Venha fazer parte da KTO
Corinthians x Argentinos Juniors

Pela Copa Sul-Americana, o Corinthians enfrenta agora o Argentinos Juniors

Acompanhe ao vivo
x
Fórum do Corinthians

É nesse pequeno grande detalhe que a diretoria do Corinthians coloca tudo a perder

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Rafael

Ranking: 1.135º

Rafael 2.777 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 19/11/2021 às 08:32
Por Rafael Morais (@rafael.morais10)

Muito se fala da necessidade de gerir um clube do tamanho do Corinthians como se fosse uma empresa. Mas uma empresa de grande porte. Uma multinacional. Não uma barraca de feira - com todo respeito aos empreendedores esforçados e honestos do comércio de rua.

Então vamos lá. Vou falar um pouquinho sobre uma prática muito comum em empresas de destaque no que tange o planejamento estratégico.

Pegue uma Vivo da vida. Um gigante do setor de telecomunicações. A cada início de ano, os executivos de diferentes áreas da empresa se reúnem para traçar os planos da organização. Que objetivos vão perseguir, qual a estratégia a ser adotada, quais as metas dos diferentes setores, que indicadores serão utilizados para medir um eventual sucesso ou fracasso e com qual periodicidade vamos nos reunir para averiguar se é necessário uma alteração na rota proposta inicialmente.

É nessa última parte que se separa aqueles que gozam do triunfo dos que amargam a derrota.

Ao final de um determinado período - geralmente um trimestre - esses mesmos executivos se reúnem para analisar o que foi que ocorreu até então. Será que o que haviam planejado ainda faz sentido defronte o que tem ocorrido no mercado? O navio deve seguir no mesmo rumo? Os números projetados foram atingidos? Ficamos além ou aquém das expectativas? Não se enganem, é muito raro que o que fora acordado no começo do ano permaneça seguido à risca em novembro/dezembro.

Há uma infinidade de fatores que não são levados em consideração quando o plano é desenhado. Não porque os administradores são incompetentes, mas porque os mercados são imprevisíveis. E só está apto ao êxito quem mantem o dedo no pulso do ambiente e se adapta rapidamente às mudanças do jogo.

Tá, sabichão, e o que isso tem a ver com o Corinthians?

Pois bem, no começo do ano, com um elenco recheado de inaptos e um técnico que ainda lutava para implantar uma ideia de jogo, a diretoria entendeu que não havia meios de sustentar objetivos ambiciosos. Almejar título no torneio estadual e a progressão contínua de fases nas copas era lutar contra a realidade. A prioridade deveria ser dada para as contas do clube. Sanar as altas dívidas para, no futuro, ter condições de montar um grupo competitivo. A torcida comprou a ideia.

Só que no decorrer do caminho as coisas mudaram. Foi possível trazer ótimos jogadores com uma engenharia financeira que permitiria ao clube alçar vôos maiores. Não faz mais sentido utilizar a velha régua de janeiro para aferir os resultados de novembro. Se nos contentávamos em evitar o descenso quando dependíamos de Vital, Araos, Ramiro e Cafu, não podemos permanecer com o mesmo modelo mental quando passamos a contar com Renato Augusto, Giuliano, Guedes e William. É impensável.

Chega de acreditar que o trabalho é bom porque a meta traçada lá atrás está sendo atingida. Aprendam a redefinir o conceito de sucesso conforme o meio muda. Caso contrário, apenas reforçarão o apequenamento que têm imposto ao glorioso Sport Club Corinthians Paulista.

Sem mais!

Abraços, Fiel

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Newton Thisted De Andrade E Silva

Ranking: 1.358º

Newton 2.355 posts

@newton Apoiador em 19/11/2021 às 09:01

Dei like, gosto do pensamento e da análise feita sobre o processo empresarial e como tanto as metas como as ações tem que ser planejadas anteriormente e reavaliadas ao longo das mudanças que vão ocorrendo.

Só pontuo que mesmo não podendo medir nossos resultados com a régua do não rebaixamento exposta no começo do ano, existe uma quantidade considerável de medidas razoáveis entre este não rebaixamento e o 'ser campeão' ou ' terminar entre os 3 ou mesmo 4 primeiros'. Não estou satisfeito com o trabalho do Sylvinho, em especial com algumas escolhas constantes dele, mas também não considero um trabalho horrível digno de xingamentos e agressões verbais como muitos aqui pensam. Acho que se vai trocar no fim do ano (acho que antes seria precipitado, mas não vejo a troca no fim do ano como absurda ou ruim) precisa sem dúvida nenhuma ter um plano como o que você descreveu muito bem, com escolha cuidadosa baseada em ideias solidas e com metas a curto, médio e longo prazo assim como possiveis ações em caso negativo. Do contrário, só trocar por trocar por mais um, sou contra.

Foto do perfil de Evair Pinheiro Junior

Evair 2 posts

@evairtimao em 20/11/2021 às 08:14

Rafael sua análise é perfeita, mas vejo essa gestão, pelo menos até agora, muito boa.

Reduzimos folha salarial drasticamente mandando embora um monte de jogadores meia boca com salários altos, promovemos vários garotos de potencial que vão trazer lucro financeiro ao clube, tivemos paciência e habilidade para trazer jogadores nível de seleção (quarteto), de graça, com salários razoáveis, vamos nos classificar para. Libertadores e receber um prêmio bom por isso esse ano.

Criamos uma base de elenco para 2022, voltamos a ter renda de público, e vamos disputar com força os campeonatos do ano que vem, com reais possibilidades de conquistas, principalmente financeiras.

Isso não foi sorte, foi planejamento, não é comparável com o da Vivo, mas é um baita avanço.

Quanto ao Silvinho, era o que podíamos fazer esse ano. Quem seria o técnico no lugar dele, para aceitar todas as mudanças que precisavam ser feitas?

Um Renato e outros medalhões iam chegar reclamando do elenco, e induzir a diretoria aos erros dos últimos anos.

Em 2022, a rota deve ser parecida (fase 2), com a diferença de que alguns já não estarão no nível do Corinthians, entre eles Silvinho e alguns jogadores, como Gabriel volante por exemplo.

Em resumo existiu um planejamento que deu certo esse ano, para o ano que vem, precisamos manter os pés no chão e partir para um patamar melhor, com novo técnico mais cascudo, com Paulinho, e um centroavante, além de repor com sabedoria os garotos que com certeza sairão e trarão dinheiro para reposições inteligentes.

Obrigado Silvinho, fica, mas só até o fim do ano.

E obrigado pela contribuição nesse momento de transição do clube.

Vai Corinthians!

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Carlos Dias

Carlos 10 posts

@carlos.dias4 em 21/11/2021 às 08:33

Tudo bem certinho agora com essa diretoria

Foto do perfil de Miguel Dos Anjos

Ranking: 282º

Miguel 7.975 posts

@miguel.dos.anjos em 21/11/2021 às 08:28

Começo do ano? Tá louco?

Eles fazem isso em setembro, já planejando o ano inteiro que vem.

Eles não esperam acabar o ano pra começar a organizar outro.

Foto do perfil de Erenildo Ferreiracruz

Ranking: 6.625º

Erenildo 349 posts

@erenildo.ferreiracru em 21/11/2021 às 08:26

Não precisa de Ameaças, Desespero ou Coisas do Genero, Basta os Corintianos De VERDADE, não Comprarem Ingressos e, Conseguentemente, Não Irem A ARENA, Quero Ver Se Esse Maldito, Teimoso e Burro ESTAGIÁRIO NÃO CAI...

Foto do perfil de Eduardo Amorim

Eduardo 72 posts

@eduardo.amorim8 em 21/11/2021 às 08:08

A dinâmica dos acontecimentos trouxe as mudanças dentro do campo com a chegada de jogadores de alto nível. Assim, é notória a necessidade de uma gestão mais eficiente contratando um técnico condizente com o patamar dos novos atletas e seguir rumo ao sucesso

Publicidade

Foto do perfil de Antônio Carlos

Antônio 166 posts

@antonio.carlos78 em 21/11/2021 às 07:41

Falou tudo Rafael Morais...

Foto do perfil de Juliane Bauer

Juliane 13 posts

@juliane.bauer11 em 21/11/2021 às 00:43

Corcodo com você

Foto do perfil de Pr Eber Luiz

Pr 17 posts

@pr.eber.luiz em 21/11/2021 às 00:22

Perfeito parabéns por isto não dá pra ficar com um aprendiz no comando técnico até por que nem se burrices do Sylvinho vai nos tirar da Libertadores então traga um técnico de verdade pra preoar o clube para ano que vem assim terá tempo para pré temporada e algo mais

Foto do perfil de Jonathas Alves

Jonathas 114 posts

@jonathas.alves4 em 21/11/2021 às 00:16

Coringão precisa de profissionais mesmo melhor agir na razão do que na emoção de torcedor claro que o gestor que assumi tem que te tocar o imparcialidade e trabalha como foi citado em prol da organização sem olha a quem é benefícios próprios ou vaidade e isso que acaba com qualquer administração no futebol