Venha fazer parte da KTO
x
O que pensar das primeiras escalações de Fernando Lázaro
Andrew Sousa

25 anos, formado em Jornalismo na Univali e fiel desde o primeiro de seus dias.

ver detalhes

O que pensar das primeiras escalações de Fernando Lázaro

Coluna do Andrew Sousa

Opinião de Andrew Sousa

1.9 mil visualizações 15 comentários Comunicar erro

O que pensar das primeiras escalações de Fernando Lázaro

Giuliano pode atuar aberto ou foi apenas por necessidade?

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

A sexta-feira foi de jogo-treino para o Corinthians de Fernando Lázaro. Mesmo sem transmissão ou informações vindas do clube, a atividade serviu para clarear um pouco as ideias do novo treinador alvinegro.

Foram duas escalações distintas e claramente mescladas para equilibrar as equipes, já que os atletas pouco treinaram juntos e ainda não estão nem perto do físico ideal para uma intensa partida de futebol - ao contrário do Sub-20, pronto para disputar uma Copinha.

As escalações foram as seguintes:

- Rafa Ramos, Bruno Mendez, Gil e Fábio; Fausto, Maycon e Roni; Giuliano, Róger Guedes e Junior Moraes.

- Fagner, Balbuena, Raul Gustavo e Robert Renan; Cantillo, Du Queiroz e Renato Augusto; Giovane, Yuri Alberto e Adson.

Disso, podemos concluir que não teremos uma mudança tão drástica do sistema de jogo. Apesar dos pedidos incessantes da torcida por um esquema como dois atacantes, Lázaro deve manter algo mais próximo do 4-3-3, 4-1-4-1 ou 4-2-3-1.

O desenho do primeiro tempo tem um tripé de volantes, com Maycon aparentemente mais responsável por levar a bola ao ataque. O asterisco aí, porém, é ausência de Romero. O paraguaio pode entrar na vaga de Roni e empurrar Giuliano para o meio - ou teremos o meia novamente aberto pela direita, como já jogou com o então técnico interino?

A possibilidade de ver Giuliano pelo lado aumenta por outro fator do segundo time: Adson jogou pela esquerda. Canhoto, o jogador tem mais características de um meia e circula a bola, com capacidade pra levar ela para o fundo - mais ou menos como o camisa 11 faz na direita.

Apesar dessas possíveis variações, é nítido que o elenco do Corinthians está curto também por essas mudanças. Hoje, não há reserva de ofício para Róger Guedes após a saída de Mateus Vital - podemos ver Pedro, que jogou pelo Sub-20, sendo essa opção.

Do outro lado, a mesma coisa. Com Romero poupado para controle de carga, sobraram apenas Adson e Giovane de ofício - ainda assim, para montar dois times, foi preciso improvisar Giuliano na função.

Analisando a divisão das equipes e o que os esquemas parecem sugerir, meu palpite é que um time ideal do Corinthians para Lázaro hoje tem: Cássio; Fagner, Balbuena, Gil e Fábio Santos; Fausto, Maycon (Du Queiroz) e Renato Augusto; Giuliano (Romero), Yuri Alberto e Róger Guedes.

Gostou da possibilidade? O que mudaria? O que falta no plantel?

(Lembrando que Robert deve ser desfalque no início da temporada por torneio da Seleção Brasileira Sub-20).

Veja mais em: Fernando Lázaro.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Andrew Sousa

Por Andrew Sousa

25 anos, formado em Jornalismo na Univali e fiel desde o primeiro de seus dias.

O que você achou do post do Andrew Sousa?