Venha fazer parte da KTO
x

Conheça mais sobre os adversários do Corinthians Feminino na disputa do Brasileirão

3.0 mil visualizações 26 comentários Reportar erro

Corinthians busca tetracampeonato do Brasileiro Feminino; Timão enfrentará outras 15 equipes

Corinthians busca tetracampeonato do Brasileiro Feminino; Timão enfrentará outras 15 equipes

Cristiane Mattos /Staff Images Woman / CBF

O Corinthians Feminino inicia a disputa do Campeonato Brasileiro neste sábado. A equipe de Arthur Elias busca o tetracampeonato e terá, como primeiro adversário, o Red Bull Bragantino. A partida acontece às 14h, na Fazendinha.

Para que você, torcedor, fique por dentro dos adversários que enfrentaram o Corinthians e tentarão barrar mais uma conquista alvinegra nesta temporada, o Meu Timão apresenta as equipes que disputam a Série A1 do Brasileirão Feminino. Veja abaixo!

Atlético-MG

A equipe feminina do Atlético-MG foi reativada em 2018, seis anos após ser encerrada, em 2012. Desde então, a equipe conquistou o bicampeonato mineiro (2020 e 2021) e disputou a Série A2 em três oportunidades.

Em 2021, a equipe fez uma boa campanha e terminou com o vice-campeonato da A2, garantindo presença na elite do futebol feminino. Dentre os principais pontos fortes da equipe estão a intensidade de jogo, a marcação alta de pressão e atacantes de pontas rápidas e agressivas.

Cresspom

O Cresspom é uma equipe da capital federal. No futebol brasiliense, o time é pioneiro no feminino. A equipe chegou à elite após uma campanha histórica na Série A2 no último ano - com quatro vitórias, quatro empates e uma derrota, o time disputou as semifinais e hoje está na Série A1.

Em relação aos principais times da Série A1, o Cresspom não realizou movimentações grandiosas no mercado e deve ter um trabalho difícil pela frente.

Cruzeiro

O Cruzeiro teve a modalidade feminina fundada em 2019. Logo em sua primeira temporada, a equipe conquistou o estadual diante do América-MG. Em 2020, conseguiram uma classificação para a Série A1 após um vice-campeonato na A2.

A equipe mineira chega para o Brasileirão com 13 novos reforços e mudanças na comissão técnica. Rodrigo Campos, que dirigiu o time até a Supercopa Feminina, foi substituído por Felipe Freitas. Vale destacar que o Cruzeiro encerrou os vínculos profissionais de suas atletas, deixando todas registradas como "vínculo não-profissional". O clube afirmou que é uma medida provisória.

Esmac

O Esmac também esteve na disputa da Supercopa Feminina deste ano. Em 13 anos de vida, o time paraense já levantou seis estaduais e acumula participações na Copa do Brasil. O clube estava na Série A2 desde 2019 e, após uma ótima aparição em 2021, quando ficou com a terceira colocação do Brasileirão, se classificou para a elite.

Assim como o Cresspom, o Esmac tem condições financeiras mais modestas do que as outras equipes que disputam o Brasileirão Feminino. Apesar disso, houve contratações para reforçar o elenco visando a disputa do campeonato nacional.

Ferroviária

Uma das principais equipes no cenário brasileiro e, assim como o Timão, referência na modalidade, a equipe de Araraquara tem uma Copa do Brasil, dois Brasileiros, duas Libertadores e quatro Paulistas no currículo.

Para 2022, a equipe se posicionou bem no mercado e trouxe nomes de peso, como os destaques sul-americanos Fany Gauto e Guarecuco, além da volante Ingryd, que estava no Timão. O elenco comandado por Roberta Bezerra é sempre um dos favoritos ao título - apesar de nunca ter derrotado o Timão.

