Venha fazer parte da KTO
x

Raio-X da Sul-Americana: conheça o Nacional, adversário do Corinthians na fase de grupos

1.1 mil visualizações 21 comentários Reportar erro

Corinthians reencontra o Nacional após os confrontos em 2012 pela Libertadores

Daniel Augusto Jr./Fotoarena

Na última segunda-feira, o Corinthians conheceu os três adversários na fase de grupos da Sul-Americana de 2024. Um dos adversários será o Nacional, do Paraguai, clube que deixa boas lembranças no torcedor corinthiano.

As equipes vão se enfrentar na segunda e na quarta rodadas, com duelos previstos para as semanas de 10 de abril e 8 de maio, no Paraguai e na Neo Química Arena, respectivamente. Esses serão o terceiro e quarto encontros das equipes, que jogaram em 2012.

Com pouco embates registrados, as memórias quanto ao adversário não são tão frescas. Por isso, o Meu Timão preparou um compilado com as principais informações da equipe paraguaia. Confira!

Club Nacional de Paraguay

Equipe centenária e 'quase' campeã da América

Fundado em 1904, o Nacional é uma das equipes mais antigas do Paraguai. Sua casa é o Estádio Arsenio Erico, que homenageia um dos grandes nomes da história do futebol paraguaio, mas em competições continentais, o clube se desloca para o Defensores del Chaco devido à capacidade do local. O Nacional foi um dos cinco fundadores da Associação Paraguaia de Futebo (APF).

Apesar de um clube centenário, o Nacional fica atrás de outras potências históricas do país. O time é o quinto maior campeão nacional, com nove títulos, atrás do Olimpia (46), Cerro Porteño (34), Libertad (24) e Guaraní (11). Vale lembrar que o Campeonato Paraguaio é dividido em Clausura e Apertura. A equipe chegou a viver um jejum de 63 anos sem levantar um caneco de destaque, que durou de 1946 até 2009.

O grande destaque recente foi em uma competição continental, mas não na Sul-Americana. Em 2014, o Nacional bateu na trave da Libertadores ao ficar com o vice-campeonato diante do San Lorenzo, com derrota por 2 a 1 no placar agregado. Essa será a sexta participação do clube na Sul-Americana.

Retrospecto com lembranças positivas

O torcedor corinthiano se recorda com carinho do único enfrentamento entre as equipes. Pela fase de grupos da Libertadores de 2012, que culminaria no inédito título do Corinthians na competição, o Timão superou os paraguaios nas duas oportunidades.

Na segunda rodada, o grupo comandando por Tite venceu por 2 a 0, com gols de Danilo e Jorge Henrique. Já na quinta rodada, o Corinthians foi até o Paraguai e triunfou por 3 a 1, com tentos anotados por Jorge Henrique, Emerson Sheik e Elton.

Início de ano para se esquecer

O Nacional teve pouco a comemorar em 2024. Na elite do Campeonato Paraguaio, o clube é atualmente o lanterna, com nove jogos disputados, sendo uma vitória, dois empates e seis derrotas. São apenas sete gols marcados (pior marca do torneio) e 16 tentos sofridos (segunda pior marca). Ao todo, 12 times disputam o Apertura.

Nesta temporada, o Nacional chegou à Sul-Americana após disputar as fases preliminares da Libertadores. O clube paraguaio superou o Aucas, do Equador, e o Atlético Nacional, da Colômbia, mas caiu para o Palestino, do Chile, na última etapa antes da fase de grupos do principal torneio continental. A equipe soma três derrotas consecutivas na temporada.

Veja mais em: Copa Sul-Americana e Corinthians x Nacional-PY.

Veja Mais:

  • Jheniffer abriu o placar, depois Vic empatou e Jaque retomou a vitória

    Reservas brilham e Corinthians consegue virada frenética nos acréscimos sobre o São Paulo

    ver detalhes
  • Segundo a Itatiaia, Cássio tem um acerto encaminhado com o Cruzeiro

    Cássio e Cruzeiro têm acerto encaminhado, diz rádio mineira; Corinthians manda oferta de renovação

    ver detalhes
  • O técnico António Oliveira promoveu uma atividade para parte do elenco somente

    Corinthians se reapresenta após derrota para o Flamengo e inicia preparação para decisão na Sula

    ver detalhes
  • Corinthians está na 15ª colocação do Campeonato Brasileiro

    Corinthians pode terminar rodada no Z4 após derrota para o Flamengo no Brasileirão; veja tabela

    ver detalhes
  • Corinthians foi superado pelo Flamengo no Maracanã

    Corinthians é atropelado no primeiro tempo e sai derrotado pelo Flamengo no Brasileirão

    ver detalhes
  • Paulinho foi o pior avaliado em campo no quadro Notas da Torcida

    Apenas um jogador do Corinthians recebe nota quase na média e dupla se destaca entre os piores; veja

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: