Venha fazer parte da KTO
x

Ex-técnico do Corinthians fala sobre chance em seleção e tenta vaga para a Eurocopa

15 mil visualizações 70 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Sylvinho treinou o Corinthians entre 2021 e 2022

Danilo Fernandes / Meu Timão

Treinador do Corinthians entre 2021 e 2022, Sylvinho assumiu o comando técnico da seleção da Albânia em dezembro do ano passado. Agora, o comandante se prepara para realizar sua estreia ao lado dos albaneses visando a classificação para a Eurocopa de 2024.

Em entrevista à ESPN, o técnico falou sobre como é assumir a seleção albanesa e como está sendo sua adaptação ao país europeu.

"Estou contente com a oportunidade que recebi. Nossa comissão técnica é internacional. Espero levar o nome do futebol brasileiro, mas aprendi muitas coisas na Espanha, Inglaterra e Itália", contou.

"Não preciso por enquanto de intérprete porque a grande maioria fala italiano ou inglês, o que facilitou para mim. Alguns até falam espanhol. Aprendi a falar italiano para ser auxiliar do Roberto Mancini na Inter de Milão e depois ficar em Milão pela Seleção Brasileira", complementou.

Começo do trabalho

Essa vai ser a primeira vez que o Sylvinho comandará uma seleção. Fora o Corinthians, o técnico também comandou o Lyon, da França. No entanto, o treinador conta com uma certa experiência por ter sido auxiliar de Tite na Seleção Brasileira durante quase quatro anos.

"No clube você consegue corrigir o trabalho no dia a dia, mas na seleção você precisa trabalhar de forma bem diferente", apontou o técnico.

Para lhe auxiliar, Sylvinho conta com um rosto conhecido da Fiel: Doriva, que forma parte da comissão desde os tempos do Parque São Jorge. Além dele, Zabaleta, lateral argentino e ídolo do Manchester City-ING, também está trabalhando ao seu lado. Sylvinho explicou a escolha pelo ex-companheiro - vale lembrar que ambos atuaram juntos pelo Manchester City em 2010.

"Na época de jogador, o Zabaleta já tinha grande interesse pela parte técnica, física e tática. Nossa relação sempre foi muito boa. O Doriva é mais calmo, mas eu e o Zabaleta somos mais agitados (risos)", contou.

Agora, instalado em Tirana, capital da Albânia, o ex-Corinthians tenta levar o país à próxima edição da Eurocopa. Porém, o objetivo é complicado. O país não é dos mais tradicionais no mundo do futebol, nunca disputou uma Copa do Mundo e fez sua estreia na competição europeia em 2016.

Fora o peso nacional, Sylvinho também terá um certo pesar em si, já que tem contrato válido apenas até o fim da Eurocopa 2024. Caso não obtenha sucesso, o técnico tende a não ter o vínculo renovado.

A Albânia está, ao lado de Polônia, República Tcheca, Moldávia e Ilhas Faroe, no Grupo E das eliminatórias para a Euro. Inicialmente, apenas os dois melhores colocados conquistam suas vagas.

"Nosso grupo é bastante equilibrado e difícil. São apenas oito jogos. Nossa intenção é disputar uma das vagas. Temos atletas que tem boa qualidade física e técnica. Vamos colocar as nossas ideias para isso", disse.

Para concluir o objetivo, Sylvinho conta que tem analisado diversos jogadores albaneses.

"Tenho viajado com bastante frequência para ver os jogadores de perto e conversar com eles. Nós queremos desenvolver um trabalho com muita intensidade", iniciou.

"Já sabia que tínhamos atletas em grandes ligas da Europa, principalmente na Itália. Tem muitos filhos e netos de albaneses que nasceram em outros países que possuem potencial para serem convocados. Eu também acompanho o campeonato local, que revelou vários jogadores para grandes cenários da Europa", concluiu.

Pelo Corinthians, Sylvinho acumulou 43 jogos, sendo 16 vitórias, 14 empates e 13 derrotas. O treinador assumiu a equipe no decorrer do Campeonato Brasileiro de 2021 e foi despedido no Paulista de 2022 após ser superado pelo Santos.

A estreia do treinador a frente da Albânia acontece nesta segunda-feira, às 15h45. O brasileiro enfrenta a Polônia, fora de casa, visando começar as eliminatórias com o pé direito.

Veja mais em: Sylvinho e Ex-jogadores do Corinthians.

Veja Mais:

  • Cássio não é mais jogador do Corinthians

    Cássio não é mais jogador do Corinthians

    ver detalhes
  • Da chegada como desconhecido a ídolo: relembre a trajetória de Cássio com a camisa do Corinthians

    Da chegada como desconhecido a ídolo: relembre a trajetória de Cássio com a camisa do Corinthians

    ver detalhes
  • O Corinthians aumentou o valor do patrocínio em R$ 90 milhões

    Corinthians renegocia e assina contrato de mais de R$ 300 milhões com a Brax; entenda

    ver detalhes
  • Gabigol é punido pelo Flamengo após aparição com camisa do Corinthians

    Gabigol é punido pelo Flamengo após aparição com camisa do Corinthians; veja sanções

    ver detalhes
  • Gui Negão renovou com o Corinthians até junho de 2027

    Atacante do Sub-20 do Corinthians renova contrato com multa de 100 milhões de euros

    ver detalhes
  • Tiago Nunes foi outro que não resistiu a uma derrota em clássico

    Ex-técnicos do Corinthians trocam farpas sobre período no Timão em entrevistas; veja

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: