Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians x Nacional: jornalista uruguaio aponta favorito e revela pontos forte e fraco do adversário

76 mil visualizações 66 comentários Reportar erro

Torcida do Nacional é conhecida por fazer belas festas, seja no Centenário ou no Parque Central

Torcida do Nacional é conhecida por fazer belas festas, seja no Centenário ou no Parque Central

Reprodução/Instagram

O Corinthians conheceu, na noite dessa quinta-feira, seu rival das oitavas de final da Libertadores: o Nacional, do Uruguai. Algoz do Palmeiras na fase de grupos e uma das duas mais tradicionais do país vizinho ao Brasil, a equipe tricolor pode até não ser favorita diante do Timão, mas tem potencial para aprontar e tentar seguir vivo no sonho de reconquistar a América 28 anos após o levantar a última de suas três taças.

Em entrevista concedida ao Meu Timão, o jornalista esportivo uruguaio Alejandro Etcheverry apontou o Corinthians como candidato natural a passar à fase de quartas de final. O favoritismo da equipe alvinegra na visão da imprensa local se deve ao trabalho de Tite e consequentemente ao compacto esquema 4-1-4-1 utilizado há mais de um ano pelo técnico.

"Em princípio, Corinthians é o favorito. Tem um grande treinador como Tite, que sabe tirar o máximo potencial de seus jogadores. É uma equipe bem trabalhada taticamente, com um bom trabalho defensivo e que também é capaz de chegar com a bola dominada muito rapidamente no ataque", discorreu Etcheverry, se referindo ao time dono da terceira melhor campanha geral da fase de grupos da Libertadores.

Outro fator que dá força ao Corinthians diante do Nacional é o recente retrospecto da equipe atuando em Itaquera. Nos 12 jogos realizados em 2016 na Arena, o Timão venceu os 12, anotando 29 gols e levando apenas dois tentos (números superiores aos das 20 melhores equipes da Europa). Ainda assim, o jornalista uruguaio apostou num caminho para a equipe de Montevidéu sair do estádio alvinegro com a vaga no próximo dia 4 de maio.

"Jogando em casa, Corinthians cresce muito com a ajuda da torcida. É uma equipe complicada de derrotar. Mas se o Nacional vencer em casa sem tomar gol do Corinthians, terá grandes chances de se classificar, porque joga melhor como visitante e geralmente anota gols", analisou.

A pedido do Meu Timão, Etcheverry apontou pontos fracos e fortes do Nacional na atual temporada. Se por um lado o ataque consegue dar conta do recado lá na frente, a defesa ainda dá dor de cabeça para o técnico Gustavo Munúa. Na fase de grupos, foram seis gols a favor e os mesmos seis contra.

"Os pontos fracos do Nacional se encontram na defesa, que por punições, doenças ou lesões não tem jogado como titular regularmente. Apesar disso, vale ressaltar que aqueles que entraram têm correspondido muito bem", apontou.

"O ponto forte do Nacional se encontra do meio de campo para o ataque, com jogadores que tem bom toque de bola, são rápidos e incisivos. Nicolas López e Kevin Ramirez são decisivos", completou.



Por fim, o jornalista destacou a situação do Nacional no que diz respeito ao calendário da bola. Ao mesmo tempo em que entra na fase de mata-mata da Libertadores, ocupa a segunda posição do Clausura (espécie de segundo turno do Campeonato Uruguaio). Como o Peñarol venceu o Apertura, os tricolores se veem pressionados a assumirem a liderança, conquistarem o torneio e assim disputarem as finais nacionais contra o arquirrival.

"Nacional está focado nos dois torneios. No âmbito local, precisa ganhar o Clausura para chegar às finais do Campeonato Uruguaio; na Libertadores, tem o sonho de voltar a ser campeão, algo que não acontece desde 1988."

Veja Mais:

  • Corinthians manifesta interesse na contratação de Alex Santana, do Athletico Paranaense

    Corinthians manifesta interesse na contratação de volante do Athletico Paranaense

    ver detalhes
  • Pedro Henrique em ação no treino do Corinthians

    Pedro Henrique evolui e pode reforçar Corinthians no Dérbi; saiba mais

    ver detalhes
  • Cacá em ação contra o Athletico-PR pelo Brasileirão

    Quem deve ser a dupla de Cacá na zaga do Corinthians para o Dérbi? Vote na enquete

    ver detalhes
  • Segundo o regulamento, mesmo que sejam inscritos dia 10, os jogadores não poderão entrar em campo na data

    Saiba quando os reforços do Corinthians na janela poderão estrear pelo clube

    ver detalhes
  • Will Dantas, empresário de Pedrinho, tem milhões a receber do Corinthians desde 2020, quando o clube ainda estava sob a gestão de Andrés Sanchez

    Corinthians atrasa parcelas do último acordo com empresário de Pedrinho; dívida foi iniciada em 2020

    ver detalhes
  • Cristian Borja atua no futebol português desde 2019 e atualmente é titular do Braga

    Corinthians tem interesse em lateral-esquerdo colombiano que jogava em Portugal

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: