10 minutos, duas marcas e os motivos pra Nike 'esquecer' Cássio
Análise de Mayara Munhoz
85 mil visualizações 131 comentários Comunicar erro
O goleiro Cássio é um dos maiores ídolos da história do Corinthians. Ainda em atividade, o arqueiro completou 500 jogos na semana passada e ganhou uma camisa comemorativa. Nesta segunda-feira, a peça foi colocada à venda para o torcedor, mas com apenas 500 unidades.
As camisas, que foram vendidas apenas no site da Nike e na loja da Arena Corinthians, foram esgotadas em dez minutos. Sim, em dez minutos a Fiel garantiu as 500 unidades da camisa de Cássio que custavam R$ 350.
Acho que isso já era esperado. No dia mesmo que foi divulgado que seriam apenas 500 peças, eu e os meus colegas aqui do Meu Timão conversamos que seria difícil demais conseguir comprar. A torcida do Corinthians é enorme, são milhões de pessoas e apenas 500 camisas.
A comercialização, claro, gerou revoltada entre os apaixonados. Ainda mais depois de tanto tempo pedindo para uma valorização maior em relação ao ídolo alvinegro. Até o próprio jogador reclamou em relação às suas camisas em recente coletiva.
Mas, tem uma coisa importante que poucas pessoas estão prestando atenção: Cássio é patrocinado pela Adidas, uma das concorrentes da Nike. Ele já foi atleta Nike e optou por fechar recentemente com a concorrente.
A Nike, claro, não pode e não quer trabalhar a imagem de uma pessoa que é ligada diretamente a uma de suas concorrentes. Assim como a Adidas não iria querer isso, nem qualquer outra marca de qualquer segmento. É o mercado e é assim que funciona.
A Nike é fornecedora do Corinthians desde 2003. São anos de parceria, trabalhando ao lado do clube em diversos momentos e pagando muito dinheiro pelo acordo. Aliás, dinheiro esse que em muitos momentos foi essencial para as finanças do Timão com adiantamentos, por exemplo.
Mas é uma empresa, como qualquer outra, e tem suas regras e prioridades. Acredito que trabalhar a imagem de um jogador ligado a sua concorrente não é uma delas. Mesmo que esse jogador seja o Cássio...
Aliás, ainda falando sobre camisas de goleiro especificadamente sei que o retorno financeiro não é bom para a Nike. A procura é bem baixa por parte da torcida desde sempre. Independentemente de qual seja a camisa ou versão. Isso é também visível aqui mesmo no Meu Timão. Como sempre divulgamos nas nossas matérias de produtos, fazemos parte de um programa de afiliados e divulgamos itens da ShopTimão e da Nike. Quando as novas camisas são lançadas, a procura é muito pequena nos modelos de goleiro.
Talvez a solução seja o Corinthians usar a ShopTimão e produzir mais materiais próprios e opções comemorativas para valorizar Cássio do jeito que ele merece.
Mas não esperem (e nem cobrem!) isso da Nike.
Avalie esta coluna
Veja mais posts da Mayara Munhoz
- Agora é a hora de parabenizar a nova diretoria do Corinthians
- Se a diretoria do Corinthians fizer isso é para desistir de vez
- Será que dessa vez o Corinthians vai ouvir Cássio?
- Corinthians se queima, mais uma vez, pelas palavras e ações da nova diretoria
- Palhaçada o que Bruno Méndez fez com a Fiel e com o Corinthians
- Agora é hora de falar menos e fazer mais, Corinthians