x
Processo na Fifa revela quanto o Corinthians pagou por Tevez ao Boca
Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

ver detalhes

Processo na Fifa revela quanto o Corinthians pagou por Tevez ao Boca

Coluna do Tomás Rosolino

Opinião de Tomás Rosolino

44 mil visualizações 89 comentários Comunicar erro

Processo na Fifa revela quanto o Corinthians pagou por Tevez ao Boca

Camisa com logo da Samsung ficou marcada por Tevez

Foto: Divulgação

Principal transferência da história do futebol brasileiro e cercada de mistério por ter sido conduzida pela MSI, empresa que investiu no futebol do Corinthians entre 2005 e 2006, a chegada de Carlitos Tevez ao clube teve o seu preço revelado por um processo movido pelo Boca Juniors, em 2011.

Em decisão à qual a reportagem teve acesso, ficou registrado que o clube do Parque São Jorge, por meio da MSI, pagou 16 milhões de dólares na aquisição do atacante em dezembro de 2004 - à época, equivalentes a R$ 43,5 milhões.

Corrigindo para os valores de inflação decorrentes do período, o Timão investiu o equivalente a R$ 150 milhões em Carlitos, algo em torno de 28 milhões de euros na cotação atual. A transferência segue muito superior a qualquer outra realizada no futebol nacional.

Trecho do documento que informa o valor pago pelo Corinthians ao Boca Juniors

Meu Timão

No texto, Tevez está designado como o jogador "C.", mas todas as referências se dão para a sua transação. Segundo o documento, Corinthians e Boca Juniors acordaram a transferência do atleta no dia 17 de dezembro de 2004, quando foi feito o pagamento.

Vale lembrar que o valor não inclui possíveis pagamentos realizados diretamente ao empresário e ao atleta, mas esses números nunca entram na cotação de uma transação. A Fifa só reconhece o montante pago de clube a clube.

Na disputa realizada na entidade principal do esporte, o Boca pedia que o tribunal da Fifa designasse um valor a ser pago pelo clube pela transferência de Carlitos ao West Ham, em 2006. Feita por meio de uma rescisão de contrato com o Corinthians e uma saída gratuita ao clube inglês, a ida dele à Premier League não rendeu dinheiro nem ao Timão nem ao Boca, que tinha 20% de mais-valia determinados em contrato.

Pelo acordo, qualquer valor que excedesse os 35 milhões de dólares teria de ter 20% repassados ao Boca Juniors. Como ficou a ver navios, o time argentino queria que a Fifa intercedesse a seu favor e obrigasse o pagamento de 4 milhões de dólares por se tratar de um grande jogador negociado "estranhamente" sem a aquisição de direitos econômicos.

Pela decisão da entidade, porém, ficou definido que nem MSI nem Corinthians nem West Ham teriam de pagar nada ao Boca, já que o acordo foi feito de maneira soberana entre os clubes. Tevez, que encerrou a carreira justamente no time argentino, atuou pelo Corinthians 78 vezes, marcando 46 gols e dando 16 assistências, com um título do Brasileiro para a sua história.

Veja mais em: História do Corinthians, Ex-jogadores do Corinthians e Estrangeiros que mais vestiram a camisa do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Tomás Rosolino

Por Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

O que você achou do post do Tomás Rosolino?