Venha fazer parte da KTO
x
Corinthians fez o que nenhum outro time grande fez em 2023 até aqui no futebol paulista
Lucas Faraldo

Editor e apresentador no canal do Meu Timão no YouTube

ver detalhes

Corinthians fez o que nenhum outro time grande fez em 2023 até aqui no futebol paulista

Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Opinião de Lucas Faraldo

60 mil visualizações 214 comentários Comunicar erro

Corinthians fez o que nenhum outro time grande fez em 2023 até aqui no futebol paulista

Yuri Alberto marcou o primeiro gol do Corinthians na temporada, com assistência de Fagner

Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians

Hoje é dia 23 de janeiro. Temos três rodadas do Campeonato Paulista disputadas. E o Corinthians foi o único time que conseguiu fazer um jogo muito bom em nível de atuação e resultado.

Quando pegou um time fraco, foi lá e fez um 3 a 0 com potencial pra 4, 5, 6 a 0. Guedes acertou duas bolas na trave além dos dois gols, Yuri Alberto "só" fez um além das duas assistências, Balbuena teve gol milimetricamente anulado e até Bruno Méndez teve cabeceio muito perigoso. Foi um amasso.

Nem Palmeiras, São Paulo e Santos tiveram jogo tão tranquilo e de tamanha imposição até aqui.

  • Palmeiras ganhou só uma vez. E nesse jogo o próprio técnico falou que não merecia ganhar, tendo encontrado um golaço com Raphael Veiga;
  • O São Paulo não fez nenhum jogo bom na temporada. Empatou duas vezes sob muitas críticas da torcida e, quando venceu, venceu com uma virada no finalzinho num jogo em que estava mal contra a Ferroviária;
  • O Santos também soma sua única vitória com virada no apagar das luzes, contra o Mirassol, em casa. Com o agravante de vir de duas temporadas de briga contra o rebaixamento no Paulistão, já tropeçou em dois dos três jogos disputados.

O Corinthians, analisando resultados, empatou o último jogo que fez fora de casa. Fez um ponto contra a Inter de Limeira. "Ah, mas foi em Limeira com time misto". Poderia ser em Marte com o time inteiro reserva. Óbvio que tem de ganhar sempre.

Ainda assim, analisando competitividade, está fazendo o que se espera pra se classificar entre os dois primeiros num grupo de quatro times. E espera-se aproveitamento melhor daqui em diante, vencendo mais jogos em casa e passando a vencer também fora. Enfim, deve se classificar como sempre.

Num cenário em que ninguém está se destacando positivamente nesse início de temporada, fico, por enquanto, com o que foi apresentado contra o Água Santa. O Corinthians ao menos mostrou potencial pra jogar muito bem, como jogou pontualmente ano passado - aquela semifinal contra o Fluminense e as finais contra o Flamengo são exemplos de um Corinthians que se impôs contra times fortes, com encaixes, bem fisicamente.

Lógico que isso é mais fácil contra o Água Santa e em casa.

O Corinthians aliás mostra que segue muito forte em Itaquera pra essa temporada, mas não pode ficar dependente só de jogos em casa.

Também espera-se que as boas atuações não sejam raras - um terço dos jogos ser muito bom é pouco e ano passado foi até menos frequente. Seria interessante ter um padrão, uma constante de bons jogos por um período minimamente longo, como Fluminense, Athletico, Internacional e Fortaleza fizeram ano passado.

E que esse padrão do Corinthians em 2023 seja o futebol apresentado na tal vitória contra o Água Santa. Não só no Campeonato Paulista, mas em Campeonato Brasileiro e, se tiver de priorizar competições, principalmente Copa do Brasil e Libertadores.

Veja mais em: Fernando Lázaro, Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores da América, Corinthians x Palmeiras, Corinthians x São Paulo e Corinthians x Santos.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Por Lucas Faraldo Knopf

Jornalista pela ECA-USP e ex-Esporte Interativo, Jovem Pan e Lance!. Hoje trabalha no Meu Timão. Autor do livro 'Impedimento - Machismo, racismo, homofobia e elitização como opressões no futebol'.

O que você achou do post do Lucas Faraldo?