Tour da Arena tem novo prazo para início, mas atraso já representa perda milionária ao Corinthians
62 mil visualizações 131 comentários Reportar erro
Por Lucas Faraldo
Inaugurada em 2014, a Arena Corinthians inicia 2017 ainda sem a opção de tour aos torcedores em dias sem jogos. O atraso para o início da excursão, que vem há meses motivando reclamações da torcida, representa prejuízo milionário ao clube.
Sócio-operador da megaloja da Nike localizada no prédio Oeste da Arena, Roger Reis é autor de um estudo inspirado nos números do tour do Allianz Parque, do rival Palmeiras. De acordo com tais contas, o período de férias (julho e principalmente janeiro e dezembro) rende cerca de R$ 1,2 milhão ao clube alviverde apenas com a receita das visitas ao estádio.
"Será que o Corinthians está podendo deixar de lado essa receita?", questiona Roger. "E com certeza aqui na Arena Corinthians o público vai ser maior, arena de Copa do Mundo e Olimpíada, todo o mundo quer vir conhecer".
Presente diariamente na loja do estádio, Roger diz já ter perdido a conta de quantos turistas estrangeiros chegaram à Arena procurando tour e se decepcionaram ao saber da inexistência de tal serviço. Corinthianos de outros estados que visitam São Paulo também dão constantemente com a cara no portão.
"E outra, uma coisa leva a outra. O torcedor vem para conhecer a Arena, come alguma coisa nos restaurantes do estádio, gasta na loja e assim por diante", diz Roger, que alega investimento de R$ 5 milhões na loja de mil metros quadrados e no direito de venda de mais de 10 mil produtos. "O tour pode até atrair os naming rights mais rápido, vários patrocinadores, etc."
O atraso no início do tour já completa mais de 14 meses. Em setembro de 2015, após a Odebrecht anunciar o término das obras do estádio, o presidente corinthiano Roberto de Andrade prometeu a abertura da visitação "em no máximo 30 dias". A intenção era inaugurar o serviço junto com a megaloja da Poderoso Timão, que abriu as portas em novembro daquele ano.
Atualmente, conforme apurado pelo Meu Timão, os responsáveis pela Arena trabalham com o primeiro trimestre de 2017 como prazo para o início do tour. A justificativa para o atraso é "a necessidade de alteração no formato do projeto, com mudanças na minuta do contrato, o que atrasou o processo de formalização", conforme informado à reportagem.
No último mês de julho houve testes do tour na Arena ao longo de uma semana. Na ocasião, o estádio recebeu uma média de 250 pessoas por dia, aumentando em 500% as vendas da megaloja da Nike em relação aos dias sem visitação. Participaram de tal visitação torcedores convidados por e-mail pelo clube - foi cobrado R$ 60 pelo ingresso.
Vale ainda destacar que o tour da Arena Corinthians será de responsabilidade de uma empresa terceirizada. Como o contrato está em fase de assinatura e há temor de as tratativas serem atrapalhadas, nenhuma das partes informa os percentuais da divisão dos lucros entre o clube e a firma contratada. O que se sabe é que a parte destinada ao clube será integralmente repassada ao fundo que administra as contas do estádio.