Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Leiam, é interessante: Corinthians, um verdadeiro exemplo

Foto do perfil de Julio

Ranking: 605º

Julio 4.732 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 20/07/2013 às 13:27
Por Julio Cézar (@julioblack)

Recebi um e-mail com o texto abaixo e resolvi compartilhar com a Nação

SABER FAZER, FAZER SABER, SABER SABER!

Lições do Corinthians para o mundo corporativo
*por Tom Coelho

“Atrás desse cara ponderado, tem um cara intenso no que faz, apaixonado até demais.”(Adenor Leonardo Bacchi, o Tite)

Há cinco importantes lições que a equipe de futebol do Corinthians tem a legar ao mundo corporativo: efetividade, liderança, trabalho em equipe, marketing e paixão.

1. Efetividade
O mundo corporativo é muito preocupado com eficiência e eficácia. A eficiência pode ser definida como “fazer certo as coisas” e está associada ao respeito às normas e padrões, ao preenchimento de relatórios, à redução de custos sem comprometer a qualidade. Já a eficácia significa “fazer a coisa certa”, com foco exclusivo no objetivo, muitas vezes sem a devida atenção para com os processos. Assim, um vendedor pode visitar uma dezena de clientes em um dia, mostrando-se muito eficiente. Porém, se não fechar negócio algum, terá sido ineficaz. A efetividade é a união de ambos. A eficiência procura otimizar recursos, a eficácia busca atingir metas e a efetividade objetiva o resultado.

A equipe do Corinthians, sob o comando do técnico Tite, exemplifica bem esta tese. Em 188 jogos, teve um aproveitamento de 62% dos pontos disputados. Não é um número excepcional, mas o suficiente para levar a equipe à conquista de diversos torneios. Em 118 partidas (63% do total), o time venceu ou foi derrotado por apenas um gol de diferença ou empatou sem gols ou pelo placar mínimo. Desta forma, tornou-se um time difícil de ser batido, que marca muito bem, vende caro a derrota ou faz o mínimo necessário para vencer. Não joga bonito, mas levanta o troféu. Fazendo uma analogia, a seleção brasileira dirigida por Telê Santana nas Copas de 1982 e 1986 praticava o futebol-arte, mas como legado deixou apenas saudade...

Por isso, lembre-se: sua empresa pode ser bonita, bem organizada, com produtos e serviços excepcionais, um clima organizacional edificante e uma série de outros predicados. Porém, se a última linha do balanço não for de um azul reluzente, sua existência estará ameaçada.

2. Liderança
A vexatória eliminação do Corinthians para o colombiano Tolima, na pré-Libertadores de 2011, poderia ter marcado o fim de um período glorioso que estava por se iniciar. Naquela ocasião, a diretoria decidiu manter o técnico, contrariando a praxe de dispensar o treinador – algo similar a demitir o líder no mundo corporativo quando os resultados não aparecem #$!@%rto prazo.

Além disso, é função das lideranças combater a vaidade – iniciando pela própria. O líder deve ser um guia, um condutor e um mentor. Mas também deve ser enérgico, tomando decisões difíceis e até impopulares, afastando alguém do elenco ou mesmo punindo quando necessário. O líder deve ser exemplar – mas também inspirador.

3. Trabalho em equipe

Da atual equipe do Corinthians, nenhum atleta integra o elenco da seleção brasileira. E praticamente não há titulares absolutos: a luta por um espaço no time é travada diuturnamente, a cada treino, a cada jogo.

Acrescente-se, ainda, que é necessário dar-se “tempo ao tempo”. Uma equipe não é simplesmente constituída, mas desenvolvida. Assim, a derrota para o Santos na final do campeonato paulista de 2011, foi parte do processo que culminaria com o título invicto da Libertadores 2012 e o Mundial Interclubes.

4. Marketing
O rebaixamento para a série B, em 2009, poderia configurar um período nefasto para os negócios do clube. Porém, foi o início de um processo de construção de marca que redundaria em recordes de público nos estádios, contratos milionários com a TV, novos patrocinadores, vendas de camisas e outros produtos via licenciamento, além de iniciativas inovadoras como patrocínios pontuais para jogos em finais de torneios e a venda de espaço publicitário nas axilas da camisa para o desodorante Avanço, elevando o faturamento até tornar-se o mais elevado entre todos os clubes do país.

E você, como tem cuidado do marketing de sua empresa? Lembre-se de Henry Ford: “Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda”.

5. Paixão
Da Democracia Corintiana de 1982, passando pela campanha na série B até a Invasão do Japão em 2012, um ingrediente sempre esteve presente: a devoção do torcedor ao time. Como um casamento, nos bons e nos maus momentos, o “fiel” torcedor, reunido em um 'bando de loucos', sempre esteve presente, numa paixão que transcende os campos de futebol, invade as ruas no Carnaval, veste uniformes e canta hinos.

Seus colaboradores são igualmente apaixonados por sua companhia? Consomem seu produto, indicam seu serviço e defendem com afinco sua empresa? E seus consumidores, são os maiores propagadores de sua marca?

Alcance esta grau de satisfação e reconhecimento para conquistar seu maior título: a liderança em seu mercado.
Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de Matheus Grobe

Ranking: 1.657º

Matheus 1.976 posts

@matheus.grobe em 20/07/2013 às 13:44

Perfeito. Colocou no papel exatamente o que eu penso.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Mateus Henrique Lopes da Silva

    Carlos Miguel, oficialmente goleiro titular da meta corinthiana? !

    Última resposta há 6 segundos por AS DRONES

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Wolverine

    Vocês repararem a marcação no Wesley ontem?

    Última resposta há 18 segundos por Willian Reis

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Paulo Oliveira

    Treino aberto para ajudar a gaúchada

    Última resposta há 28 segundos por Oilson Amorim dos Reis

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Alan Bueno

    Rubao Novo Presidente

    Criado em 29 segundos por Alan Bueno

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de José Alencar

    Palmeirense fanáticos analisam Carlos Miguel, Garro e Wesley

    Última resposta há 37 segundos por Oilson Amorim dos Reis

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de João pedro Mateus de souza9

    Algo grave acontecendo e ainda tem gente que fala isso

    Última resposta há 1 minuto por Eder Silva

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Max Wallem

    Torcida do Fórum é estranha demais

    Última resposta há 1 minuto por Carlos Timão

    29respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Filipe Silva Oliveira

    40 milhões na lata do lixo

    Última resposta há 1 minuto por Filipe Silva Oliveira

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Edson carlos dos Santos junior

    Solidariedade a gremistas e a colorados, acima de tudo aos Rio grandenses

    Criado em 2 minutos por Edson carlos dos Santos junior

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Carlos Arruda

    Romero e Mosquito seriam titulares nos principais times do Brasil?

    Última resposta há 2 minutos por Jeffevski

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Luis Fernando

    Cada dia a renovação e transparência fede mais

    Última resposta há 3 minutos por Marcos Marques

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Danilo Fernandes

    Bidon, nada mais que o Arthur Souza ou Kayke que recebeu oportunidades, e os gols do Romero?

    Última resposta há 3 minutos por Danilo Fernandes

    49respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas Dos Santos

    Sobre o rubao

    Última resposta há 3 minutos por Jesus BR

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Pepto Fernandes

    Todo jogo do SP o adversário tem um jogador expulso

    Última resposta há 3 minutos por joao manoel do nascimento

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Anderson Dimarccione

    Camisa preta torcedor (supporter) fora de cogitação

    Última resposta há 3 minutos por Jeffevski

    83respostas

    acessar o tópico