Corinthians enfrenta adversário pela primeira vez em sua história em duelo pela Copa do Brasil

4.9 mil visualizações 30 comentários

Portuguesa do RIo vai jogar pela primeira vez contra o Corinthians na terceira fase da Copa do Brasil

Portuguesa do RIo vai jogar pela primeira vez contra o Corinthians na terceira fase da Copa do Brasil

Nathan Diniz/A.A Portuguesa

O Corinthians conheceu seu adversário na terceira fase da Copa do Brasil. O clube do Parque São Jorge vai ter um adversário inédito em sua história de mais de 111 anos na estreia do torneio nacional: a Portuguesa do Rio de Janeiro.

O clube carioca foi fundado em 17 de dezembro de 1924, após um jogo de futebol organizado pela Portuguesa Santista. Constantino Paiva, Joaquim Martins Leal e Luís Gomes Teixeira, esse que foi o primeiro presidente da história do time, deram os primeiros passos para a criação da Portuguesa do Rio.

Apesar de ambas as equipes possuírem uma longa história, elas nunca se enfrentaram, mesmo com os torneios nacionais e até mesmo interestaduais. A Portuguesa faz a sua primeira aparição na Copa do Brasil.

Além do torneio nacional, em 2022, a Portuguesa também disputa a quarta divisão do Campeonato Brasileiro. Os cariocas também jogaram a divisão principal do campeonato estadual, sendo eliminado na semifinal da Taça Rio pelo Resende.

Em sua primeira edição na Copa do Brasil, a Portuguesa-RJ já passou por duas fases: na primeira, eliminou a equipe do CRB, enquanto na segunda deixou o Sampaio Correia pelo caminho. Agora, na terceira fase, enfrenta o Corinthians visando, mais uma vez, ser a zebra.

Existe a possibilidade, porém, da equipe carioca ter que mandar o seu jogo fora de seu estádio. De acordo com o regulamento da Copa do Brasil, jogos válidos entre a terceira e quinta fase só poderão ser realizados para uma capacidade mínima de dez mil pessoas.

O Estádio Luso-Brasileiro não tem essa capacidade e, por conta disso, o time carioca deve encontrar um outro local para realizar o jogo contra o Timão. A casa da Portuguesa tem capacidade para, aproximadamente, cinco mil torcedores - praticamente metade do mínimo exigido pela CBF.

Sendo assim, a tendência é do Corinthians mandar o jogo normalmente na Neo Química Arena, enquanto o adversário terá que encontrar um estádio. O Timão viaja para o Rio de Janeiro na primeira partida e decide a classificação da terceira fase em casa. De acordo com a programação da Copa do Brasil, a data da partida de ida será entre os dias 20 e 21 de abril, enquanto o de volta está programado para o dia 11 ou 12 de maio.

O classificado da terceira fase da Copa do Brasil será conhecido em jogos de ida e volta e sem gol qualificado. O clube do Parque São Jorge estava no Pote 1, enquanto a Portuguesa, por conta de sua classificação no Ranking Nacional de Clubes, estava no Pote 2.

O Corinthians vai em busca da quarta conquista da Copa do Brasil em sua história. Em seis finais que o Timão chegou, o clube saiu com o título em 1995, 2002 e 2009. Além da questão esportiva, a Copa do Brasil também é interessante na questão financeira. O campeão vai ser premiado em R$ 60 milhões apenas com a conquista do título. Começando na terceira fase, como o caso do Timão, o prêmio total pode chegar a R$ 76,6 milhões.

Veja mais em: Copa do Brasil.

Veja Mais:

  • Corinthians foi derrotado pelo Palmeiras

    Corinthians é superado pelo Palmeiras e sofre primeira derrota como mandante no Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians inicia o mata-mata do Brasileirão neste domingo

    Corinthians visita Real Brasília em primeiro jogo das quartas de final do Brasileiro Feminino

    ver detalhes
  • Corinthians ainda pode ser ultrapassado na tabela nesta rodada

    Corinthians vê Palmeiras abrir vantagem e pode perder posição no Brasileiro; veja tabela

    ver detalhes
  • Treinador do Corinthians deu respostas duras durante a coletiva após o Dérbi

    VP ironiza pergunta sobre medo de ser demitido do Corinthians: 'Sabe quanto dinheiro eu tenho?'

    ver detalhes
  • Renato Augusto foi eleito o melhor do Corinthians na noite contra o Palmeiras

    Meia é eleito craque do Corinthians em noite de derrota em Dérbi; lateral é o pior

    ver detalhes
  • Torcida do Corinthians cobrou os jogadores após derrota no Dérbi

    Torcedores do Corinthians cobram atletas na saída do estádio após derrota em Dérbi

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

x