Flamengo

Desde 2015, o Flamengo mantém uma parceria com a Marinha do Brasil no futebol feminino. Em sete anos de projeto, são seis Cariocas, uma Taça Guarabara e um Brasileiro, sendo a única equipe fora de São Paulo a conquistar o campeonato nacional.

Para 2022, o Flamengo prometeu reforços de peso e um time competitivo para os campeonatos. O técnico português Luís Andrade assumiu a equipe em 2021 e contratou, por exemplo, a meia Thaisa - ex-Seleção Brasileira e que estava na Roma, da Itália.

Grêmio

Adversário do Corinthians na final da Supercopa Feminina, o Grêmio iniciou bem a temporada 2022. A equipe foi reformulada e conseguiu segurar o Timão, dentro da Neo Química Arena, até o último minuto de jogo - quando Gabi Zanotti marcou o gol do título.

Assim como a Ferroviária, a equipe do sul também teve um mercado movimentado. Foram dez reforços para tentar manter as boas campanhas das últimas edições e chegar ao mata-mata do campeonato pela terceira vez consecutiva.

Internacional

Em quatro participações, o melhor resultado do Internacional no Campeonato Brasileiro, chegando às semifinais e ficando na quarta colocação, foi justamente em 2021. A equipe chegou à elite em 2019 e, desde então, tem se colocado entre os principais times do país.

Sob o comando de Maurício Salgado, sete reforços chegaram ao time, que teve uma breve participação na Supercopa Feminina, sendo eliminado na primeira fase. Nomes como Zoio, Duda e Fabi Simões estão entre os principais destaques do elenco.

Avaí/Kindermann

Uma das equipes com maior destaque na modalidade, o Avaí/Kindermann passou por uma situação difícil no final de 2021. Com o falecimento do fundador da equipe, Salézio Kindermann, a família optou por finalizar as atividades do clube.

A equipe passou a ser gerida pelo Avaí, sendo integrada ao clube de Santa Catarina. A CBF ainda estuda a aprovação do nome do time ser apenas "Avaí". O time que foi vice do Timão em 2020 é a equipe que mais participou de disputas do Brasileirão (esta será a décima). Agora, porém, a equipe passará por uma temporada de transição e reconstrução - apenas duas jogadoras do antigo elenco seguem no clube: Vilma e Siméia.

Palmeiras

Maior rival histórico do Corinthians, o Palmeiras também buscou se movimentar para reforçar o elenco para 2022. A equipe contratou Bia Zaneratto em definitivo e ainda tirou Andressinha, do Corinthians, Sochor, da Ferroviária, e Byanca Brasil, do Santos.

A comissão técnica agora é comandada por Hoffmann Túlio e tem a missão de tentar fazer a equipe chegar à final novamente. Em 2021, o elenco chegou pela primeira vez na decisão, mas acabou derrotado pelo Corinthians.

As equipes já se enfrentaram em 2022: na primeira fase da Supercopa Feminina, o Timão derrotou o Palmeiras na Neo Química Arena por 3 a 0 e despachou o rival da competição.

Real Brasília

Enquanto o Palmeiras disputou as quartas de final da Supercopa Feminina contra o Corinthians, a equipe que esteve frente a frente do Timão na semifinal foi o Real Brasília. Fundado em 2019, esta será a terceira participação da equipe na competição.

A base do time para 2021 segue a mesma, mas oito reforços chegaram para o técnico Adilson Galdino. A principal tentativa do time será se manter na elite do futebol brasileiro e, quiçá, alçar uma vaga no mata-mata.

Red Bull Bragantino

Primeiro adversário do Corinthians na disputa do Brasileirão, o Red Bull Bragantino disputará a competição pela segunda vez. Em 2021, o time sagrou-se campeão da Série A2, derrotando o Atlético-MG na final.

A equipe de Bragança Paulista manteve os principais nomes para 2022, mas teve alteração no comando técnico. Camila Orlando deixou o elenco após proposta da seleção dos Emirados Árabes e foi substituída por Rosana Augusto - ex-jogadora da Seleção Brasileira.

Santos

Mais um rival do Timão, o time feminino do Santos teve seu auge entre os anos de 2006 e 2011. A equipe foi campeã brasileira em apenas uma ocasião, contra o Corinthians, em 2017. Esta será a nona participação do time no torneio.

Para a temporada 2022, o Santos tentará quebrar a "maldição das quartas de final", que acompanha o time desde 2018. Desde aquele ano, em todas as temporadas a equipe santista caiu nesta fase.

Sob o comando de Tatiele Silveira, também houve reforços para o time da Baixada Santista. A grande estrela, que já estava no grupo no ano passado, é Cristiane; além da artilheira Ketlen e da atacante Thaisinha.

São José

Com fundação entre os anos 80 e 90, o São José conquistou seus maiores feitos entre 2010 e 2015, quando chegou a ser tricampeão paulista e da Libertadores e bicampeão da Copa do Brasil.

No Campeonato Brasileiro, as melhores campanhas vieram em 2013 e 2015, quando chegou ao vice-campeonato. Em 2022, a equipe disputará o Brasileirão pela 11ª vez - é o único time na história a estar em todas as edições.

Para tentar seguir com as sólidas campanhas feitas no torneio, o time manteve a base de 2021 e contratou dois reforços: a meia Júlia Cipriani e a lateral-direita Poliana, que estava no Corinthians.

São Paulo

O futebol feminino no São Paulo ficou dez anos parado e foi retomado em 2015, mas durou uma temporada e só voltou em 2017, em parceria com o Centro Olímpico. Em 2019, o time voltou a disputar competições oficiais e conquistou o Brasileirão A2 e foi vice-campeão no Paulista - perdendo para o Corinthians na grande decisão.

Nesta temporada, o São Paulo também buscou se reforçar. A equipe contará com a meio-campista Formiga. O técnico Lucas Piccinato também terá ex-corinthianas em seu elenco: as zagueiras Pardal e Mimi, além da meia Maglia e da atacante Cacau.

Veja os jogos da primeira rodada do Brasileiro Feminino 2022

Jogos em 04/03/2022
21h00 - Palmeiras x Atlético-MG
Jogos em 05/03/2022
14h00 - Corinthians x Red Bull Bragantino
15h00 - São José x Avaí
16h00 - Internacional x Cresspom
Jogos em 06/03/2022
15h00 - Real Brasília x Santos
15h00 - Cruzeiro x Grêmio
18h00 - Ferroviária x ESMAC
Jogos em 07/03/2022
20h00 - Flamengo x São Paulo

Veja mais em: Corinthians Feminino e Campeonato Brasileiro.

Veja Mais:

  • As novas camisas do Corinthians já estão disponíveis para compra

    Novas camisas do Corinthians já estão disponíveis para venda; saiba como comprar

    ver detalhes
  • Rubão se pronunciou pela primeira vez após saída da diretoria de futebol profissional do Corinthians

    Rubão se pronuncia pela primeira vez após saída do Corinthians e revela bastidores com Augusto Melo

    ver detalhes
  • Wesley vem sendo desejado pela Europa

    Presidente do Corinthians admite chance de venda de Wesley e quer 'preço justo' na transferência

    ver detalhes
  • Presidente Augusto Melo durante à apresentação da VaideBet em coletiva de imprensa no CT

    Corinthians já pagou R$ 1,4 milhão à empresa que intermediou chegada do patrocinador máster

    ver detalhes
  • Rubão e Mano Menezes foram um dos funcionários do Corinthians desligados desde o início do ano

    Corinthians registra nove saídas entre diretores e membros da comissão técnica em 2024; veja nomes

    ver detalhes
  • O jogador em questão ainda possui passagem pelo Palmeiras

    Corinthians negocia contratação de lateral-esquerdo da Ponte Preta para o Sub-20

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: