Venha fazer parte da KTO
x

Grupo de sócios do Corinthians pede que estatuto diminua tempo mínimo para voto em caso de mudança

1.6 mil visualizações 14 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Dentro do Parque São Jorge é debatida a possibilidade do aumento do mandato de Duilio Monteiro Alves na presidência do Corinthians por um ano

Dentro do Parque São Jorge é debatida a possibilidade do aumento do mandato de Duilio Monteiro Alves na presidência do Corinthians por um ano

Reprodução / Twitter

Dentro do Parque São Jorge é debatida é a possibilidade do aumento do mandato de Duilio Monteiro Alves na presidência do Corinthians por um ano (até fim de 2024). O desejo parte de alguns sócios e conselheiros do clube. O grupo de sócios "Só Corinthians" se manifestou nas redes sociais afirmando que qualquer mudança no mandato atual seria golpe e pedindo que, em caso de alteração no estatuto, o tempo mínimo para um novo sócio votar seja reduzido. A Gaviões da Fiel endossou a nota.

Depois de veiculada pelo Meu Timão, a possibilidade de mudança de estatuto passou a ser criticada por torcedores nas redes sociais. Nesta segunda-feira, o grupo de sócios "Só Corinthians" emitiu uma nota reivindicando que a mudança de estatuto, caso ocorra, também altere o direito a voto de cinco anos, como é atualmente, para três.

"Questionamos: seria justo ou razoável o sócio esperar nove anos para votar? O Corinthians não tem dono e a tentativa de perpetuar um grupo no poder não é compatível com um clube desse tamanho. A alternância no poder é elemento fundamental na Democracia. Em tempo: qualquer tentativa de prorrogar o atual mandato, é golpe e não deve sequer ser debatida" - veja a nota completa abaixo.

Da maneira como está no estatuto, um novo sócio tem direito a voto apenas depois de cinco anos dentro do clube. Dessa maneira, como salientado na nota, uma pessoa que se associar depois de dezembro deste ano, só poderia passar a votar nas eleições do clube em 2031, daqui nove anos, afinal, as próximas votações ocorreriam em 2024 e 2028.

A Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do clube, se manifestou nas redes sociais concordando e divulgando a nota do movimento. "Fazemos das palavras do @SohCorinthians as nossas. Leiam a nota!", escreveu a entidade em publicação nas redes sociais.

Gaviões endossa nota do movimento Só Corinthians que pede que mudança no estatuto acompanhe o tempo mínimo de direito a voto

Gaviões endossa nota do movimento "Só Corinthians" que pede que mudança no estatuto acompanhe o tempo mínimo de direito a voto

Reprodução

Entenda a situação

Neste momento existe uma Comissão de Reforma Estatutária que estuda diversas mudanças no regulamento interno do Corinthians, entre elas, a extensão do vínculo do presidente e dos conselheiros por doze meses, passando de três para quatro anos.

E é com base nessa possibilidade de mudança estatutária que pessoas que apoiam Duilio passaram a articular internamente por uma mudança já nesta gestão. Ou seja, com o próprio Duilio usufruindo de um período maior de permanência.

A situação causa bastante discórdia entre sócios e conselheiros, inclusive, dentro do próprio grupo político de Duilio. Há bastante rejeição para tal possibilidade. A reportagem do Meu Timão conversou com alguns membros do Conselho Deliberativo que enxergam tentativa de golpe desses sócios e conselheiros.

De acordo com o presidente da Comissão, André Luiz de Oliveira, o André Negão, o texto do documento que está sendo finalizado, a princípio, deixará claro que a mudança para um mandato de quatro anos valerá apenas a partir da próxima gestão (janeiro de 2024 a dezembro de 2027).

A reportagem colocou à disposição da assessoria de imprensa do Corinthians a possibilidade de uma manifestação de Duilio sobre o assunto, mas não houve resposta até a publicação dessa matéria.

Assim que a Comissão de Reforma Estatutária terminar os trabalhos, o documento será submetido ao crivo do Conselho Deliberativo e, posteriormente, será a vez da votação dos associados (Assembleia Geral). Apenas após o aval dos dois órgãos é que as mudanças passarão a valer na prática.

Confira a nota do grupo "Só Corinthians"

Veja mais em: Torcidas organizadas, Estatuto do Corinthians e Duílio Monteiro Alves.

Veja Mais:

  • Corinthians divulga escalação para enfrentar o Botafogo pelo Brasileiro Feminino

    Corinthians divulga escalação para enfrentar o Botafogo pelo Brasileiro Feminino; veja o time

    ver detalhes
  • Kadu Mello ao lado de dirigentes do Corinthians na parte de imprensa da Neo Química Arena

    Familiares e conhecidos de Augusto Melo deixam de frequentar o Corinthians após incômodo do elenco

    ver detalhes
  • Yuri Alberto participou normalmente da atividade com bola e pode voltar a ser relacionado

    Corinthians finaliza trabalhos para enfrentar o Nacional pela Sul-Americana; veja possível time

    ver detalhes
  • Igor Coronado foi um dos jogadores recuperados de lesão que treinaram normalmente na manhã desta segunda-feira, no CT Joaquim Grava

    Trio treina com bola antes de jogo e pode voltar a ser relacionado pelo Corinthians

    ver detalhes
  • Botafogo e Corinthians terá transmissão exclusiva no SporTV

    Saiba a única opção de transmissão para Botafogo e Corinthians pelo Brasileirão Feminino

    ver detalhes
  • Fabinho Soldado tem um auxiliar no dia a dia do clube

    Saiba quem é o funcionário que ajuda Fabinho Soldado no dia a dia do Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: