Corinthians define data-limite para fechar todos os patrocínios do uniforme; veja atual projeção
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Por Matheus Fiuza e Rodrigo Vessoni
De olho em elevar as receitas do Corinthians, a nova diretoria ainda traça planos para a captação de patrocinadores em 2024. De acordo com o orçamento revisado pela gestão de Augusto Melo, o Timão tem até abril para negociar com novos parceiros.
No documento, ao qual o Meu Timão teve acesso, está discriminado que o clube espera fechar contratos até o mês que vem. A expectativa leva em conta tanto novos vínculos quanto propriedades em aberto, em que foi aplicada pela diretoria 70% como percentual de captura sobre o valor para cada possível patrocinador. O impacto em 2024, tratado de maneira conservadora, considera os acordos que entrarão em vigência entre maio e dezembro.
Além disso, o orçamento revisado apresenta receitas com patrocínio na ordem de R$ 263,2 milhões para 2024 - um salto de 51% em relação ao apresentado pela gestão de Duilio Monteiro Alves. Deste valor, os contratos fechados representam R$ 203,8 milhões, sendo que para as propriedades com contratos vigentes e que contam com substituição por valorização prevista pelo departamento de marketing, os números foram considerados até abril de 2024. Os outros R$ 59,4 milhões estimados representam os acordos em aberto e outros projetos.
Em 2024, o uniforme do Corinthians passou por grandes mudanças. A principal delas foi a chegada da Vai de Bet como patrocinadora máster da equipe masculina, em contrato de três anos que renderá R$ 360 milhões aos cofres alvinegros. A expectativa da diretoria alvinegra era fechar o uniforme na casa dos R$ 200 milhões, mas o número pode ultrapassar R$ 230 milhões, conforme apurado pelo Meu Timão.
A empresa de apostas esportivas, vale lembrar, ocupou o lugar da Hypera Pharma, que era representada pela Vitaminas Neo Química. A Pixbet também deixou as costas do uniforme alvinegro após a chegada da Vai de Bet, quebrando um contrato de exclusividade entre as partes no início do ano. Outras propriedades, casos de meião, calção e barra traseira da camisa seguem em aberto. Sendo assim, a projeção de patrocínios possui a seguinte divisão:
- Futebol profissional: R$ 232,7 milhões;
- Marketing: R$ 16,3 milhões;
- Futebol feminino: R$ 10,3 milhões;
- Esportes terrestres: R$ 2,4 milhões;
- Futebol amador: R$ 914 mil;
- Secretaria geral: R$ 409 mil;
- Esportes aquáticos: R$ 3 mil.
O único contrato previsto para se encerrar em meados de 2024 é com a Tele Sena, com vigência até junho. Outros acordos, casos do Postos Ale e UniCesumar, que estenderam o vínculo ao menos até o fim do ano, também entram na conta, apesar de fechados pela gestão passada. Também foram definidos novos parceiros para o feminino, Sub-20 e basquete feminino.
Com a elevação na receita de patrocínios, a expectativa é que o Corinthians fature R$ 935,4 milhões em 2024, um salto de 15% ao estimado anteriormente. O novo orçamento também prevê um superávit de R$ 17,6 milhões.
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