdido ele começa a jogar de fato revezando dupla com Balbuena e Gil.

Goias 0 -0 Corinthians - já de titular

Flamengo 1 - 2 Corinthians - já de titular

Corinthians 1 - 0 Ceara -já de titular

Coritiba 2 - 2 Corinthians - já de titular

Corinthians 0 - 1 Atlético MG - já titular

Biro

Fluminense 4- 0 Corinthians - fez seu único jogo e foi titular saindo aos 31 do segundo tempo para entrada do Adson. Contexto do jogo - era no meio do mata mata da Libertadores contra o Boca, Willian tinha machucado o ombro no jogo anterior contra o Boca, Roger Guedes era o único 'centroavante disponível', já que Jô estava afastado e o Jr Moraes mais uma vez machucado ficou no banco e entrou no segundo tempo para evitar a vergonha fosse maior (não conseguiu). Mantuan estava poupado para o jogo da volta contra o Boca, assim como o Giuliano.

Leo Mana

América 1 - 0 Corinthians - fez seu único jogo e jogou toda a partida, no auge da treta com Fagner que havia sido titular três dias antes contra o Fluminense nos 3-0 do jogo da volta da copa br, o RR estava machucado.

Arthur Sousa

Corinthians 2 -0 Cuiaba - Teve apenas três minutos em campo no ano todo quando entrou aos 42 do segundo tempo no lugar do Róger Guedes uma das raras chances dada em jogo pra um moleque da base em jogo que o contexto não era desfavorável.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Leonardo Mello

Ranking: 2.939º

Leonardo 1.061 posts

@leo.mello76 em 22/02/2023 às 16:23

Verdade é que se fosse o Lazaro, não teríamos Mantuan (boa venda), Robert Renan estaria mofando no banco, JV não seria titular e não seria vendido, nem Raul apesar de achar que ele deveria estar no elenco ainda, enfim se fosse o Lazaro desde a época do Sylvinho, nem Du Queiroz, Roni e Piton teríamos no elenco!

Foto do perfil de Luciano Queiroz

Ranking: 3.700º

Luciano 804 posts

@luciano.queiroz1 em 22/02/2023 às 15:39

Mano, na moral. Tenho certeza qye você deve ter escrito miito bem, mas não consegui ler tudo não kkkkkkk parabéns pela disposição

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Caio Prado

Ranking: 2.271º

Caio 1.429 posts

@caio.prado2 em 24/02/2023 às 14:47

Meio que a maior culpada pela baixa utilização da base é a torcida!

Essa é a verdade cruel! Não adianta você subir um jogador e colocar pra jogar que no primeiro passe errado do primeiro jogo dele com a camisa do time o jogador não presta mais, é enganação, é isso ou aquilo!

Ou a gente apoia os meninos ou continuaremos a ver os rivais vendendo até perebas por 100milhões de reais e a gente vendendo bons jogadores como Marquinhos e Carlos Augusto por 4/5 milhões e depois vermos eles sendo renegociados por cifras muito maiores, mas muito maiores!

Foto do perfil de José Ambrósio Filho

Ranking: 3.022º

José 1.028 posts

@diambrsio em 23/02/2023 às 15:32

Não jogam, mas, treinam. Só pode jogar 11, e o treinador tem as suas preferências quanto às substituições. Ele não é obrigado a dar preferência aos que subiram agora, a não ser que estes convençam nos treinos que merecem a titularidade, como foi o caso do Robert Renan, pra citar um caso mais recente. No mais, Roni, Adson, Du Queiroz que jogam regularmente, vieram da base.

Foto do perfil de Daniel Del Monaco Buainain Veloz

Ranking: 587º

Daniel 4.817 posts

@daniel-del-monaco-bu em 23/02/2023 às 14:44

Tudo tem o seu tempo certo

Foto do perfil de Gentil Arioso Júnior

Gentil 94 posts

@babilsofredor em 23/02/2023 às 12:50

De que adianta colocar a base sem um time formado, com esquema definido, com vitórias convincentes. Serve para queimar o jogador.

São pouquíssimos os casos que sobem e já dão certo, enfim acho que a imprensa quer acelerar algo que irá acontecer. Parabéns pelo levantamento.

Publicidade

@fagner.da.silva.mato em 23/02/2023 às 12:16

Confesso que não li o texto até a análise 'detalhada' dos jogos de cada garoto. Após isso li apenas o 'resumo' de cada um.

E pra mim disse tudo corretamente sobre como foi esse 'baita' aproveitamento da base em 2022...

Porém, Lázaro não irá mudar isso, pois já teve 2 ou mais oportunidades de usar os garotos, e não o fez. Sendo assim, muito provavelmente só vai usar mas mesmas circunstâncias.

Foto do perfil de Dan Luz

Dan 109 posts

@dan.luz em 23/02/2023 às 11:19

Manoooooo
que isso em?
muito bom velho, calou muita gente por aqui...
melhor que muitas matérias feitas por ai..
Parabéns!

Foto do perfil de Corneta .

Ranking: 6º

Corneta 59.470 posts

@cesinha77 em 23/02/2023 às 10:58

Ou seja: o VP usou DOIS, repito DOIS JOGADORES DA BASE APENAS: Giovane e Robert.

Obrigado amigo, pelo estudo para derrubar MAIS UMA MENTIRINHA que a torcidinha de técnico português repete sem parar por aqui.

Foto do perfil de Marcio Jr.

Ranking: 4.114º

Marcio 692 posts

@marcio.jr em 23/02/2023 às 08:07

Há má gestão R&A com as categorias de base não é mera coincidência.