x
Você sabe quem desenhou o escudo do Corinthians como ele é hoje?
Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

ver detalhes

Você sabe quem desenhou o escudo do Corinthians como ele é hoje?

Coluna da Mayara Munhoz

Entrevista de Mayara Munhoz

3.9 mil visualizações 38 comentários Comunicar erro

A história do Corinthians é repleta de títulos, gols, histórias incríveis e até envolvimento com movimentos políticos. Mas algumas coisas acabam não sendo tão destacadas e merecem mais atenção. Por exemplo, você sabe quem desenhou o escudo do Corinthians que temos hoje?

Francisco Rebolo foi o artista responsável pelo escudo que levamos no peito nos dias atuais. Neste sábado, dia 22, ele completaria 118 anos de vida (faleceu em 1980) e, por isso, aproveitei a data para contar para vocês um pouco mais sobre ele.

Além de artista plástico, Rebolo foi jogador do Corinthians. Sim, seu envolvimento com o clube foi muito além de sua arte. Ele atuou no Timão entre os anos de 1921 e 1927, tendo sido campeão do Centenário da Independência, em 1922.

Rebolo junto do elenco campeão pelo Corinthians em 1922

Rebolo junto do elenco campeão pelo Corinthians em 1922

Arquivo Pessoal

Até a sua chegada ao Timão aconteceu por conta da arte. Rebolo, que atuava no São Bento, foi realizar uma pintura em um armazém que pertencia ao pai de Filó, atacante que fez sucesso no Corinthians nos anos 30. Neco, um dos maiores ídolos da história do clube, foi quem fez o convite para Rebolo vir jogar no Parque São Jorge. Ele, torcedor corinthiano declarado, prontamente aceitou.

Apesar da sua carreira de atleta, Rebolo viu o seu lado artístico falar mais alto e deixou o futebol. Mas sua ligação com o Corinthians não parou por aí. Anos mais tarde, foi Rebolo que desenhou o atual escudo do Timão, com a corda, a âncora e os dois remos. Em 2010, ele recebeu um busto em homenagem no Parque São Jorge.

Eu pedi para Sergio Rebollo, neto do artista, me resumir em poucas palavras o que ele e a família sentem em relação à história do avô.

"É um grande orgulho para mim e para toda a família. Ter um avô que foi e é um dos mais importantes pintores modernistas do Brasil e que também desenhou esse símbolo que nós amamos", externou o publicitário ao Meu Timão.

Escudo atual foi desenhado por Rebolo

Arquivo Pessoal

O neto, aliás, é um dos responsáveis pelo Instituto Rebolo, criado com o intuito de preservar a memória do artista - para saber mais sobre, clique aqui. Rebolo, aliás, é considerado um dos maiores paisagistas da pintura brasileira. São mais de três mil obras espalhadas em museus e coleções pelo país.

A história do Corinthians é repleta de momentos marcantes. Francisco Rebolo e sua arte fazem parte importante dela.

Afinal, podemos dizer que o escudo do Corinthians é uma obra de arte e tanto, não é?

Veja mais em: História do Corinthians.

Avalie esta coluna
Coluna da Mayara Munhoz

Por Mayara Munhoz

Jornalista, 33 anos, mãe do Joaquim. Faço parte do Meu Timão desde fevereiro de 2015. Hoje, sou a editora-chefe dessa loucura toda com muito prazer e amor.

O que você achou do post da Mayara Munhoz?