Venha fazer parte da KTO
x

Ex-atacante da base do Corinthians vira sensação na Ásia ao ultrapassar marca dos 100 gols

20 mil visualizações 61 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Léo Souza atualmente está na China, mas também passou por Japão e Coréia do Sul

Léo Souza atualmente está na China, mas também passou por Japão e Coréia do Sul

Divulgação / Zhejiang FC

Nem sempre a base do Corinthians fornece jogadores ao próprio time. É o caso de Léo Souza, que atuou no Sub-17 e 20 entre 2013 e 2015. Ainda que sem sucesso vestindo o manto alvinegro, o centroavante deu a volta por cima na Ásia, onde ultrapassou a marca dos 100 gols e atualmente vive sucesso na China.

Nascido em 1997, Léo Souza atraiu a atenção do Corinthians enquanto defendia o Bragantino. Foi contratado pelo Sub-17, chegando a acumular jogos e gols. Depois, foi promovido para o Sub-20 ao estourar a idade do time mais novo. Sem perspectiva de chegar ao time profissional, optou por ir para o Santos, mas também não chegou ao time principal.

"Carrego muitas lembranças boas. Nos dois clubes, eu tive muito destaque na base, venci títulos, prêmios individuais... Tive boas referências nos dois clubes, então guardo tudo com muito carinho", relatou o atacante em entrevista ao UOL.

As chances profissionais vieram no Ituano e no Rio Verde-GO. Em 2018, o atacante, de então 21 anos, acertou com o Gainare Tottori, da terceira divisão japonesa. Foram 24 gols em 33 partidas naquela temporada, atraindo atenção do também japonês Albirex Niigata, este na segunda divisão.

O bom nível foi mantido: 28 gols e seis assistências em 38 jogos disputados. A façanha fez com que Léo migrasse para seu último clube no Japão em 2020, o Urawa Reds, da elite nacional. Por lá, o centroavante balançou 13 redes adversárias e assistiu quatro companheiros.

Na sequência da carreira, passou por Shandong Luneng, chegando a conhecer Róger Guedes, que migraria para o Corinthians pouco depois, e Hebei FC, ambos da China. Sem sucesso, foi para o Ulsan Hyundai em 2022.

"Penso em voltar para o Brasil algum dia. É difícil falar com precisão qual clube ou data... No futebol, as coisas mudam muito rápido. Estou muito feliz por aqui, recebi algumas sondagens recentes, mas optei por permanecer. Espero um dia retornar e realizar o sonho dos meus pais de jogar na elite do futebol brasileiro", disse Léo quando perguntado se pensa em voltar à sua terra natal.

Em 2023, o jogador voltou à China e desde então passou por três clubes: Shandong Taishan, Changchun Yatai e sua equipe atual, o Zheijang FC. São 13 gols e duas assistências no seu atual clube, acumulando o carinho dos torcedores. Em toda essa aventura asiática, o jogador aponta que a maior diferença para o Brasil se dá pela obediência tática.

"Creio eu que a maior diferença em relação ao futebol brasileiro é a obediência tática. O futebol brasileiro tecnicamente tem muita qualidade. Aqui, por outro lado, existe uma cobrança muito forte pela obediência tática", explicou o centroavante.

"Sempre confiei muito no meu potencial, tinha um receio de minha família não se adaptar e acabar gerando um desgaste, o que é natural pois é uma cultura diferente do Brasil. Mas, dentro de campo, eu sempre tive total confiança que iria ter um bom desempenho. Hoje eu me sinto muito feliz em saber o carinho que o povo asiático tem por mim... conquistar a confiança por aqui não é alto tão simples, é preciso muito trabalho e dedicação dentro de campo e também boas ações fora dele", encerrou o jogador.

Veja mais em: Ex-jogadores do Corinthians e Base do Corinthians.

Veja Mais:

  • Yuri Alberto em jogo contra o Botafogo

    CBF confirma partida do Corinthians pelo Brasileirão e altera data de decisão na Copa do Brasil

    ver detalhes
  • Corinthians realizou o penúltimo treinamento antes de enfrentar o Flamengo, no sábado

    Corinthians foca em trabalhos táticos de olho no Flamengo pelo Brasileirão

    ver detalhes
  • Dupla do Corinthians faz trabalho em campo em meio a recuperação de lesões

    Dupla do Corinthians faz trabalho no gramado em meio a recuperação de lesões

    ver detalhes
  • Augusto Melo comentando o contrato firmado com a VaideBet

    Corinthians faz pronunciamento e admite intermediário em contrato máster; saiba detalhes

    ver detalhes
  • Vestiário do Corinthians no estádio do Orlando City, em 2020

    Corinthians negocia amistosos contra clubes dos Estados Unidos; veja possíveis adversários

    ver detalhes
  • Corinthians divulga ações solidárias em prol do Rio Grande do Sul

    Corinthians divulga ações solidárias em prol do Rio Grande do Sul; veja uma a uma

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: