Venha fazer parte da KTO
x

António Oliveira analisa empate na estreia do Brasileirão e vê Corinthians equilibrado

2.3 mil visualizações 66 comentários Reportar erro

Por Pedro Mairton, Matheus Quintino, Rodrigo Vessoni e Victor Gomes

António Oliveira analisou o empate sem gols do Corinthians contra o Atlético-MG na estreia do Brasileirão

Danilo Fernandes / Meu Timão

O Corinthians empatou sem gols contra o Atlético-MG na estreia do Brasileirão. Mesmo com um a mais durante todo o segundo tempo do jogo, o Timão não conseguiu furar a defesa do adversário em partida que marcou o maior público da Neo Química Arena neste domingo.

O técnico António Oliveira definiu o Atlético-MG como um dos favoritos ao título do campeonato e ressaltou a dificuldade no Brasileirão, competição que “não há adversários fáceis” na visão do português.

“É o início de uma nova temporada. Início do Campeonato Brasileiro, um campeonato que nós sabemos que é muito desafiante, muito difícil. Não há adversários fáceis e os resultados provam isso mesmo. Calhou do nosso primeiro jogo em casa ser contra um dos candidatos ao título, até pelos investimentos feitos, uma equipe que tem uma consistência de jogadores que já há algum tempo que jogam juntos. Portanto, não é uma equipe fácil (de se enfrentar). Um jogo que na primeira parte partiu muito para o físico, muito pelo duelo, com uma equipe que encaixava muito. A partir de um momento acabamos por tirar vantagem disso, com a expulsão de um jogador”, disse António Oliveira em entrevista coletiva após o jogo.

Apesar do empate, o técnico do Timão afirmou que já esperava o comportamento tático do Atlético-MG na Neo Química Arena, mesmo com algumas mudanças no time titular, e elogiou o elenco do adversário.

“Nós analisamos, principalmente, o treinador adversário e percebemos que sua construção é sempre com três. Agora, pode ser 3-1 ou 3-2, depende dos jogos e dos jogadores que estão em questão. É evidente que essa escalação que ele hoje utilizou, ele já tinha feito no primeiro jogo, contra o Cruzeiro, no empate em 2 a 2. Portanto, não foi algo que nos surpreendeu. Eventualmente, eu estaria à espera, talvez, do Scarpa de início, no lugar do Igor Gomes, e do Alan Franco no lugar do Otávio. Mas, de qualquer forma, a riqueza deles é tão grande em termos de elenco, que tiram um, colocam outro, e a qualidade do jogo deles se mantém. As dificuldades também. A qualidade técnica é elevadíssima no ponto de vista individual”, iniciou António, que ainda afirmou estar satisfeito com o desempenho corinthiano, mas lamentou não ter somado os três pontos.

“De qualquer forma, a saída de três foi algo que nós esperávamos, sempre com o Yuri no controle do Otávio ou de quem fosse o pivô ali naquela situação. Sempre preferimos que a bola entrasse no Battaglia. Portanto, sempre que a bola entrava ora, no Arana ora no Saraiva. O Saraiva tem sido alguém que ultimamente tem construído mais baixo para o Scarpa ou outro jogador dar largura para aquele lado. Sempre no controle e sempre percebendo quando o Raniele tinha ou não que controlar a última linha, para nós criarmos sempre uma vantagem numérica sobre o adversário. Foi um jogo extremamente equilibrado, poderíamos dizer que deveríamos ter feito mais. Evidente que saio satisfeito pelo desempenho e rendimento dos jogadores, mas poderia sair mais feliz se tivéssemos ganho”, completou.

Com o ponto somado, o Corinthians terminou a primeira rodada do campeonato na 13ª posição, empatado com outros cinco times. Apesar dos dois próximos compromissos do Timão no Brasileirão serem fora de casa, António Oliveira está focado apenas no jogo contra o Juventude, na quarta-feira seguinte.

“Eu não olho a sequência, eu olho o próximo jogo. Um jogo importante na quarta-feira, contra o Juventude, e é nele que vamos focar e concentrar todas as nossas forças”, afirmou.

Corinthians equilibrado taticamente

António Oliveira entende que o Corinthians fez um jogo equilibrado taticamente. O Timão pouco sofreu defensivamente, já que Cássio só teve de sujar o uniforme em uma cobrança de falta de Gustavo Scarpa na entrada da grande área no final do jogo, e detalhou o plano tático da equipe corinthiana contra o Atlético-MG.

Por outro lado, é evidente que a equipe, hoje, na minha opinião, foi extremamente equilibrada. Portanto, é evidente que o adversário a partir do momento que estava com menos um, fechou-se numa linha de cinco, fez claramente o seu dever e retirou o nosso espaço. Mas tentamos sempre pisar na área. A largura foi dada por Wesley e pelo Matheus. Numa primeira fase para Yuri e Romero e depois, Yuri e Pedro Raul. Numa construção, muita das vezes, sempre lá atrás no dois contra um, principalmente contra o Hugo. Félix e Gustavo numa primeira fase e depois Félix e Raniele”, começou o português.

“Libertamos (o Hugo) um pouquinho da construção baixa, para ter mais liberdade, sempre na atenção de transição para o Paulinho. Garantimos o homem da construção, em uma primeira fase o Fausto, em uma segunda fase o Maycon. Depois, os jogadores entrelinhas, em uma primeira fase foi Hugo e Rodrigo (Garro), em uma outra fase foi Paulinho e Rodrigo (Garro), depois, Paulinho e Coronado. É evidente que poderíamos ter explorado mais esse espaço entre eles e não vir tanta gente para junto da bola, por depois só nos sobra a largura, mas de qualquer forma é um dos processos que a equipe cada vez mais cresce. O que senti foi realmente uma equipe equilibrada e que basicamente não deu grandes chances ao adversário. É evidente que nós queríamos ganhar, queremos ganhar todos os jogos, mas saio satisfeito pelo rendimento e comportamento dos jogadores. Saíria felicíssimo se tivéssemos ganhado”, acrescentou.

A falta de chances claras do Corinthians mesmo com um a mais por 45 minutos e os acréscimos também foi aprofundada por António Oliveira. O treinador assumiu a responsabilidade da redução do poderio ofensivo da equipe alvinegra após vir de goleada por 4 a 0 na Sul-Americana.

“Sobre a outra questão (oportunidade de gols). Da mesma forma que, eventualmente com mais um, e sabendo que não estávamos jogando contra uma equipe qualquer, fomos equilibrados e também não demos nenhuma chance ao adversário fazer, mesmo quando tinha 11 contra 11. Isso me orgulha. Mas agora também não podemos que há três dias jogávamos muito e agora não tivemos criação. Portanto, nós não vamos ganhar sempre, não vamos jogar sempre bem, mas de qualquer forma, é nosso dever, é nossa responsabilidade, trabalhar sobre isso, crescer e evoluir cada vez mais. E no próximo jogo criar cada vez mais dentro dessa deficiência”, concluiu.

Veja mais em: António Oliveira, Corinthians x Atlético-MG e Campeonato Brasileiro.

Veja Mais:

  • Corinthians virou sobre o América-RN e venceu na Arena das Dunas, por 2 a 1

    Carlos Miguel salva, Corinthians vira sobre o América-RN e larga com vantagem na Copa do Brasil

    ver detalhes
  • Carlos Miguel foi eleito o craque do Corinthians na vitória sobre o América-RN

    Goleiro é o craque do Corinthians em vitória na Copa do Brasil e atacante não agrada; veja notas

    ver detalhes
  • Fiel comenta oscilação do Corinthians em vitória sobre o América-RN pela Copa do Brasil

    Fiel comenta oscilação do Corinthians em vitória sobre o América-RN pela Copa do Brasil; veja

    ver detalhes
  • Bruno Lazaroni celebrou a vitória em meio a dificuldade imposta pelo América-RN na partida

    Auxiliar do Corinthians valoriza vitória em meio ao desgaste e esclarece mudanças na partida

    ver detalhes
  • Raniele está suspenso para a partida da volta, dia 21, na Neo Química Arena

    Volante recebe terceiro cartão amarelo e desfalca Corinthians no jogo de volta da Copa do Brasil

    ver detalhes
  • Corinthians desencanta no segundo tempo e bate o Atlético-MG no Brasileirão Feminino

    Corinthians desencanta no segundo tempo e bate o Atlético-MG no Brasileirão Feminino

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Ediceu

    Ranking: 344º

    Ediceu 4128 comentários

    @ediceu.almeida em

    Me chamou atenção o técnico ficar satisfeito com o desempenho dos jogadores, tomara que tenha falado isso apenas na entrevista, por que esse desempenho de hoje é preocupante, o goleiro adversário nem sujou o uniforme, jogou tranquilo, por que pelo que me lembro, só o Wesley conseguiu finalizar apenas uma vez no gol.

    Campeonato brasileiro o que vale são os 3 pontos e hoje até pelo andamento do jogo e com um adversário forte, deixamos 2 pontos pelo caminho.

  • Foto do perfil de Renan

    Ranking: 80º

    Renan 10635 comentários

    @renan92 em

    O fato é que o Galo é sim postulante ao título, junto com Flamengo e Palmeiras...então em vista, não foi um mal resultado. Mas empatar com o time deles com 1 a menos...ai mostra que o elenco foi péssimo de mais no jogo dentro de casa.

    Na nossa casa, temos que ganhar mais jogos e fora perder menos...é isso que precisamos fazer no campeonato para não correr risco de cair. E tinha doido que achava que iriamos bater de frente rumo ao título...esquece amigos, os títulos prováveis são Copa e Sula...brasileiro precisamos de um elenco bem mais coeso e com mais qualidade.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Luiz

    Ranking: 2640º

    Luiz 823 comentários

    66º. @alencar.bgi em

    Tonhão precisa ver o vt da partida, escalou mal, substitui mal e ainda vem falar que foi uma partida equilibrada (10x11). Ficou visível a fragilidade do elenco e a falta de visão do treinador.

  • Foto do perfil de Francisco

    Ranking: 263º

    Francisco 4826 comentários

    65º. @francisco.eduardo7 em

    Se ganhar do juventude já vai ser muito

    Se ganhar do juventude já vai ser muito

  • Foto do perfil de João

    Ranking: 2262º

    João 943 comentários

    64º. @joao.leoneti em

    Este técnico esta mais por fora do futebol do que gato pela água não diz nada com nada. Fala...fala...treina...treina e tudo fica no mesmo lugar. No seu comando não tivemos uma partida que podemos considerar boa.

  • Foto do perfil de Matheus

    Ranking: 2044º

    Matheus 1036 comentários

    63º. @matheus.gennari em

    Esse Jair Ventura português é um fanfarrão, só pode. Mexeu mal p #$!@%, e ainda diz que gostou de um time que jogou com 1 a mais e tomou sufoco no final? Pqp acabaram c o Corinthians

  • Foto do perfil de Ernani

    Ranking: 276º

    Ernani 4670 comentários

    62º. @ernani.carvalho em

    Falta fazer os gols.