Venha fazer parte da KTO
x
Os quatro jogadores que devem marcar a reconstrução do Corinthians
Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

ver detalhes

Os quatro jogadores que devem marcar a reconstrução do Corinthians

Coluna do Tomás Rosolino

Opinião de Tomás Rosolino

97 mil visualizações 339 comentários Comunicar erro

Os quatro jogadores que devem marcar a reconstrução do Corinthians

Mano Menezes passando instruções para Maycon e Veríssimo

Foto: Jhony Inácio/Meu Timão

O Corinthians ainda precisa - e deve - se livrar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, mas a reconstrução do elenco é natural e óbvia para 2024. Tanto pelos contratos se encerrando quanto pela idade de boa parte dos atletas, vem aí uma mudança de rumo na administração alvinegra. Tendo em vista isso, coloco aqui os quatro atletas que, para mim, têm que ser os pilares desse novo time.

Antes de enumerar, deixo claro que o ideal seria montar um projeto em que Gabriel Moscardo e Pedro recebessem grandes extensões e se posicionassem como o futuro próximo do Corinthians, com projeto para ir ao exterior ao completarem 21 anos (em 2027, veja só). Isso, obviamente, não irá acontecer porque a diretoria é incapaz de desenhar algo do tipo - e um deles já está vendido. Por isso ambos não entram na lista.

A premissa aqui seria aproveitar os jogadores de bom ou grande nível que estejam na faixa entre 21 e 31 anos, período em que o atleta mais pode render. Passa por isso a possibilidade de encarar um longo calendário e impor uma proposta de jogo mais intensa, seja com ou sem a posse de bola.

Lucas Veríssimo

Aos 28 anos, o zagueiro tem bom nível, já não é o produto mais atrativo ao futebol europeu e se adaptou rapidamente ao cenário corinthiano. É digno de um investimento na sua contratação para que ele seja a âncora da defesa pelo menos nos próximos quatro anos. Tem contrato de empréstimo até o meio do ano que vem.

Fausto Vera

Eu sei, o argentino tem jogado muito mal, mas ele já mostrou que pode ser bem melhor do que isso. Aos 23 anos e com contrato longo, é um raro atleta que pode passar seu auge no futebol brasileiro. Daria confiança ao volante para ser o suporte do time dentro de campo a partir do ano que vem.

Maycon

Talvez o melhor jogador do Corinthians neste segundo semestre, Maycon ainda tem 26 anos e situação incerta na Ucrânia. Também já oscilou, mas parece encontrar seu melhor futebol e pode dar ao Corinthians bom vigor no meio. Contrataria o canhoto e estabeleceria ele ao lado do Fausto no meio-campo.

Yuri Alberto

Talvez o nome mais controverso da lista, Yuri ainda tem 22 anos e já passou por muita coisa no Corinthians. Não é um centroavante de elite, mas está longe de ser descartável. Não é um atleta que vale 30 milhões de euros, mas também não é um mau jogador. Pode e deve ser titular de um time que o Mano consiga organizar.

Veteranos

Vou na contramão de muita gente que pede a saída de todos os 32+ do elenco. Colocando a saída do Fábio Santos como óbvia, não renovaria com o Giuliano e iniciaria um processo de transição do Fagner, seja com Mana ou algum contratado. Ainda acho o Gil o segundo melhor zagueiro do elenco, mas entendo que o salário possa não ser condizente com a condição de reserva imediato. Negociaria esse novo papel. Renovaria com o Renato Augusto sem pensar muito.

Reforços + base

O Corinthians vai ter que contratar para montar um bom elenco em 2024. O lado bom de ter um calendário pouco convidativo, porém, é não precisar elevar tanto o seu nível - não tem Libertadores e há grande chance de o time só jogar o Brasileiro no segundo semestre.

As chegadas óbvias são as de um lateral para cada lado, um zagueiro e um meia central, todos para serem titulares. A base vai secando, mas o Sub-20 ainda tem pelo menos três nomes que merecem mais espaço em 2024: o volante Bahia, o meio-campista Breno Bidon e o centroavante Arthur Sousa. Por mim, o zagueiro William, o lateral-esquerdo Kaio e o ponta Guilherme Henrique, do Sub-17, também passariam por um processo de transição já no Paulista.

Veja mais em: Lucas Veríssimo, Fausto Vera, Maycon, Yuri Alberto e Elenco do Corinthians.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Tomás Rosolino

Por Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

O que você achou do post do Tomás Rosolino?