Venha fazer parte da KTO
x
Por que Lázaro tem voto de confiança no Corinthians e qual é o problema pra 2023
Lucas Faraldo

Editor e apresentador no canal do Meu Timão no YouTube

ver detalhes

Por que Lázaro tem voto de confiança no Corinthians e qual é o problema pra 2023

Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Opinião de Lucas Faraldo

6.1 mil visualizações 75 comentários Comunicar erro

Por que Lázaro tem voto de confiança no Corinthians e qual é o problema pra 2023

'Renatodependência' aponta necessidade de diretoria reforçar o elenco

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Passadas 11 das 12 rodadas da fase de grupos, acredito ser possível concluir que hoje o Corinthians de Fernando Lázaro não chega desacreditado para nenhum jogo de mata-mata do Campeonato Paulista. É um bom medidor pra enxergar o trabalho como merecedor de um voto de confiança pras competições seguintes da temporada. Não é esse o problema do time hoje.

O Corinthians de Lázaro é competitivo e, até aqui, principalmente pelo o que tira de Róger Guedes, artilheiro do Paulistão. Há quanto tempo o Corinthians não tinha alguém brigando por artilharias? Jô de 2017 foi o último e não teve um começo daquela temporada tão bom como esse do atual camisa 10.

Falando de boa temporada, a fase do Guedes não coincidentemente remete à sua melhor temporada no futebol brasileiro, quando também brigava por artilharia jogando como segundo atacante pela esquerda, no Atlético-MG de Thiago Larghi, hoje auxiliar no Corinthians.

Guedes é um exemplo perfeito de que o grande mérito de Lázaro e sua comissão técnica é conhecer bem seus jogadores e adaptar o sistema de jogo ao elenco, fazendo dessa combinação um time competitivo. É nítida a evolução de Fagner, Giuliano, Renato Augusto e principalmente Róger Guedes.

O mesmo vale pra mais jovens como Roni e Adson, o que me anima em projetar o trabalho de Lázaro a médio prazo com Pedro, Biro, Giovane e cia. Importante aliás falar sobre o uso da base pelo técnico: por enquanto, a curto prazo, vejo ele mais preocupado em lapidar os principais jogadores do time nesse novo esquema que ainda está sendo implementado no Corinthians. E não há problema algum nisso.

As quartas de final do Paulistão acontecem daqui duas semanas; as finais, no começo de abril. É esse time de Lázaro que ganhará sequência em Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores.

Time que precisa de reforços. E esse é hoje o grande problema do Corinthians pra 2023. A defesa, por exemplo, dá sinais de que cedo ou mais cedo vai esfarelar. Outra situação que preocupa: há uma dependência muito grande de Renato Augusto para criar.

Os grandes campeonatos estão chegando, muitos times estão se reforçando e, como já adiantou Cássio, essa será a temporada mais disputada dos últimos anos, com pelo menos metade dos times da Série A chegando forte pra competir na parte de cima da tabela.

E aí não é nos joelhos de Lázaro que a água bate, mas sim nos do presidente Duilio Monteiro Alves e sua diretoria de futebol.

Veja mais em: Fernando Lázaro, Diretoria do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, Mercado da bola, Contratações do Corinthians, Elenco do Corinthians, Corinthians x Santos e Campeonato Paulista.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Lucas Faraldo Knopf

Por Lucas Faraldo Knopf

Jornalista pela ECA-USP e ex-Esporte Interativo, Jovem Pan e Lance!. Hoje trabalha no Meu Timão. Autor do livro 'Impedimento - Machismo, racismo, homofobia e elitização como opressões no futebol'.

O que você achou do post do Lucas Faraldo?