Venha fazer parte da KTO
x

Guia do Meu Timão: tudo sobre sobre a disputa do Corinthians no Campeonato Paulista de 2024

10.0 mil visualizações 26 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Vagner Love foi autor do gol do último título do Timão no Campeonato Paulista, em 2019

Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Vai começar o Campeonato Paulista 2024! O Corinthians inicia sua trajetória na competição neste domingo. Na Neo Química Arena, o Timão vai encarar o Guarani, às 18h, na estreia oficial da temporada.

O clube do Parque São Jorge é o maior vencedor do torneio, com 30 títulos conquistados. A equipe de Mano Menezes vai em busca de colocar mais uma taça na conta e o Meu Timão preparou para você, torcedor corinthiano, um guia completo da competição. Confira!

Sistema de disputa

O Paulistão é disputado em duas modalidades: fase de grupos no início e eliminatórias nas fases finais. Porém, cada vitória, empate ou derrota, seja em qualquer fase do torneio, é contabilizado na tabela geral, fazendo diferença nos mandos das eliminatórias.

Fase de grupos

Na fase de grupos, cada time enfrenta todos os adversários da competição, exceto os rivais do próprio grupo. É apenas uma partida por adversário, não tendo o "jogo de volta". Sendo assim, com quatro grupos e quatro equipes em cada um, cada time jogará 12 jogos nesta etapa - seis em casa e seis fora.

O sistema de pontuação é padrão, três pontos pela vitória e um pelo empate. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para as quartas. Os dois piores pontuadores da competição, dentre todos os não classificados, são rebaixados para a Série A 2 do Paulista.

Os critérios de desempates seguem a seguinte ordem:

  • maior número de vitórias;
  • maior saldo de gols;
  • maior número de gols marcados;
  • menor número de cartões vermelhos recebidos;
  • menor número de cartões amarelos recebidos
  • sorteio público na sede da FPF.

A Taça Independência, mais conhecida como Taça do Interior, não será disputada em 2024.

Eliminatórias

Passam oito equipes para o mata-mata e inicia então, as quartas de finais da competição. Cada um dos primeiros colocados enfrenta o segundo colocado do mesmo grupo. Por exemplo, o primeiro colocado do Grupo A enfrenta o segundo do próprio A. A partida é decidida em jogo único, com mando do melhor pontuado.

Avançando à semi, que também têm jogos únicos, os confrontos serão definidos pela soma de pontos de todas as fases anteriores. Dessa maneira, o clube remanescente de melhor campanha joga em casa contra o clube remanescente que menos somou pontos. Já o segundo melhor colocado na tabela geral, pega o terceiro, também com o mando de campo.

A grande decisão é finalmente disputada em dois jogos, ida e volta.

Vale lembrar que nessa etapa, jogos que terminam empatados terão penalidades direto. Na final, o empate também leva aos pênaltis. A competição não comporta a vantagem do gol fora.

Grupos

Apresentada a modalidade de disputa, o Meu Timão preparou um acervo completo dos grupos sorteados para o Paulistão 2024.

O grupo do Timão é o C. Além do Corinthians, o grupo terá Red Bull Bragantino, Inter de Limeira e Mirassol. Esse é o único grupo que tem duas equipes da Série A do Brasileirão.

Sendo assim, os possíveis adversários do Timão nas quartas, em caso de classificação, são os próprios Red Bull Bragantino, Inter de Limeira ou Mirassol.

O grupo A, por sua vez, é composto por Santos, Ituano, Portuguesa e Santo André. O B, conta com Água Santa, Guarani, Palmeiras e Ponte Preta. Por fim, o grupo D vai ter Botafogo, Novorizontino, São Bernardo e São Paulo.

Sistema de inscrição

Serão duas listas, A e B.

Na Lista A, cada clube pode inscrever até 26 atletas, sendo três goleiros e 23 jogadores de linha. A primeira relação deve ser feita até o dia 19 de janeiro, depois, os clubes podem fazer registros adicionais até 16 de fevereiro.

Após o prazo, o clube pode fazer alterações em caso de classificação para a fase eliminatória, sendo o número limite de quatro atletas. Estas mudanças devem ser feitas até o dia 15 de março.

Todos os 26 atletas necessitam ter seus contratos de trabalho formalizados no sistema da Federação Paulista de Futebol e no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF.

Já na Lista B, a composição é formada por jogadores comprovadamente formados nas categorias de base do clube. Nela, os jogadores poderão ser inscritos durante toda a participação do clube na competição.

O Meu Timão fez um levantamento de informações completo sobre a regra de inscrições dos jogadores - veja clicando aqui.

Copa do Brasil

É importante ressaltar que atualmente o Paulista é importante para a classificação na Copa do Brasil. Os cinco melhores na classificação final asseguram a vaga para a edição de 2025.

VAR

A competição conta com árbitro de vídeo em todas as rodadas, seja na fase de grupo ou nas eliminatórias.

Maiores vencedores

Das 16 equipes que disputarão o Campeonato Paulista em 2024, nove possuem ao menos um título na competição.

O Timão é o maior vencedor e vai em busca da 31ª taça do Paulista. O Palmeiras, com 25, é a segunda equipe com mais títulos no estado. O São Paulo e o Santos, empatados, têm 22 títulos cada.

A Portuguesa, com três taças, é a equipe fora dos grandes do estado que tem mais títulos. Seguida por Ituano, com dois títulos, e Inter de Limeira, São Caetano e Bragantino, com um título cada.

Retrospecto recente do Timão

O Corinthians é o maior vencedor do torneio, com trinta títulos conquistados. Porém, o último triunfo foi em 2019, ainda com Carille no comando da equipe.

Na ocasião, o Timão vinha de um bicampeonato. Fábio Carille comandou o time nos títulos de 2017, em cima da Ponte-Preta, e 2018, em cima do Palmeiras, no famoso "Paulistinha Day", quando o Timão ergueu a taça na casa do rival após as penalidades.

O técnico ainda retornou ao clube no início de 2019, para conquistar o tri, numa final emocionante contra o São Paulo. O jogo final foi em Itaquera, e o agregado estava em 1 a 1, quando Vagner Love marcou um golaço de voleio e botou o Timão com a mão na taça.

De lá pra cá, o Timão chegou somente em mais uma final. Foi justamente em 2020, quando perdeu para o Palmeiras, nos pênaltis. Em 2021, o Corinthians parou mais uma vez no rival, desta vez na semi. A final foi entre Palmeiras e São Paulo naquele ano.

Já em 2022, mais uma eliminação na semifinal. O Timão perdeu de 2 a 1 para o São Paulo no Morumbi e viu a grande decisão mais uma vez ficar entre Palmeiras e São Paulo.

No ano passado, a campanha foi pior. O Corinthians conseguiu uma classificação relativamente tranquila, mas foi eliminado logo nas quartas de finais em plena Neo Química Arena, contra o Ituano. A final teve Palmeiras contra Água Santa.

Como vem os grandes

O Corinthians, junto com o Santos, é a equipe que terá uma das maiores mudanças em relação ao ano passado.

Técnico, presidente e elenco estão todos reformulados para a competição. O Timão chega com seis reforços para o início do torneio. Vale lembrar que Garro e Gustavo Henrique não jogam na estreia.

O Santos, por sua vez, contratou um time completo de jogadores e também passa por uma reformulação dada a queda para a Série B no ano passado.

Já o São Paulo, campeão da última Copa do Brasil, vem com poucas mudanças no plantel. A maior perda da equipe foi a saída de Dorival para a Seleção Brasileira.

Por fim, o Palmeiras é o que passou por menos mudanças. A base do time e o técnico Abel Ferreira permaneceram para 2024. O rival tentará o tri campeonato nesta edição.

Transmissão

Desta vez, o Campeonato Paulista contará com cinco transmissoras diferentes para os jogos. A TV Record faz um jogo por rodada na TV aberta. A TNT será a responsável pela transmissão na TV fechada. A Cazé TV realiza a cobertura de algumas rodadas pelo streaming. Já o HBO Max e Paulistão Play transmitem no sistema pay-per-view. O última realiza a transmissão da maioria dos jogos do Timão - confira abaixo a transmissão das primeiras dez rodadas.

Além do método tradicional, o Meu Timão faz um acompanhamento completo dos jogos do Corinthians na competição. O portal cobre o pré-jogo, durante e pós-jogo em todas as partidas do Timão. É possível ficar ligado em tudo que rola nas rodadas, tanto no YouTube, quanto no site oficial do portal.

Confira os próximos jogos do Corinthians

Próximos jogos do Corinthians
DataConfrontoCompetição
21 Jan,
Dom, 18h00
Corinthians x Guarani
Transmissão: Record e Paulistão Play
Paulista 2024
24 Jan,
Qua, 19h30
Ituano x Corinthians
Transmissão: Cazé TV e Paulistão Play
Paulista 2024
27 Jan,
Sáb, 20h00
São Bernardo FC x Corinthians
Transmissão: TNT e HBO Max
Paulista 2024
30 Jan,
Ter, 19h30
Corinthians x São Paulo
Transmissão: Cazé TV e Paulistão Play
Paulista 2024
04 Fev,
Dom, 16h00
Corinthians x Novorizontino
Transmissão: Cazé TV e Paulistão Play
Paulista 2024
07 Fev,
Qua, 19h30
Santos x Corinthians
Transmissão: TNT e HBO Max
Paulista 2024
11 Fev,
Dom, 16h00
Corinthians x Portuguesa
Transmissão: Cazé TV e Paulistão Play
Paulista 2024
14 Fev,
Qua, 21h35
Botafogo-SP x Corinthians
Transmissão: Record e Paulistão Play
Paulista 2024
18 Fev,
Dom, 18h00
Palmeiras x Corinthians
Transmissão: Record e Paulistão Play
Paulista 2024
25 Fev,
Dom, 20h00
Corinthians x Ponte Preta
Transmissão: TNT e HBO Max
Paulista 2024

Veja mais em: Campeonato Paulista.

Veja Mais:

  • Corinthians voltou a ser derrotado no Brasileirão

    Corinthians joga mal e é derrotado em casa pelo Botafogo em jogo do Campeonato Brasileiro

    ver detalhes
  • Matheuzinho foi alvo de críticas por parte de Neto pelo desempenho contra o Botafogo

    Neto solta o verbo contra laterais do Corinthians e isenta volante em derrota no Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians voltou ao Z4 após nova derrota no Campeonato Brasileiro

    Corinthians entra na zona de rebaixamento após derrota para o Botafogo no Brasileirão; veja tabela

    ver detalhes
  • Corinthians foi criticado pela Fiel após derrota para o Botafogo no Brasileirão

    Fiel não poupa críticas a técnico e ao desempenho do Corinthians em nova derrota no Brasileiro; veja

    ver detalhes
  • Romero enfrentou o irmão gêmeo (ao fundo) pela primeira vez na carreira

    Romero fala sobre má fase do Corinthians no Brasileirão e faz alerta à equipe

    ver detalhes
  • O Corinthians já havia recebido o Botafogo no estádio outras oito vezes

    Corinthians sofre primeira derrota para o Botafogo na história da Neo Química Arena; veja números

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: