Venha fazer parte da KTO
x

Raio-x da Libertadores: conheça o Liverpool, primeiro adversário do Corinthians

3.5 mil visualizações 27 comentários Reportar erro

Liverpool será o primeiro adversário do Corinthians na Libertadores 2023

Liverpool será o primeiro adversário do Corinthians na Libertadores 2023

Divulgação/Liverpool

Nesta segunda-feira, o Corinthians conheceu Independiente Del Valle (EQU), Argentinos Juniors (ARG) e Liverpool (URU) como adversários na primeira fase da Copa Libertadores de 2023. As partidas acontecem entre os meses de abril e junho, em turno e returno.

No caso de Del Valle e Argentinos Juniors, as memórias da Fiel são mais claras. O primeiro deles foi responsável por eliminar o Timão na Sul-Americana de 2019, enquanto o segundo recentemente negociou o volante Fausto Vera com o clube do Parque São Jorge.

Quanto ao Liverpool, as informações ainda são poucas na cabeça da torcida do Corinthians. E justamente por isso, o Meu Timão prepara abaixo um compilado de todas as informações sobre o time uruguaio, primeiro adversário do Timão nesta Libertadores. Confira!

Time antigo, história recente

O Liverpool foi fundado em 1915 na cidade de Montevidéu, capital do Uruguai. Ainda que o nome remeta ao gigante inglês Liverpool, sua escolha surgiu de modo aleatório, quando um dos fundadores colocou o dedo em cima de uma cidade qualquer em um globo terrestre. O ponto em questão era a cidade de Liverpool, na Inglaterra.

Ainda que seja mais do que centenária, a equipe demorou a se estabelecer no cenário nacional e continental do futebol. Os primeiros títulos de expressão vieram a partir de 2019, como o Torneo Apertura (2022), o Torneo Clausura (2020) e a Supercopa Uruguaia (2020 e 2022).

Internacionalmente, a equipe ainda não tem conquistas, mas se tornou presença frequente na Libertadores e na Sul-Americana. A equipe chegou a vender caro sua eliminação em confrontos contra times brasileiros, como Grêmio e Fluminense, e desclassificou o Bahia na Sul-Americana de 2019.

"Freguês" de brasileiros e estreia contra o Corinthians

Essa Libertadores irá marcar os primeiros jogos do Liverpool contra o Corinthians na história de ambos os clubes. Isso não se aplica ao Independiente Del Valle e ao Argentinos Juniors, outros times da chave, que já enfrentaram o Timão em outras oportunidades.

Contra times brasileiros, no geral, o histórico da equipe uruguaia passa longe de ser favorável. Em 14 jogos disputados contra equipes do futebol brasileiro, o Liverpool conseguiu quatro vitórias, dois empates e oito derrotas, o que representa 33% de aproveitamento dos pontos disputados.

A viagem

O Liverpool costuma mandar seus compromissos no modesto Estádio Belvedere, que acomoda 10.000 torcedores. O campo fica no bairro de Belvedere, localizado na região metropolitana de Montevidéu.

O deslocamento da delegação do Corinthians para o jogo contra o Liverpool passa longe de ser das mais complicadas dentre os possíveis cenários propostos pela Libertadores. Um voo de São Paulo para Montevidéu leva aproximadamente 2h30, com mais 40 minutos de estrada para chegar ao Estádio Belvedere.

Dentre os demais times do grupo, o tempo de viagem é praticamente o mesmo em relação ao confronto contra o Argentinos Juniors. Já o Independiente Del Valle cria um cenário bem mais complicado, com mais horas de voo e altitude como fatores dificultadores.

Momento atual

No atual estágio da temporada, o Liverpool ainda encontra algumas dificuldades para manter uma regularidade positiva em seus resultados. Nos oito primeiros jogos do Apertura, como se denomina o primeiro turno do Campeonato Uruguaio, a equipe obteve 12 pontos em oito jogos disputados, com três vitórias, três empates e duas derrotas.

Apesar de ocupar a sétima colocação, a disputa pelas primeiras posições não é um desejo dos mais distantes. O líder geral Peñarol está apenas cinco pontos na frente do Liverpool, sendo que ainda restam sete jogos para o encerramento do Apertura.

O principal destaque do time nos primeiros jogos do ano é o meia Alan Medina. Em nove partidas disputadas, o jogador anotou três gols e ainda colaborou com mais duas assistências.

O elenco do Liverpool

  • Goleiros: Rafael Hornos, Sebastián Lentinelly e Sebastián Britos
  • Defensores: Miguel Samúdio, Mateo Antoni, Gervásio Oliveira, Juan Izquierdo, Gastón Martirena, Lucas Lemos, Alvaro Gracés, Ignácio Rodríguez, Kevin Amaro, Federico Pereira e Gonzalo Perez
  • Meias: Martín Barros, Yordi López, Matías Zunino, Fabrício Díaz, Alan Medina, Marcelo Meli, Matías Silva, Gonzalo Napoli, Ezequiel Fraga e Facundo Trindad
  • Atacantes: Maicol Cabrera, Renzo Machado, Luciano Rodríguez, Leandro Otormín, Rodrigo Rivero e Ruben Bentancourt

Veja mais em: Libertadores da América.

Veja Mais:

  • Felipe Fernandes de Lima apitou um jogo do Timão após três anos

    Árbitro relata arremesso de objeto inusitado em súmula do jogo Corinthians e Fortaleza

    ver detalhes
  • António Oliveira antes da partida

    António Oliveira ironiza CBF e vê mudança de horário do jogo como desrespeito ao Corinthians

    ver detalhes
  • Raniele diante o Fortaleza

    Volante do Corinthians sobe o tom por 'cera' do Fortaleza, mas dá formula para os próximos jogos

    ver detalhes
  • Gustavo Mosquito deixa Neo Química Arena com mal-estar após segundo jogo como titular do Corinthians

    Gustavo Mosquito deixa Neo Química Arena com mal-estar e vira dúvida no Corinthians; saiba detalhes

    ver detalhes
  • Matías Rojas e Messi celebrando gol

    Em meio a briga judicial com o Corinthians, Rojas anota primeiros gols nos EUA com passe de Messi

    ver detalhes
  • O Corinthians parou em boa atuação do goleiro João Ricardo e somou apenas um ponto no Brasileirão

    Corinthians para em boa atuação de goleiro e fica só no empate contra o Fortaleza no Brasileirão

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: