Venha fazer parte da KTO
x

Médica do Corinthians recorda episódio com Sheik e aponta falta de vestiários femininos em estádios

8.3 mil visualizações 20 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Médica do Corinthians recorda episódio com Sheik e aponta falta de vestiários femininos em estádios

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

A Dra. Ana Carolina Côrte, primeira médica mulher de um clube brasileiro e agora chefe do departamento médico do Corinthians, foi a protagonista da Corinthians TV nesta terça-feira. Em entrevista ao canal, a profissional falou sobre a discriminação com mulheres no futebol, além de sua trajetória no clube.

Ana Carolina afirmou nunca ter sofrido discriminação pelo seu gênero dentro do Corinthians, mas comentou sobre a falta de estrutura para as mulheres se sentirem confortáveis nos locais de trabalho no futebol. Ela cita que o próprio Corinthians só foi se mover agora para fazer um vestiário feminino.

“Nunca tive nenhum tipo de discriminação dentro do Corinthians, pelo contrário, todo mundo sempre me ajudou no que podia. Nós temos algumas dificuldades logísticas para mulher dentro do estádio, por exemplo, mas sempre que possível, eu fui compreendida e ajudada”, começou dizendo a Dra.

“Ainda é muito atrasado. Vou dar um exemplo nosso aqui dentro do Corinthians: a gente está acabando de ter um vestiário feminino. Estou no clube há seis anos e agora que a gente tem isso. Na Neo Química Arena, a gente não tem nenhum tipo de problema. Eu brinco que eu tenho um vestiário só meu, porque lá tem quatro vestiários, mas a maioria dos lugares não estão prontos para receber mulheres”, complementou.

Em sua declaração, a médica aponta a ausência de vestiários femininos em locais como o Estádio Centenário, no Uruguai, e em estádios como os de Ribeirão Preto e do Santos. Ela ressalta a necessidade de soluções improvisadas, como o uso do banheiro do ônibus ou a espera pelo esvaziamento do vestiário masculino.

“A gente foi ano passado para um jogo no Centenário, no Uruguai. Recebemos a informação de que estava tudo reformado. O pessoal do estádio veio mostrar para a gente e aí eu falei assim: cadê o banheiro feminino? Cadê o espaço para eu trocar de roupa? Ele não foi pronto para receber mulher. Alguns locais têm, são poucos, mas temos muitas dificuldades, como em Ribeirão Preto, em Santos. Às vezes, eu uso o banheiro do ônibus que a gente vai, porque não tem banheiro para mim, ou eu espero o time todo sair de dentro do vestiário”, relatou.

Início no Corinthians

No Corinthians há seis anos, Ana Carolina relembrou seu primeiro jogo como médica do clube, quando foi chamada para auxiliar à beira do campo. Sua estreia ocorreu durante a vitória por 1 a 0 sobre o CSA, em julho de 2019, na Neo Química Arena, em uma partida válida pelo Campeonato Brasileiro.

“Eu lembro direitinho, Corinthians e CSA, dia 14 de julho de 2019, na Neo Química Arena. A torcida me acolheu de um jeito... Um carinho muito grande que eu recebo, um carinho que nunca imaginei receber. Nunca tive nenhum problema, desde jogadores, diretoria, funcionários”, disse.

Ana Carolina compartilhou sua ansiedade antes de sua estreia e, com humor, revelou que desejava que alguém precisasse de seus serviços naquele jogo. Emerson Sheik, coordenador de futebol na época, entrou na brincadeira, sugerindo que, se fosse jogador naquele momento, cairia logo no primeiro minuto do jogo para dar a oportunidade à médica de atuar.

“Estava todo mundo vivendo essa expectativa junto comigo, por eu ser a primeira médica. Aí eu falei para algumas pessoas: 'Eu quero entrar nesse jogo, alguém tem que sentir alguma coisa'. Mas aí o Sheik falou bem assim: 'Se sou eu ali, eu caio no primeiro minuto, porque eu sei que a sua imagem vai ficar ali para sempre'. Foi muito louco, porque com cinco minutos de jogo, eu já tinha entrado três vezes no campo”, continuou.

Veja mais em: Departamento Médico.

Veja Mais:

  • Corinthians deve contar com mudanças diante do Fluminense, no domingo, às 16h

    Corinthians encerra preparação para encarar o Fluminense pelo Brasileirão; veja provável time

    ver detalhes
  • Beto, William e Kaio Henrique haviam sido afastados recentemente

    Diretoria do Corinthians volta atrás e reintegra jogadores do Sub-20

    ver detalhes
  • O Conselho Fiscal e o Conselho de Orientação sugeriram a aprovação das contas de 2023 do Corinthians, mas com ressalvas

    Órgãos fiscalizadores do Corinthians sugerem aprovação das contas de 2023 e apontam ressalvas; veja

    ver detalhes
  • Economista analisou a gestão de Duilio Monteiro Alves no Corinthians

    Economista analisa dívida do Corinthians na gestão Duilio e aponta o que poderia ter sido melhor

    ver detalhes
  • A final foi válida pelo Metropolitano Sub-18 de Futsal

    Final entre Corinthians e Palmeiras no futsal acaba em pancadaria e invasão de torcida; veja vídeo

    ver detalhes
  • Membros das torcidas organizadas do Corinthians se reuniram com elenco e diretoria do Corinthians no CT Joaquim Grava

    Veja temas discutidos na reunião no CT entre torcidas organizadas, elenco e técnico do Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Luciano

    Ranking: 413º

    Luciano 3699 comentários

    @luciano.melo4 em

    Posso dizer que nesse ano, esse texto foi o que mais me deu orgulho. Ela não precisou fazer palanque nenhum, não precisou usar bandeira nenhuma. Fez um pedido nas entrelinhas e foi honesta.
    Respeito enorme que tenho por essa mulher. Tinha que cantar o nome dela na Arena.

  • Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 5º

    Luiz 77937 comentários

    @luiz.fernando.balest em

    Que mulher linda, realmente uma boa profissional, parabéns Doutora...sucesso!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Henrick Silva

    Henrick 60 comentários

    20º. @henrick.silva1 em

    Simplesmente CORINTHIANS clube uma Nação que Faz Ter Nome em Várias ocasiões que Briga por Direitos que Vão Além do Futebol Literalmente oh "Clube Mais Brasileiro" entre Paixão Amor de Nossos Torcedores um "Bando de Louco" quanto Rancor é Ódio dos Antis Sentimentos Inexplicável isso é CORINTHIANS. Vai CORINTHIANS

  • Foto do perfil de SERGIO

    Ranking: 1371º

    Sergio 1468 comentários

    19º. @sergio.goya3 em

    Parabéns Dra Ana Carolina.
    Que continue sendo sempre essa ótima profissional.
    Corinthians e a Fiel torcida se orgulham muito.

  • Foto do perfil de Giovani

    Ranking: 2564º

    Giovani 843 comentários

    18º. @giovani.leoni.ozilie em

    E o dm anda cheio, porque será? Com uma doutora bonita e simpática kkk, brincadeira à parte, parabéns pra ela e sucesso, vai Corinthians

  • Foto do perfil de Emerson

    Ranking: 4057º

    Emerson 529 comentários

    17º. @rebello3 em

    É por estas coisas que sou Corintiano, com muito orgulho...Clube formado por operários, maior deslocamento de pessoas em tempos de paz (invasão Corinthiana em 1976), a enorme Democracia Corinthiana (talvez o único clube de futebol a participar diretamente da redemocratização do país), 2o invasão (Mundial 2000), maior time feminino do Brasil (provavelmente será lembrado para sempre), primeira médica a integrar a comissão técnica de um time masculino de futebol (talvez no mundo), não permissão de condenado ocupar o cargo de técnico de futebol, primeira mulher chefe do departamento médico de um clube, ser declaradamente contra os atos golpistas e continua contando os feitos históricos. É muito mais que títulos e conquistas dentro de campo (que também temos muitas), é conquistas históricas para sociedade brasileira e mundial. E tem torcedor por aí que comemora e bate no peito, por títulos ganhados por fax e e-mails.
    Obrigado Corinthians por viver essa história.

  • Foto do perfil de Gustavo

    Ranking: 5752º

    Gustavo 352 comentários

    16º. @gubianco em

    Ela mostra que não precisa lacrar pra aparecer! Foi sensata, falou dos problemas e da trajetoria de forma simples.

    Esta ganhando muitos fans e espero que o trabalho dela seja sempre bem feito no Corinthians. Continue assim, sem precisar de lacração para aparecer.

    Se fosse algumas outras faria uma novela porque não tem vestiário feminino.