Venha fazer parte da KTO
x

Ministério Público de São Paulo abre inquérito para investigar casos de racismo no futebol paulista

1.8 mil visualizações 19 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Ministério Público abre investigação para casos de racismo no futebol paulista

Ministério Público abre investigação para casos de racismo no futebol paulista

Danilo Fernandes/ Meu Timão

Nesta quarta-feira, o Ministério Público de São Paulo estabeleceu inquérito civil para investigar casos de racismo e de outras formas de discriminação no futebol paulista. O procedimento investigativo, está sob responsabilidade do Gecradi (Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Intolerância), mas também conta com promotores da promotoria dos Direitos Humanos e do Jecrim (Juízado Especial Criminal), que é responsável por casos que envolvem ao Estatuto do Torcedor.

O inquérito tem como objetivo, investigar o que vem motivando as ações racistas e quais as medidas que foram tomadas para evitar que elas ocorram. A partir disso, conseguir definir as propostas de educação e prevenção. O processo investigativo tem prazo inicial de um ano.

"Estádio não pode ser lugar de permissividade, não pode ser uma terra sem lei. A atividade desenvolvida ali é lícita, um bem cultural, mas como em qualquer lugar, a lei impera e vige e deve ser aplicada nos mesmos termos do lado de fora do estádio" afirmou o promotor Bruno Orsini, do Gecradi, ao ge.globo.

"(No fim) a gente espera ter rastreado, junto às associações civis que atuam no futebol, os principais gatilhos de prática de racismo nos estádios. A partir da compreensão desses elementos, pensar estratégias para ter um olhar e atuação direcionados com vistas a debelar esses elementos. Para tornar o estádio um lugar seguro a todos que o frequentam, e especialmente a grupos vulneráveis" – completou Orsini, também ao ge.globo.

Durante a última semana, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), promoveu o primeiro seminário de Combate ao Racismo. No evento, a instituição revelou que foram registrados 64 casos de racismo no futebol até agosto deste ano, o mesmo número de 2021.

Neste ano o Corinthians sofreu com racismos dentro do seu estádio. Na Libertadores, no duelo contra o Boca Juniors, um torcedor argentino foi preso por praticar gestos racistas para os torcedores corinthianos.

O Ministério Público enviou ofícios à Federação Paulista de Futebol, à Secretaria de Justiça e à Secretaria de Segurança Pública para indagar sobre as medidas preventivas e as outras ações relacionadas. Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos também foram informados do inquérito para que possam se manifestar.

Vale lembrar, que o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, sugeriu perda de ponto para punir prática de racismo no Brasil. O Corinthians se posicionou em relação a proposta de punição e manteve uma postura neutra.

Veja mais em: Violência no futebol.

Veja Mais:

  • Corinthians já esteve em campo em todas as datas possíveis de um ano

    Você sabia que o Corinthians já jogou em todos os dias do ano? Veja a nova ferramenta do Meu Timão

    ver detalhes
  • Kayke tem contrato com o Corinthians até março de 2025

    Conversas entre Corinthians e Kayke para renovação de contrato não evoluem; entenda cenário

    ver detalhes
  • Isac é o novo reforço do Corinthians para o Sub-17

    Meia aparece no BID e se torna a 29ª contratação para a base do Corinthians em 2024

    ver detalhes
  • Corinthians recebe o Fortaleza em busca de dar sequência ao bom momento na temporada

    Corinthians recebe o Fortaleza em busca de dar sequência ao bom momento na temporada; saiba tudo

    ver detalhes
  • Rodrigo Garro volta a ficar a disposição do Corinthians após suspensão na Copa do Brasil

    Corinthians encerra preparação para encarar o Fortaleza com possíveis retornos; veja provável time

    ver detalhes
  • As novas camisas do Corinthians já estão disponíveis para compra

    Novas camisas do Corinthians já estão disponíveis para venda; saiba como comprar

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: