Venha fazer parte da KTO
Nacional-PAR x Corinthians

Pela Copa Sul-Americana, o Corinthians enfrenta agora o Nacional-PAR

Acompanhe ao vivo
x

Conheça os principais pontos do regulamento da Copa Libertadores da América 2022

15 mil visualizações 16 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Corinthians inicia a busca por mais um título da Libertadores na próxima terça-feira

Corinthians inicia a busca por mais um título da Libertadores na próxima terça-feira

Danilo Fernandes / Meu Timão

O Corinthians inicia sua caminhada na Copa Libertadores da América 2022 no próximo dia 5 de abril, diante do Always Ready, da Bolívia. O Timão busca seu segundo título na competição e já sabe que terá que lidar com algumas particularidades do torneio.

De olho na participação corinthiana na competição continental, o Meu Timão separou os principais pontos do regulamento. Confira abaixo!

Notícias relacionadas
Notícias relacionadas
Como acompanhar o Corinthians na Libertadores da América 2022? Como acompanhar o Corinthians na Libertadores da América 2022?

A disputa

A Libertadores é dividida em algumas etapas. A primeira delas, a fase preliminar, já foi disputada. O Corinthians entra na competição a partir da fase de grupos, que foi definida por sorteio. O Timão faz parte do Grupo E, com Boca Juniors (ARG), Deportivo Cali (COL) e Always Ready (BOL).

O regulamento do torneio prevê que as equipes se enfrentem dentro do mesmo grupo. Cada time joga duas partidas com o mesmo adversário, uma na condição de mandante e outra na de visitante. Ao final dos seis confrontos, os dois melhores colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final.

Nesta fase eliminatória, a Conmebol realizará um sorteio para a definição dos adversários, que se enfrentarão em jogos de ida e volta. Terá o direito de fazer a segunda partida em casa a equipe que tiver obtido melhor desempenho na fase anterior. Todos os confrontos, obrigatoriamente, colocam frente a frente um primeiro e um segundo colocado. É permitido que equipes do mesmo país se enfrentem, assim como também é possível um reencontro entre times que dividiram grupo na fase anterior.

Quem avançar participa das quartas de final. O modo de disputa desta fase segue as mesmas regras da anterior, assim como acontecerá na semifinal. Já a grande final será decidida em jogo único e também pode colocar frente a frente equipes do mesmo país.

Do título pode vir outra conquista!

O vencedor da Libertadores garante participação na Recopa. O torneio tem uma única fase, onde a equipe vencedora da Libertadores enfrenta o campeão da Sul-Americana. O título da Recopa é decidido em dois jogos, com o direito do mando da segunda partida para o ganhador da primeira competição citada.

Pontuação e critérios de desempate

Como de costume, a pontuação conquistada pelas equipes a cada partida depende do resultado final. Caso o duelo tenha um vencedor, o time que conquistou a vitória soma mais três pontos, enquanto o perdedor não pontua. No cenário de um empate, por qualquer placar, cada uma das duas equipes ganha um ponto.

Em caso de empate na pontuação entre duas ou mais equipes, o critério de desempate já está definido. Na fase de grupos, a ordem deles é:

  1. Saldo de gols;
  2. Maior número de gols pró;
  3. Maior número de gols marcados como visitante;
  4. Melhor classificado no ranking da Conmebol divulgado em 16 de dezembro de 2021;

Já nas oitavas, quartas e semifinal há apenas um critério de desempate: o regulamento dá vantagem para quem tiver maior saldo de gols. Em caso de empate neste quesito, a decisão vai para os pênaltis.

A grande decisão, por sua vez, tem uma particularidade. Se ao final dos 90 minutos a partida ficar empatada, as equipes jogam 30 minutos de prorrogação, dividida em dois tempos de 15 cada. Se a igualdade persistir, o campeão será decidido nos pênaltis.

Datas importantes

É preciso que os clubes se atentem a algumas datas para regularizar sua participação no torneio. Confira as mais importantes delas abaixo, para ficar por dentro de todos os detalhes!

  • Apresentação da lista de jogadores e corpo técnico para a disputa da competição: 2 de abril (sábado);
  • Apresentação do formulário de inscrição provisório de no máximo cinco atletas: 2 de abril (sábado);
  • Apresentação de documentos para regularização da situação dos atletas: 4 de abril para participação no primeiro jogo; 11 de abril para participação no segundo jogo; e 25 de abril para participação no terceiro jogo;
  • Apresentação do formulário para substituição de jogadores (até cinco) para as oitavas de final: 25 de junho;
  • Apresentação do formulário de inscrição provisório dos jogadores para as oitavas de final: 25 de junho;
  • Apresentação de documentos para regularização da situação dos atletas para as oitavas de final: 27 de junho;
  • Apresentação do formulário para substituição de jogadores (até três) para as quartas de final: 30 de julho;
  • Apresentação do formulário para substituição de jogadores (até três) para a semifinal: 27 de agosto;
  • Apresentação do formulário de substituição de
  • Troca de goleiro por lesão: até às 15h (do Brasil) do dia anterior à partida;

É importante pontuar, ainda, que as equipes classificadas diretamente para a fase de grupos, como é o caso do Corinthians, podem inscrever até 50 jogadores na lista inicial. Nela, os atletas devem aparecer numerados de acordo com o número de suas camisas.

O regulamento ainda proíbe que a cota de jogadores inscrita na lista inicial seja aumentada. Ou seja, se o clube optar por inscrever menos de 50 atletas, não poderá "completar" a lista depois. São permitidas apenas substituições, nas condições e datas citadas acima.

Olho neles!

O regulamento da competição prevê a possibilidade de um atleta ser inscrito por mais de um clube ao longo da edição. O máximo, no entanto, é de dois times diferentes. Apesar disso, existem algumas regras.

Um atleta que tenha disputado a fase preliminar só pode defender outro time a partir da fase de grupos. Já um jogador que tenha disputado a fase de grupos com uma equipe só pode defender outra a partir das oitavas de final.

Além disso, a partir das oitavas de final, um atleta não pode defender dois times diferentes: ao ser inscrito por um clube, o jogador só poderá atuar por este mesmo até o final da edição. Por fim, não é permitido que, após deixar seu primeiro time e ser inscrito por um segundo, o atleta volte a aparecer na lista de seu clube "original".

Programação

As datas e horários específicos de cada jogo serão decididas de acordo com o avanço da competição. Previamente, no entanto, a Conmebol definiu que as partidas aconteçam geralmente terças, quartas e quintas-feiras, seguindo a divisão de horário abaixo:

  • Na fase de grupos:

Terças-Feiras: 19.15 e 21.30
Quartas-Feiras: 19:00, 21:00 e 23:00
Quintas-Feiras: 19:00, 21:00 e 23:00

  • Nas demais fases:

Terças-Feiras – 19:15 e 21:30
Quartas-Feiras – 19:15 e 21:30
Quintas-Feiras – 19:15 e 21:30

Cuidado com os cartões

O regulamento prevê que o acumulo de três cartões amarelos resulte na suspensão do atleta ou profissional da comissão da partida seguinte. Os cartões serão zerados a partir das oitavas de final, mas o atleta que chegar a três cartões na última partida da fase de grupos deverá cumprir a suspensão no primeiro jogo das oitavas de final.

Caso o atleta participe da edição da Sul-Americana no mesmo ano e tenha recebido na Libertadores alguma suspensão maior que o número restante de jogos a serem disputados, ele deverá cumpri-la na nova competição. A regra se aplica para expulsões ou sanções recebidas por órgão judicial. Já no caso dos cartões amarelos, esta "transferência de punição" não acontece.

A torcida

A Conmebol não permite que não haja cobrança de ingressos para os jogo. A entidade ainda determina que seja previamente autorizada qualquer tipo de promoção feita pelo clube em relação às entradas.

O regulamento estipula também um valor máximo para o ingresso da torcida visitante. O maior preço possível deve ser correspondente à média do cobrado da torcida mandante. Além disso, a torcida visitante tem direito a dois mil ingressos nas fases de grupo, oitavas e quarta de final. Já na semifinal, essa quantidade dobra.

Confira os jogos do Corinthians na fase de grupos da Libertadores 2022

Próximos jogos do Corinthians
DataConfrontoCompetição
05 Abr,
Ter, 21h30
Always Ready x Corinthians
Transmissão: Conmebol TV e SBT
Libertadores
13 Abr,
Qua, 21h00
Corinthians x Deportivo Cali
Transmissão: ESPN
Libertadores
26 Abr,
Ter, 21h30
Corinthians x Boca Juniors
Transmissão: ESPN e SBT
Libertadores
04 Mai,
Qua, 21h00
Deportivo Cali x Corinthians
Transmissão: Conmebol TV
Libertadores
17 Mai,
Ter, 21h30
Boca Juniors x Corinthians
Transmissão: ESPN e SBT
Libertadores
26 Mai,
Qui, 21h00
Corinthians x Always Ready
Transmissão: Facebook da Conmebol
Libertadores

Veja mais em: Libertadores da América, Torcida do Corinthians e Especiais do Meu Timão.

Veja Mais:

  • Nacional x Corinthians

    Corinthians visita o Nacional no Paraguai pela Sul-Americana; acompanhe em tempo real

    ver detalhes
  • Wesley vem para mais uma partida como titular do Corinthians

    Corinthians define titulares para encarar o Nacional-PAR pela Sul-Americana; veja escalação

    ver detalhes
  • Raniele teve quadro médico atualizado pelo Corinthians

    Corinthians confirma lesões de Raniele e Vera e atualiza quadro de Palacios; veja lista atualizada

    ver detalhes
  • Corinthians joga contra o Nacional-PAR pela Sul-Americana

    Confira as duas opções para assistir ao jogo entre Corinthians e Nacional-PAR pela Sul-Americana

    ver detalhes
  • Corinthians oferece instalações para clubes do Rio Grande do Sul em meio a catástrofe climática

    Corinthians oferece instalações para clubes do Rio Grande do Sul em meio a catástrofe climática

    ver detalhes
  • Corinthians enfrenta o Nacional, às 19h, no Defensores del Chaco

    Corinthians visita o lanterna Nacional-PAR em busca da liderança na Sul-Americana; saiba tudo

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: