Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Como fazer o 4-3-3 com três zagueiros funcionar no Corinthians

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Carlos

Ranking: 852º

Carlos 3.566 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 25/05/2021 às 23:52
Por Carlos Eduardo Eugenio dos Santos (@carlaofiel)

Fala, Fiel!

Eu venho pensando nas grandes virtudes do nosso elenco e não consigo enxergar como não usar três zagueiros com a qualidade de João Victor e Raul Gustavo. Dois atletas fortes, rápidos e com bom passe que, aliados à qualidade ofensiva de Piton e Fagner, favorecem o esquema .

Só que acredito que, nesse momento, Sylvinho não irá escalar a linha de quatro com esses jogadores, pois penso que ele primeiro irá trabalhar a consistência defensiva.

Dito isso, fiz algumas brincadeiras no campinho baseado no que vi no jogo PSG x Lyon, onde Sylvinho montou uma defesa muito forte e conseguiu parar o melhor ataque do Campeonato Francês, até Neymar tirar um golaço da cartola.

Sylvinho gosta da saída de três, soltando os laterais e recuando um volante ou segurando um dos laterais. Porém, com três zagueiros, já teríamos essa saída implementada, como podem ver no primeiro campinho.

Além disso, esse 3-4-3 pode virar um 4-3-3 em momentos do jogo apenas recuando Fagner pra linha de quatro ou um moderno 4-2-3-1, soltando Fagner e segurando Piton na linha de quatro, dependendo do lado que a bola estiver circulando. Outro ponto positivo dessa formação, é que poderíamos ter dois volantes passadores, com isso ganhamos a bola longa do Cantilo e a distribuição do Camacho.

Do meio pra frente, esse desenho possibilitaria um ataque muito móvel com Luan fazendo o falso nove e abrindo espaço pra infiltração do Mosquito, além de sair para tabelar com Vital. Sem o homem de referência, a zaga adversária teria dificuldade de definir a marcação, teríamos muita infiltração pelo meio e apoio pelas pontas com a liberdade de Fagner e Piton. Além disso, as opções de banco manteriam essa dinâmica de ataque leve com Gabriel Pereira, Adson, Varanda e a volta do Mantuan. Teríamos a trinca de zagueiros reservas com Avelar, Léo Santos e Bruno Méndez, e só não teríamos os volantes passadores. Nesse ponto, precisaria mudar um pouco a dinâmica com os reservas.

Agora, falando do momento defensivo, podemos defender no próprio 3-4-3 durante o perde/pressiona e também contra times com ataques mais diretos. Além disso, teríamos a opção de implementar a linha de cinco, que Sylvinho usou muito bem para parar o PSG contra times mais letais. Como pode ser visto no primeiro campinho, e podendo variar para o tradicional 4-1-4-1, aproveita-se a capacidade de marcação de Fagner e também têm os secretários de lateral Piton e Mosquito prontos para puxar o contra-ataque pelos lados para servir Luan, que nos dois desenhos seria responsável só pela sombra nos zagueiros do adversário.

.

Não sei se Sylvinho iria tentar implementar um sistema tão complexo com tão pouco tempo de treinamento, mas eu enxergo que o atual elenco do Corinthians pede por essa solução. Por outro lado, ele pode optar por fazer tudo isso que falei sem usar os três zagueiros, trocando Gil por Xavier ou Gabriel, mas acho mais difícil trazer o volante pra fazer esse terceiro homem, e não vejo Sylvinho tirando o Gil nesse momento.

No mais, só desejo sorte ao Sylvinho, pois eu sei que trabalho árduo e dedicação não irão faltar, pois sempre foi a marca dele como jogador e não acredito que seja diferente como treinador.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Felipe Milaré

Ranking: 1.410º

Felipe 2.257 posts

@felipe.milare Apoiador em 26/05/2021 às 10:11

Sinceramente, não consigo ver um time com Cantillo e Camacho juntos

Foto do perfil de Ronan Carpentieri

Ronan 41 posts

@ronan.carpentieri em 26/05/2021 às 13:04

Essa dupla C e C não da certo.

ótimos passes, porém marcação 0.

Para o futebol atual o cantilho não tem vez.

Não marca

Não tem arrancada

Só faz passes longos.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Marcos A.c. Marques

Ranking: 2.263º

Marcos 1.426 posts

@garanha em 28/05/2021 às 20:04

Parabéns pelo trabalho. Admiro quem põe o cérebro para funcionar, aprender coisas novas e principalmente escrever muito bem!

Foto do perfil de Giovani Batista De Souza

Giovani 55 posts

@giovani.batista.de.1 em 27/05/2021 às 23:52

4-3-3

Cássio

Fagner

Gil

Raul

Piton

Gabriel

Roni (marca bem o Roni)

Luan

Musquitão (ponta pela direita)

Vital (ponta pela esquerda mas revesando com Luan, hora vital vem para o meio e deixa o Luan cair por ali um pouco para enganar as marcações)



Para o segundo tempo entrada de araòs no lugar do Roni e Adson no lugar de Luan, e tem que testar o varanda de centroavante esse menino tem potencial protege bem a bola de costas era uma peça que eu particularmente testaria nessa função, ainda temos o GP, e o Vitinho pra entrar nesse time aos poucos vamos nos encaixando

Foto do perfil de Rafael Victor

Rafael 19 posts

@rafael.victor8 em 27/05/2021 às 21:51

Cantillo não dar, muito lento, sylvinho gosta de intensidade. Mas a ideia e boa.

Foto do perfil de Marcos Alberto Da Costa

Ranking: 8.680º

Marcos 217 posts

@marcos.alberto.da.co em 27/05/2021 às 21:24

Eu gostei dimais do 3-4-3, com Fagner e Piton subindo como alas, a não ser que jogue com dois Zagueiros, porém segure o volante fixo.

Publicidade

Foto do perfil de Reginaldo Da Silva Celestino

Ranking: 1.412º

Reginaldo 2.251 posts

@reginaldo1975 em 27/05/2021 às 13:46

Engraçado que aqui no fórum todos são treinadores e todos não concordam com o outro kkkk via Corinthians

Foto do perfil de Saimon Cavalcante

Ranking: 9.050º

Saimon 203 posts

@saimon.cavalcante em 27/05/2021 às 11:35

Gostei da sua escalação, menos o Camacho no lugar de Gabriel, ou até mesmo xavier

Foto do perfil de Antonio Claudio Miron

Antonio 25 posts

@antonio.claudio.miro em 27/05/2021 às 10:32

Espero que não coloque o Gil nesse time

Foto do perfil de Marcelino Rocha

Ranking: 3.051º

Marcelino 1.012 posts

@marcelino.rocha em 27/05/2021 às 06:31

Acho que por enquanto o Sylvinho não vai mexer muito no time, depois ele vai implantando a ideia de jogo dele aos poucos. Não pode deixar de fora esses molekes promissores.