Venha fazer parte da KTO
x

Alta expectativa e fim conturbado: relembre a curta passagem de Matías Rojas pelo Corinthians

1.9 mil visualizações 33 comentários Reportar erro

Matías Rojas deixa o Corinthians após curta e turbulenta passagem

Matías Rojas deixa o Corinthians após curta e turbulenta passagem

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Matías Rojas está próximo de deixar o Corinthians após seis meses de sua contratação. Depois de um embaraço financeiro com a diretoria corinthiana, o meia paraguaio e o clube estão em processo de finalização das tratativas para a rescisão antecipada do seu contrato, que, inicialmente, seria válido até julho de 2027. Por isso, o Meu Timão relembra a passagem do meia pelo clube.

O paraguaio chegou ao Corinthians em julho de 2023 após o fim do seu contrato com o Racing, da Argentina. Apesar de não ter negociado diretamente com a equipe argentina, já que o meia ficou livre no contrato no meio do ano, o Timão desembolsou 1,8 milhão de dólares, cerca de R$ 8,64 milhões na cotação da época, para adquirir 80% dos seus direitos econômicos.

Sua chegada gerou grande expectativa nas redes sociais, já que Matías Rojas já era amplamente solicitado pela torcida na internet. Entretanto, apesar da ansiedade por sua estreia, o Corinthians enfrentou dificuldades para conseguir registrá-lo.

Primeiro, o Timão atrasou o anúncio oficial do jogador por conta de um bloqueio temporário imposto ao clube pela Fifa devido ao atraso em um dos pagamentos pelo volante Fausto Vera ao Argentinos Juniors, também da Argentina.

O Corinthians correu para superar este desafio, mas foi pego de surpresa pelo atraso no envio da documentação do atleta por parte do Racing, seu ex-clube. Com isso, Matías Rojas foi integrado ao elenco corinthiano, mas só podia assistir aos jogos do Timão pela tribuna.

Seu anúncio oficial foi feito em 11 de julho, já superados todos os empecilhos, e sua estreia aconteceu quatro dias depois, diante do América-MG, na Neo Química Arena, pela Copa do Brasil. A partida em questão virou os olhos da torcida ao meia paraguaio, já que Rojas, que começou entre os titulares e foi um dos destaques positivos da equipe. O Corinthians venceu aquele jogo por 3 a 2, se classificou à semifinal da competição nos pênaltis e teve o paraguaio como um dos melhores em campo.

A partir deste ponto, porém, a passagem de Matías Rojas pelo Corinthians começou a tomar rumos conturbados. Logo em sua segunda partida pelo Timão, diante do Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, o meia sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo. O jogador ficou afastado de cinco partidas da equipe, na época comandada por Vanderlei Luxemburgo.

Em setembro, Rojas teve outra lesão. No primeiro jogo das semifinais da Conmebol Sul-Americana, o jogador teve uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda. Voltou a ter o mesmo problema em novembro, quando a equipe vivia um momento decisivo na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

Entre os seus períodos de afastamento, porém, Matías Rojas não conseguiu voltar a apresentar o mesmo desempenho da partida contra o América-MG. A torcida passou a criticar sua postura em campo, acusando certa "displicência" do atleta, que errava muitos passes, não demonstrava comprometimento defensivo e, no campo de ataque, não levava o time a gols.

A relação com o Corinthians começou a estremecer em dezembro de 2023, cinco meses após sua chegada. Pouco antes da virada do ano, Matías Rojas entrou em contato com a diretoria alvinegra para reclamar do atraso no pagamento de seus direitos de imagem. Na época, o valor chegava aos R$ 5 milhões, e o atleta cogitou entrar com uma ação na Fifa para rescindir unilateralmente seu contrato.

A possibilidade, porém, assustava a diretoria corinthiana, que estava em processo de transição após as eleições presidenciais. Afinal, caso Rojas conseguisse a intervenção da federação, o Corinthians seria obrigado a pagar integralmente o valor de seu contrato, ou seja, todos os seus salários, até o fim do vínculo.

Pouco depois, em entrevista ao programa Domingo com o Benja, com o apresentador Benjamin Back, da CNN, Augusto Melo afirmou que havia colocado as pendências com o jogador em ordem e disse que Rojas estava feliz naquele momento.

O assunto, porém, voltou à pauta justamente por uma declaração de Benjamin Back. O jornalista anunciou nas suas redes sociais na última quinta-feira que Matías Rojas estaria deixando o Corinthians por falta de pagamento do acordo feito pelos seus direitos de imagem, e que já não teria comparecido ao treino daquela manhã no CT Joaquim Grava. A ausência do jogador no treino, inclusive, foi confirmada pelo Meu Timão.

A novela, porém, foi de curta duração. Nesta sexta-feira a diretoria do Corinthians deu início às tratativas para a rescisão contratual de Matías Rojas e, apesar de entender que as negociações serão complexas, a decisão pelo fim da passagem do jogador no Timão já está tomada.

Matías Rojas encerra uma passagem conturbada e discreta pelo Corinthians sem ter conseguido corresponder às expectativas colocadas em cima dele. Ao todo, o meia fez 30 jogos com a camisa do Timão, 15 deles como titular, e não conseguiu balançar as redes uma única vez, embora tenha dado três assistências.

Veja mais em: Matías Rojas e Augusto Melo.

Veja Mais:

  • Corinthians desembarca no Rio de Janeiro com 24 jogadores para duelo no Brasileirão

    Corinthians desembarca no Rio de Janeiro com 24 jogadores para duelo contra o Flamengo; veja lista

    ver detalhes
  • Corinthians finaliza preparação para enfrentar o Flamengo

    Corinthians encerra preparação para enfrentar o Flamengo pelo Brasileiro; veja possível escalação

    ver detalhes
  • Ex-diretor do Corinthians rebate acusações de Augusto Melo em meio a troca de farpas

    Ex-diretor do Corinthians rebate acusações de Augusto Melo em meio a troca de farpas; veja vídeo

    ver detalhes
  • Wesley vem sendo sondado por equipes da Inglaterra, da Espanha e da Alemanha

    Augusto confirma multa rescisória de Wesley e revela quantas propostas Corinthians já recebeu

    ver detalhes
  • Gabriel Moscardo tem vínculo com o Corinthians até o final de junho de 2024

    Apto para jogar e não utilizado: entenda a situação de Moscardo nos seus últimos dias de Corinthians

    ver detalhes
  • Augusto Melo quitou as pendências que tinha com o atual elenco do Corinthians

    Corinthians quita pendências com elenco e comissão técnica após dias de atraso; saiba detalhes

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: