Venha fazer parte da KTO
x
Por que o Corinthians está flertando com a tragédia?
Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

ver detalhes

Por que o Corinthians está flertando com a tragédia?

Coluna do Walter Falceta

Opinião de Walter Falceta

4.4 mil visualizações 135 comentários Comunicar erro

Por que o Corinthians está flertando com a tragédia?

Rodriguinho: impreciso e previsível

Foto: Agência Corinthians

1) O grande Cassio está equivocado. O culpado por mais esta derrota mosqueteira não é o aplicado goleiro Aranha, da Ponte Preta. A responsabilidade é do time do Corinthians, impreciso nas conclusões, falho nos fundamentos e apático em quase todo o primeiro tempo.

2) Com este fracasso diante da limitadíssima Ponte Preta, o confuso time de Carille flerta com a tragédia. Porque, sim, será uma catástrofe perder um troféu que já tinha como certo endereço o Parque São Jorge. Se o pior vier e o título for tomado pelo rival alviverde, esse grupo será estigmatizado pela eternidade.

3) No primeiro tempo, o Corinthians finalizou apenas duas vezes. Na primeira, de forma errada, para fora, em cabeceio de Pablo. Na segunda, Jadson exigiu intervenção de Aranha. No rebote, Gabriel mandou a pelota ao travessão. E foi somente isso.

4) O gol da Ponte Preta constituiu um replay do gol do Cruzeiro no segundo turno. Falha na marcação pelo lado direito e conclusão no lado oposto. O leitor pode conferir que, em ambos os lances, Arana assiste passivo à conclusão do oponente.

5) No segundo tempo, Carille fez o que deveria ter feito já de início: botar em campo o atacante Clayson. E foi ele quem buscou verticalizar o jogo e quebrar com o tedioso padrão "handebol" da esquadra mosqueteira.

6) A Ponte Preta poderia ter ampliado, em jogada de Lucca pela direita do ataque, com conclusão de Sheik para fora.

7) No meio, Jadson e Rodriguinho repetiam o roteiro das últimas partidas. Muita bola enrolada, lenta e imprecisa. O segundo, em especial, irritava os próprios companheiros ao reter a pelota e, frequentemente, cedê-la à marcação da Macaca.

8) No desespero, o Corinthians criou chances, mas fracassou nas conclusões. Jô raramente é servido. Quando participa dos lances de ataque, no entanto, parece lento e sem explosão muscular. Decepcionou até no papel de pivô.

9) As entradas tardias de Pedrinho e Kazim não alteraram significativamente o script do malogro corinthiano em Campinas. Do padrão semicircular inócuo, o time passou ao padrão nenhum, em que até Pablo aparecia como dublê de centroavante.

10) O Corinthians segue errando muito nos fundamentos defensivos relativos à bola aérea. Neste domingo, sofreu em todos os escanteios cobrados pela Ponte Preta. Aliás, em jogadas desse tipo tomou já quatro gols neste segundo turno, dois deles na derrota para o Botafogo, no Rio.

11) A torcida corinthiana compareceu e apoiou fortemente o time, da maneira que lhe foi possível. O Corinthians, no entanto, mais uma vez entrou em campo sem a gana dos que aspiram à glória. Repetiu os mesmos erros das partidas passadas e parece agora perigosamente viciado na derrota.

12) Que fazer?

Veja mais em: Campeonato Brasileiro.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Walter Falceta

Por Walter Falceta

Walter Falceta Jr. é paulistano, jornalista, neto de Michelle Antonio Falcetta, pintor e músico do Bom Retiro que aderiu ao Time do Povo em 1910. É membro do Núcleo de Estudos do Corinthians (NECO).

O que você achou do post do Walter Falceta?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Ernesto

    Ranking: 90º

    Ernesto 9776 comentários

    @ernesto.de.minas em

    Só uma coisa a fazer : demitir Carille.
    Vamos lembrar que o Kia fez isso em 2005 quando Márcio se perdeu.

  • Foto do perfil de André

    Ranking: 3285º

    André 668 comentários

    @andre.mafioletti em

    Trio de ataque : Jô centralizado, Clayson pela esquerda e Pedrinho(ou MG) pela direita.
    Meio: Jadson centralizado próximo a área adversaria, Rodriguinho de volante e Gabriel de volante próximo a zaga.
    Defesa: Pablo e Balbuena.
    Laterais: Fagner e Maciel.
    No gol Cássio.
    Mas não é fácil, pq precisa ter pulso firme e coragem pra fazer isso, coisa que nosso treinador não tem.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Ramon

    Ranking: 28º

    Ramon 22977 comentários

    103º. @ramon.felipe1 em

    Tragédia anunciada.

  • Foto do perfil de Ney

    Ranking: 94º

    Ney 9601 comentários

    102º. @ney.bala1 em

    Corinthianss Corinthians minha vida Corinthianns minha história Corinthianns meu amor oo oo Corinthianss,.!:'"*

  • Foto do perfil de Guilherme

    Ranking: 5726º

    Guilherme 360 comentários

    101º. @guimarangoni em

    Só um adendo ao ponto 9, Kazin entrou até que bem, mas além do Pablo centro-avante o Balbuena estava de meio campo.
    Osmar Loss mericia o cargo de técnico.

  • Foto do perfil de Felipe

    Ranking: 106º

    Felipe 8790 comentários

    100º. @felipe.amado em

    Cadê as triangulações? O time não faz mais. Parece time de handebol, fica rodando a bola de um lado para o outro, só que sem infiltração.

  • Foto do perfil de Miguel

    Ranking: 4193º

    Miguel 521 comentários

    99º. @migs30 em

    O principal é isso. Ele perdeu o controle do vestiário. Ele sempre pregou a meritocracia, mas fica nítido que ele privilegiou até agora alguns jogadores que não merecem ser titulares em detrimento de outros que faz tempo merecem estar no time titular. Isso aí ficou claro hoje com as discussões em campo com os próprios atletas. É pior que o timing de mudar o time pode ter passado e pode não surtir efeito, pois o grupo já parece star rachado. Amanhã eu acredito que os porcu não ganha o jogo, desde que seja bem apitado. Mas se o Corinthians perder para os porcu, mesmo estando ainda a frente, defendo uma medida radical, trocar de técnico. Coloca o Osmar Loss e já vai procurando outro técnico para o próximo ano. Quem sabe dessa forma consiga salvar o título desse ano.