Corinthians apaga no último quarto e acaba superado pelo Pinheiros no Paulista de Basquete
Na noite desta quarta-feira, o Corinthians entrou em quadra para a disputa da terceira rodada do Campeonato Paulista de Basquete. Atuando como visitante, o Timão acabou superado pelo Pinheiros, pelo placar de 96 a 88.
A primeira metade do confronto, englobando primeiro e segundo quarto, foi pautada pelo equilíbrio. O elenco comandado por Jece Leite chegou a iniciar os períodos com bom desempenho coletivo, mas a defesa acabou deixando espaços para o adversário. Desta forma, o placar apontava 51 a 51 na ida dos times aos vestiários.
Após o intervalo, o ritmo das equipes caiu e placares menores foram aplicados nos quartos. Depois de novo período disputado, o clube do Parque São Jorge apagou na reta final e acabou sofrendo a derrota. Com este resultado, o Timão soma duas derrotas e uma vitória na competição.
Anota aí, Fiel - O próximo compromisso do Corinthians Basquete está marcado para o dia 10, sábado. Às 18h, no Ginásio Wlamir Marques, o clube alvinegro recebe o Bauru em duelo válido pela quarta rodada do Paulista.
Escalação
Com as ausências de Elyjah Clark e Thornton, o técnico Jece Leite optou por manter o quinteto utilizado nas duas rodadas anteriores. Sendo assim, a escalação inicial do Corinthians foi: Elinho, Cauê Borges, Rafael Munford, Vitão e Du Sommer.
No banco de reservas, os seguintes atletas ficaram à disposição da comissão técnica: Tico Faria, Alisson Venâncio, Lucas Cardoso, Enrico Bianchi, Matheus Jamelão, Jonathan e Pietro Melo.
O Pinheiros, por sua vez, foi a quadra com: Adyel, Yan Djalo, Guilherme, Jimmy e Agapy.
O jogo
Primeiro quarto
Mesmo ainda aprimorando o entrosamento, o Corinthians iniciou a partida com uma postura mais ofensiva. Nos primeiros minutos, a equipe comandada por Jece Leite apostou em rápidas transições, destacando o extenso repertório dos reforços para a temporada, como Vitão e Rafael Munford.
Desta forma, o Timão, com auxílio de bolas de três pontos, rapidamente começou a construir uma vantagem. Neste momento, o Pinheiros até tentava uma reação, mas o elenco alvinegro levava vantagem contra o bloqueio. Com isso, o comandante adversário resolveu parar o jogo para conversar com seus atletas.
Após a parada, o Pinheiros começou a encostar no placar, já que o Corinthians iniciou a rotação do quinteto, dando minutagem para os jovens jogadores. Desta forma, os minutos finais evidenciaram a evolução do adversário.
Com isso, o primeiro quarto foi encerrado com vitória parcial do Timão, mas por apenas um ponto de diferença, sendo o placar de 31 a 30.
Segundo quarto
Para retomar a confiança, o Corinthians voltou para o segundo quarto com a mesma estratégia utilizada no início do período anterior. Logo nos primeiros segundos, a equipe conseguiu uma cesta de três, que acabou muito comemorada por toda a comissão.
Mantendo o ritmo, a primeira metade do quarto foi muito boa para o Timão, que chegou a abrir oito pontos de vantagem. O placar teve interferência direta das rápidas transições entre os setores de quadra, que abriam diversos espaços dentro da defesa do Pinheiros.
Com isso, o cenário se repetiu e o comandante adversário resolveu parar o jogo. Em uma conversa com seus jogadores, a defesa foi ajustada e o ataque conseguiu diminuir a vantagem alvinegra, que passou para três pontos.
Ao contrário do primeiro período, o técnico Jece Leite optou por manter os atletas mais experientes em quadra, evitando a rotação. Mesmo assim, o Pinheiros chegou ao empate restando três minutos para o fim do quarto.
O respiro alvinegro estava nas mãos de Vitão, principal nome do Corinthians na partida. O experiente jogador conseguia sustentar a marcação e buscar espaços no ataque. No entanto, o equilíbrio seguia pautando o confronto.
Depois de muito tentar, o Pinheiros conseguiu virar o placar na reta final do quarto, mas o Timão, no último ataque, deixou tudo igual no marcador. Desta forma, o primeiro tempo do embate foi encerrado com o empate parcial, pelo placar de 51 a 51.
Terceiro quarto
Mesmo após muita conversa no intervalo, os times voltaram com bom desempenho ofensivo e dando algumas brechas na defesa. Desta forma, o terceiro quarto foi disputado ponto a ponto, com grande repertório dos jogadores.
Entre bandejas, bolas de três, lances livres, nenhuma equipe conseguia construir uma vantagem. Este cenário mudou quando o Corinthians emendou uma sequência de cestas da zona de três, levando o banco de reservas à loucura. Com isso, o Timão abriu oito pontos no marcador.
No minuto final, o técnico do Pinheiros parou o jogo e conversou com seus jogadores. O objetivo era diminuir a vantagem alvinegra para chegar ao último quarto com chances claras de vitória. A proposta surtiu efeito e o adversário pontuou mais quatro vezes.
Com isso, o placar do terceiro quarto foi encerrado com vitória parcial do Corinthians, por 70 a 66.
Último quarto
A estratégia do Pinheiros em diminuir a vantagem foi efetiva e o último quarto foi iniciado com a reação da equipe mandante. Sem apresentar o repertório extenso no ataque, a defesa apresentava falhas.
Com isso, o adversário conseguiu 15 pontos em sequência, contra nenhum do Timão. Este início desesperador obrigou Jece Leite a parar o jogo e conversar com seus jogadores para uma mudança de postura.
A equipe alvinegra, porém, aparentava sentir o bom momento do Pinheiros e não esboçava reação. Com sete minutos disputados no último quarto, o Corinthians conseguiu somar apenas dois pontos, escancarando a falta de organização em quadra.
Nos minuto final, o Timão colocou mais força na marcação e conseguiu evitar pontos do Pinheiros. No ataque, o clube alvinegro conseguiu diminuir a vantagem e forçou uma parada do técnico adversário para ajuste defensivo.
O esboço de reação por parte do Corinthians acabou sendo interrompido por falta de tempo e, desta forma, a partida foi encerrada com vitória do Pinheiros, por 96 a 88.