Venha fazer parte da KTO
x
Há 10 anos, Ronaldo se aposentava. Que saudades!!
Ulisses Lopresti

Vinte e três anos de vida e de corinthianismo. Jornalista, trabalho no Meu Timão. Escrevo aqui e apareço no Contra-Ataque, mídia alternativa de futebol.

ver detalhes

Há 10 anos, Ronaldo se aposentava. Que saudades!!

Coluna do Ulisses Lopresti Figueiredo

Opinião de Ulisses Lopresti

1.5 mil visualizações 23 comentários Comunicar erro

Há 10 anos, Ronaldo se aposentava. Que saudades!!

Ronaldo em seu comportamento natural: Comemorando gols

Foto: Daniel Augusto Jr.

Todo Corinthiano que viveu 2009 lembra do fenômeno que foi ver o Fenômeno com o manto alvinegro. Conquistas, gols e até arrancadas marcaram a passagem de Ronaldo pelo Timão. Não pode ser só coincidência que o dia do jogo entre Corinthians e Flamengo, o time carioca que o Camisa 9 nasceu torcendo e o time paulista que ele escolheu torcer, caiu justamente no aniversário de 10 anos da aposentadoria do craque.

No dia 14 de fevereiro de 2011, Ronaldo Fenômeno anunciava em entrevista coletiva que iria pendurar as chuteiras. Não houve muita surpresa na época, pois o camisa 9 não havia feito uma grande temporada em 2010 e o Corinthians havia acabado de ser eliminado pelo Tolima na Pré-Libertadores. Contra a nossa vontade, mas percebíamos que o tempo do craque em campo estava caminhando para o final.

Porém, falar do Ronaldo no Timão vai muito além desse último período. Falar do Fenômeno é falar sobre uma mudança de chave na história do clube. Só para se ter uma ideia, o consagradíssimo camisa 9 treinou muitas vezes no Parque São Jorge e no Parque Ecológico, realidade distante do que ele vivia na Europa. Por isso, o Fenômeno sempre declarou publicamente a necessidade do Corinthians ter um CT e isso aconteceu anos depois, com certeza com influência do R9.

O atacante viveu uma primeira temporada mágica em 2009. Campeão Paulista, da Copa do Brasil, Ronaldo encantou a Fiel e o país naqueles 12 meses de futebol. Vejo muitos torcedores contemporâneos a mim, nascidos na década de 90, que exaltam o Tevez pela temporada de 2005. Sim, eu também idolatro o argentino, porém, a melhor temporada de um jogador pelo Timão na década de 2000 para mim pertence ao Fenômeno.

O camisa 9 não só foi decisivo em todos os confrontos de mata-mata que tivemos naquele ano, como fez golaços marcantes contra rivais. É impossível não lembrar do gol contra o Santos na Vila, ou o empate contra o Palmeiras lá no Prudentão. Porém, mais que isso, Ronaldo entendeu o tamanho do Corinthians e sempre se refere ao Timão como torcedor.

Ele faz muita falta ao futebol, e principalmente, sinto muita falta dele no Corinthians. Em um jogo como hoje, poderíamos ficar despreocupados, pois tínhamos o craque do jogo.

Veja mais em: Torcida do Corinthians e Ídolos do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Ulisses Lopresti Figueiredo

Por Ulisses Lopresti Figueiredo

Vinte e três anos de vida e de corinthianismo. Jornalista, trabalho no Meu Timão. Escrevo aqui e apareço no Contra-Ataque, mídia alternativa de futebol

O que você achou do post do Ulisses Lopresti?