Venha fazer parte da KTO
x
Corinthians precisa mudar o esquema tático se quiser competir com o Santos
Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

ver detalhes

Corinthians precisa mudar o esquema tático se quiser competir com o Santos

Coluna do Luis Fabiani

Opinião de Luis Fabiani

9.3 mil visualizações 72 comentários Comunicar erro

O Corinthians não terá o melhor jogador de seu elenco à disposição no clássico de quarta-feira, contra o Santos. O lateral Fagner tomou o terceiro cartão amarelo no embate com o Flamengo e cumprirá suspensão na próxima partida.

É mais do que sabido que o Corinthians não consegue alguma reposição à altura do camisa 23. Nem se lhe fosse dado o direito de utilizar qualquer jogador da posição no Brasil. Essa suspensão, diferentemente das outras, obriga o Corinthians a mudar drasticamente sua forma de jogar.

Primeiro, acho importante frisar que Michel Macedo não seria titular em nenhuma das hipóteses que vou sugerir. Não acho que seja um jogador muito abaixo tecnicamente daqueles oferecidos pelo elenco. Mas suas características não condizem com aquelas que Fagner utiliza para ser peça fundamental da equipe na defesa e no ataque.

Acho plausível, primeiramente, explicar qual é exatamente a função do Fagner no Corinthians de Vagner Mancini.

Como Fagner atua no momento ofensivo do Corinthians

Como Fagner atua no momento ofensivo do Corinthians

Reprodução

A imagem acima, extraída no momento do primeiro gol de Mosquito contra o Athletico, ilustra perfeitamente o motivo de ser necessária uma grande mudança tática na forma da equipe atacar. Fagner, lateral-direito, emula um ponta e forma uma linha de 5 no ataque. Esse posicionamento só é possível pela facilidade do camisa 23 em recompor a defesa no momento que a equipe perde a bola. Com Michel Macedo, seria necessária uma forma mais cautelosa de atacar, mudando os componentes dessa última linha de 5.

Se pela direita temos um lateral agudo, pela esquerda é bastante diferente. Fábio Santos alterna entre a linha dos zagueiros e a linha dos volantes, já que não tem mais o folego necessário para fazer ultrapassagens e, ainda assim, ser intenso defensivamente.

Uma forma diferente para o ataque do Corinthians

Uma forma diferente para o ataque do Corinthians

Meu Timão

A imagem acima representa a primeira alternativa que pensei para o Corinthians atacar. Bruno Méndez improvisado como lateral direito, deixando Gustavo Silva como ala e mantendo o sistema de 5 no ataque. Sem Fagner, penso que Piton poderia oferecer mais alternativas ofensivas que Fábio Santos, deixando o Corinthians menos passivo na Vila Belmiro.

Ainda na incerteza sobre as respectivas condições físicas, Jemerson e Cazares poderiam ser trocados sem que houvesse grandes mudanças coletivas.

Outra maneira de ataque para o Corinthians

Outra maneira de ataque para o Corinthians

Reprodução

Agora, outra alternativa seria improvisar Ramiro como um lateral. A ideia seria defender como um ala e atacar como um volante, formando uma trinca com Gabriel e Cantillo. O time ganharia "pegada" e seria mais intenso atacando e defendendo. Mas é incerto que Ramiro saberá marcar como um lateral. Arriscado, porém, interessante.

Novamente, sabendo que a profundidade precisaria ser mantida pelo lado esquerdo, optei por Lucas Piton no lugar de Fábio Santos. A trinca de volantes pode oferecer mais segurança para as subidas do lateral-esquerdo.

Assim, vejo que será necessária uma grande mudança coletiva no Corinthians. E fico no aguardo para ver o que nosso treinador irá aprontar para competir em um jogo de altíssima dificuldade

Veja mais em: Vagner Mancini.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Luis Fabiani

Por Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

O que você achou do post do Luis Fabiani?