Venha fazer parte da KTO
x
A lição que o título do rival traz ao Corinthians e seus dirigentes
Rodrigo Vessoni

Formado pela FIAM, trabalhou na Rádio Transamérica e, por 12 anos, no LANCE!. Neste momento, também é repórter da Rádio 9 de Julho, SP (AM 1600). Participa ainda, quando chamado, de programas na TV.

ver detalhes

A lição que o título do rival traz ao Corinthians e seus dirigentes

Coluna do Rodrigo Vessoni

Opinião de Rodrigo Vessoni

11 mil visualizações 185 comentários Comunicar erro

A lição que o título do rival traz ao Corinthians e seus dirigentes

Mauricio Galiotte, presidente do Palmeiras, chegando à Neo Química Arena antes de um Dérbi em 2019; ao lado, o ex-presidente Andrés Sanchez

Foto: Rodrigo Vessoni/ Meu Timão

Antes de mais nada, um recado para quem acompanhará esse texto: se você é clubista ao extremo, quiser fechar os olhos e me xingar nos comentários, ok. É seu direito. Mas, se quiser mesmo o bem do seu Corinthians, abra os olhos, pense mais com a cabeça do que o coração, leia o texto de mente aberta e reflita.

Vamos lá:

O Palmeiras conquistou o título da Libertadores 2020 e o reflexo no Corinthians é imediato. É sempre assim. Desde sempre. A pressão vai aumentar (seria igual se fosse ao contrário). E o que a conquista do maior rival pode servir de exemplo ao Timão? Algo simples: buscar ser um protagonista permanente.

O rival se organizou financeiramente e virou protagonista, brigando sempre pelo G4 e se tornou um integrante fixo da Libertadores. Joga todas, uma hora ganha. É assim mesmo.

O Corinthians precisa se reorganizar para montar times fortes permanentes, como foi no começo da década passada. E não chegar numa final de Copa do Brasil (2018) quase aleatoriamente, no embalo da torcida, com um time que dias depois quase caiu no Brasileirão (ficou a dois pontos da zona).

Cabe ao presidente do Corinthians, Duilio Monteiro Alves, ter cabeça no lugar pra não fazer besteira diante da pressão que aumentará após o título do maior rival. Hora é de organizar as finanças, sim.

"Ah mas o Palmeiras teve um mecenas". Sim. É verdade. Mas também fez um trabalho de reorganização. Isso também é indiscutível. E só não teve mais frutos porque fez suas bobagens, pois também tem seus problemas históricos como qualquer clube associativo. Mas o mérito é indiscutível.

Por fim, peguem a base como comparação. Peguem os jogadores revelados pelo Palmeiras e os do Corinthians. Há uma clara diferença nos trabalhos. De força física dos jovens atletas e de qualidade. Quase todos os meninos do rival são protagonistas, os do Corinthians não são. Só não enxerga quem não quer.

Fica minha reflexão a todos vocês. O Corinthians tem capacidade para arrecadar mais do que o Palmeiras. Aliás, mais não. MUITO MAIS. E, consequentemente, ter uma condição financeira para montar times melhores. Times melhores, não. Times MUITO MELHORES.

Mas é preciso que alguém faça esse trabalho que, sinceramente, espero que já seja Duilio Monteiro Alves. Agora mesmo.

Ao torcedor, cabe apoiar a gestão que queira fazer isso (principalmente as torcidas organizadas). Afinal, sem esse apoio nada acontecerá.

E, se essa organização acontecer, com o potencial financeiro do Corinthians, os Everaldos, Leo Nateis, Davós, Cafus não farão mais parte do elenco, e sim, grandes jogadores brasileiros e sul-americanos pois o clube passará a ter condições de trazê-los.

O recado final é o mesmo do início do texto: você decide se esse texto vale seu xingamento ou sua reflexão.

Abraços.

Veja mais em: Dérbi, Diretoria do Corinthians e Duílio Monteiro Alves.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Rodrigo Vessoni

Por Rodrigo Vessoni

Formado pela FIAM, trabalhou na Rádio Transamérica e, por 12 anos, no LANCE!. Neste momento, também é repórter da Rádio 9 de Julho, SP (AM 1600). Participa ainda, quando chamado, de programas na TV.

O que você achou do post do Rodrigo Vessoni?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Evair Lima Simas LIMA

    Evair 111 comentários

    @evair.lima.simas.lim em

    Faço das sua palavras a minha Vessoni concordo plenamente com você. Não dá para continuar com esses jogasores ruins em nosso elenco. O Corinthians não pode viver de aposta precisa de jogador bom. Esses que você citou não colocaria a roupa de treino naquele time de 2000 e 2012 são muitos fracos tecnicamente.

  • Foto do perfil de adam

    Ranking: 1466º

    Adam 1403 comentários

    @adamandrade92 em

    O Corinthians não tem tradição em Libertadores... E se continuar com esse amadorismo na direção, vai continuar não tendo

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Antonio

    Ranking: 85º

    Antonio 10033 comentários

    185º. @antonio.godoy.junior em

    Concordo em partes é evidente que os nossos adversários Mulambos e os Porcos servem de ex ok, os Porcos tiveram um mecenas que lhes deu o caminho das pedras porém tudo isso poderia ter sido em vão caso o Santos não tivesse vencido o Vitória e rebaixado os Porcos ou seja hoje estaríamos falando uma situação diferente, pois imaginamos a crise que se instalaria no clube sendo rebaixado pela 3a vez, o que eu vejo não de tão ruim assim, o que precisamos são de pessoas HONESTAS para dirigir o clube, temos que fazer uma reformulação ampla na BASE nossas revelações estão escassas porque é muita roubalheira, existe ou existia uma GANGUE desde o olheiro da peneira, treinador e chegando até o Gerente da Base todos com esquema de Empresários, parar de contratar jogadores ruis, de pagar comissões de vendas/trocas/compras para isso temos Diretor

  • Foto do perfil de Adhemar

    Ranking: 2110º

    Adhemar 1025 comentários

    184º. @adhemar em

    Conversa mole e de corneteiro. Dá 300 milhões na mão que qualquer gerente de futebol médio, faz mais do que o Palmeiras. Estruturado? Quantos técnicos passaram pelo time? Cadê o dinheiro gasto com Borja, Guerra, Lucas Lima...? Tá no ralo. O Corinthians tem sérios problemas financeiros e estruturais, e esse ano vai ter que se virar com a molecada, mas não tem nada a aprender com a porcada, que também tem seus incompetentes de plantão. Você, Rodrigo Vessoni, já falou mal do Mancini, que tirou o time da Segunda Divisão e agora vem com essa conversa de copiar exemplo da porcada? Cada clube tem suas circunstâncias e o Corinthians tem que achar como melhorar as suas, e somente ele pode fazer isso. Se você fosse palmeirense (não é não? ), seria da turma do amendoim: chato, desagregador e atrasado.

  • Foto do perfil de Antonio

    Ranking: 85º

    Antonio 10033 comentários

    183º. @antonio.godoy.junior em

    Concordo Vessoni e é o que escrevo a tempos primeira coisa que Duilio deveria ter feito é uma reformulação geral na BASE trocar todos que ali trabalham pois onde está o foco de CORRUPÇÃO dentro do Clube, jogadores que passam pela peneira já são direcionados para os respectivos Empresários só não enxerga quem não quer, o Departamento que mais lesa o clube, por isso que não se revela bons garotos a anos porque os que passaram e tinham qualidade são reprovados porém indicados a procurarem os Empresários do Esquema e os que sobram são os pé de rato, jogadores troncudos, fortes fisicamente porém sem qualidades técnicas, e é o que você escreveu fazer uma limpeza geral, enxugar o elenco e deixar quem realmente quer e tem alguma qualidade

  • Foto do perfil de Isac

    Isac 101 comentários

    182º. @isachenrique em

    Parabéns pelo texto brilhante e realista! O Corinthians é um protagonista esporádico, muita bagunça, diretoria que brinca com o dinheiro do clube (Jonata Cafú?)

    O Palmeiras é um protagonista constante, num ano é campeão o noutro termina no G4, na pior das hipóteses. O Corinthians precisa mudar radicalmente sua gestão, chega de 'tiozão do churrasco' comandando o clube!

  • Foto do perfil de Ronald

    Ranking: 478º

    Ronald 3390 comentários

    181º. @ronald.graff em

    'Joga todas, uma hora ganha. É assim mesmo.'

    Isso o Próprio Andrés falava antes de ganharmos a primeira...

    Mas não da pra esquecer que o Corinthians esta pagando um preço alto pelo sonhado Estádio... Coisa que o Palmeiras fez diferente, e terceirizou o deles...

    Nossa Base históricamente é uma piada no quesito revelar jogador.

    Vender atleta então... Amadorismo puro!