Corinthians faz primeiro tempo avassalador e vence o Osasco pelo Paulista de Basquete
Na noite desta terça-feira, o Corinthians entrou em quadra pela terceira rodada do Campeonato Paulista de Basquete. Em duelo realizado no Ginásio Wlamir Marques, no Parque São Jorge, o Timão superou o Osasco Basquete por 89 a 76.
Os 20 primeiros minutos foram de ampla superioridade dos donos da casa. Sob o comando de Jece Leite, o Corinthians soube aproveitar as movimentações ofensivas, estabeleceu uma boa defesa por zona e foi dominante diante do adversário, fechando o primeiro tempo com 41 a 23 no placar.
Na volta do intervalo, o Osasco retornou ensaiando uma reação, mas aos poucos, o Corinthians se reencontrou na partida. As equipes trocaram uma sequência de bolas de três, com o Timão levando a melhor pela vantagem construída ainda na etapa inicial.
Com o resultado, a equipe alvinegra segue invicta na temporada 2025/26, com três vitórias nas três primeiras rodadas e lidera o Campeonato Paulista de Basquete com 100% de aproveitamento.
Anota aí, Fiel! O Timão retorna às quadras no próximo domingo, quando enfrenta o Basquete São Leopoldo Mandic Limeira pela quarta rodada do Estadual. A bola sobe às 18h, no Ginásio de Esportes Nelson Rügger, em Arararas.
Escalação
Jece Leite preservou o ala-armador Elyjah Clark na partida, mandando o Corinthians à quadra a seguinte equipe: Munford, Elinho, Cauê Borges, Victão e Lucas Cauê.
As opções no banco de reserva foram: Thomas, Tico Faria, Lucas Cardoso, Kaique, Jamelão, Kauan Raymundo e Gabriel Novaes.
O Osasco, comandado por Ênio Vecchi, iniciou com: Felipe Dallaqua, Eduardo Crespo, Hatila Pastos, Carlos Manaus e Matheus Webber.
O jogo
Primeiro quarto
No início do jogo, o Corinthians já deu o tom do que seria a partida: venceu o salto inicial e Victão abriu o placar com uma bonita infiltração. O confronto, porém, teve uma pausa inesperada logo na sequência — um problema nos cronômetros da arbitragem fez o relógio parar e o duelo ficou paralisado por alguns minutos.
Quando a bola voltou a subir, o Timão retornou com toda a energia, impondo um jogo rápido, cheio de movimentação e troca constante de posições. O Corinthians embalou uma sequência certeira de três arremessos de três pontos, abrindo uma vantagem confortável de sete pontos, forçando o técnico Ênio Vecchi a pedir tempo técnico, tentando frear o ímpeto corinthiano.
Na volta do tempo, Jece Leite iniciou a rotação da equipe, Tico Faria acertou duas bolas de longa distância mantendo o Corinthians no controle do placar. Gabriel Novaes, em um lance de pura potência, invadiu o garrafão e converteu uma bandeja que colocou 14 pontos de diferença no placar.
Já no fim do quarto, Kauan Raymundo também deixou sua marca, acertando mais uma de três pontos e fechando o quarto com o Timão dominando e vencendo por 26 a 14.
Segundo quarto
O Corinthians voltou para a segunda parcial mostrando muita superioridade no garrafão, com destaque para o domínio de Gabriel Novaes e Kauan Raymundo. Davunta Thomas também chamou a atenção com uma linda cravada, a equipe ampliou a vantagem para 17 pontos.
Novaes seguia ligado no jogo e, após boa movimentação, Tico Faria encontrou o pivô livre para acertar uma bola de três pontos. O camisa 17 ainda brilhou na defesa, com um toco importante para frear o ataque adversário.
A diferença aumentou ainda mais com mais uma cesta de Thomas, que colocou o placar com 20 pontos de vantagem, fazendo com que Ênio Vecchi pedisse tempo técnico pela segunda vez.
Na reta final do primeiro tempo, o Corinthians manteve o alto aproveitamento nas bolas de três, e Munford também deixou cesta. O Timão foi para o intervalo vencendo por 41 a 23, após dominar completamente o adversário nos 20 minutos iniciais.
Terceiro quarto
O Osasco voltou para o terceiro quarto com o pé no acelerador, adotando uma defesa intensa e combativa, buscando iniciar uma reação. Manaus fez uma bela jogada costa a costa que terminou em enterrada. Davunta Thomas, porém, tratou de frear o ímpeto adversário com uma bola de três e outra bandeja.
Ainda assim, Manaus seguiu em alta, acertando uma cesta de longa distância, sofrendo falta e convertendo o lance livre de bonificação. Na sequência, Matheus Webber também matou de três, reduzindo a diferença para 13 pontos.
A resposta do Corinthians veio rápido. Elinho encontrou Gabriel Novaes, que devolveu na mesma moeda com uma cesta de três. Mas Webber, inspirado, voltou a pontuar e cortou a vantagem para apenas dez pontos.
Foi então que Tico Faria trouxe mais tranquilidade para o Timão. Restando dois minutos para o fim do período, ele recebeu passe de Cauê Borges na zona morta e converteu outra de três. Elinho também brilhou, desequilibrando a marcação com um belo drible e acertando um arremesso de dois pontos, devolvendo ao Corinthians uma vantagem de 15 pontos e forçando Ênio Vecchi a parar o jogo novamente.
No minuto final, ainda deu tempo para um lindo lance. Tico Faria deu um passe picado, por baixo das pernas do marcador, deixando Lucas Cauê livre para concluir no garrafão.
Apesar da tentativa de reação osasquense, o Corinthians fechou o período com o placar em 68 a 40.
Último quarto
O clube de Parque São Jorge voltou para o quarto derradeiro se impondo, anotando cinco pontos em apenas 30 segundos. Ênio Vecchi pediu tempo, e a pausa surtiu efeito dessa vez. O Osasco engatou uma boa sequência defensiva e, aproveitando os ataques, cortou a vantagem para apenas nove pontos.
Após a reação adversária, Jece Leite solicitou seu primeiro tempo técnico na partida. O Timão retornou mais concentrado e logo voltou a pontuar. Davunta Thomas encontrou Gabriel Novaes livre no garrafão para converter mais dois.
Na sequência, Victão, com assistência de Tico Faria, acertou outra bola de três. Webber respondeu na mesma moeda para o Osasco, mas Tico, Munford, Cauê Borges e Victão, novamente, marcaram para o Corinthians em cestas de três, enquanto Eduardo Crespo manteve os osasquenses vivos com mais uma conversão de longa distância — uma verdadeira chuva de bolas de três no último período.
Na reta final, o jogo ficou truncado, marcado por muitas faltas e interrupções no cronômetro. Com a vantagem no placar, o Corinthians administrou o resultado, trocando cestas e confirmando a vitória por 89 a 76.