Venha fazer parte da KTO
x

Órgãos fiscalizadores do Corinthians sugerem aprovação das contas de 2023 e apontam ressalvas; veja

3.5 mil visualizações 102 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

O Conselho Fiscal e o Conselho de Orientação sugeriram a aprovação das contas de 2023 do Corinthians, mas com ressalvas

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Órgãos fiscalizadores do Corinthians, o Conselho Fiscal e o Conselho de Orientação (Cori) sugeriram na última sexta-feira a aprovação do balanço financeiro de 2023, quando a presidência ainda era exercida por Duilio Monteiro Alves. A informação foi divulgada pela Gazeta Esportiva.

Contudo, ambos os órgãos apontaram algumas ressalvas nas contas, como a revisão final do balanço e a contratação de três atletas com valor acima de 40 mil salários mínimos sem aprovação do Cori, conforme prevê o estatuto do clube - confira as ponderações abaixo.

A aprovação final do balanço financeiro do Corinthians de 2023 depende agora do Conselho Deliberativo, que votará na próxima segunda-feira. Antes das aprovações dos órgãos fiscalizadores do clube, a RSM Global, empresa de auditoria contratada para analisar as contas de forma independente, já tinha consentido os números há dois dias.

O Cori aprovou o balanço por sete votos a cinco (7 a 5). Ele é composto pelos conselheiros: Caetano Blandini, Celso Sobrinho, Fábio Soares, Fausto di Toti, Felipe Ezabella, Heleno Maluf, Miguel Marques, Paulo Roberto, Pedro Soares e Roberto Parisi.

Já o Conselho Fiscal não possui conselheiros, mas sim sócios do clube social, já que ele tem a função de fiscalizar o Conselho Deliberativo. O órgão é formado por Claudio Senise, Haroldo Dantas e Paulo Pimental.

Ex-diretor responde ressalvas

Ex-diretor financeiro do Corinthians, Wesley Melo respondeu a reportagem da Gazeta Esportiva sobre algumas ressalvas realizadas pelo Conselho Fiscal e o Cori. Ele nega que o clube contratou jogadores por um valor acima de 40 mil salários mínimos, e argumenta que a chegada de Yuri Alberto envolveu troca por outros atletas no negócio, sem dinheiro envolvido.

“Acho que eles cometeram um equívoco quando falam das contratações que fizemos acima do limite, que deveriam passar pelo Cori. Tem um equívoco, porque não teve nenhuma contratação acima deste limite. Não teve nenhuma que tivesse envolvido grana e que tivesse passado desse limite. Mas, de qualquer forma, não entendo que isso seja um grande ponto também”, disse.

De valor acima (dos 40 mil salários mínimos), só contratamos o Yuri (Alberto), mas não tem valor envolvido, só troca de atletas, inclusive no TMS (documento gerado pela Fifa para transferências de atletas) não aparecem valores, só os percentuais trocados”, completou o ex-diretor, que ainda agradeceu a aprovação das contas de 2023 apesar das ressalvas.

Yuri Alberto foi contratado em definitivo pelo Corinthians em 2023. O Timão adquiriu 50% dos direitos econômicos do atacante depois de ceder Robert Renan e Du Queiroz na negociação, além de ter dado a prioridade de compra ao time russo por Pedro, vendido no meio do ano. O clube do Parque São Jorge manteve percentual de todos os atletas.

Confira a lista de ressalvas do Conselho Fiscal e do Cori sobre o balanço de 2023 do Corinthians

  1. Chamada de atenção por causa das datas das assinaturas, do montante envolvido e o período que compõe a dívida com os empresários;
  2. Aumento das despesas com serviços, por exemplo, segurança e outros, apesar de não haver irregularidade;
  3. Revisão do orçamento anual no final do exercício, após grande parte já ter sido realizado;
  4. Divergência detectada pela RSM Auditoria Independente no sistema entre financeiro e contábil. Justificou-se que o sistema utilizado (Totvs) precisa de ajustes para implementação de melhores controles no módulo financeiro, mas afirmaram que o saldo contábil reflete com exatidão a posição real. Em razão da deficiência, o relatório dos auditores detectou uma divergência de R$ 978 mil na composição de adiantamento de fornecedores;
  5. Ausência de pastas contendo as despesas administrativas superior a cinco salários mínimos, com os três orçamentos, conforme determina o Estatuto;
  6. Três atletas contratados sem aprovação do Cori, com valor acima de 40 mil salários mínimos, conforme determina o Estatuto;
  7. Pouco tempo para analisar mais detalhadamente os documentos.

Veja mais em: Diretoria do Corinthians, Parque São Jorge, Dívida do Corinthians e Duílio Monteiro Alves.

Veja Mais:

  • Lucas Piccinato se mostrou atento ao número reduzido de zagueiras no elenco do Corinthians

    Técnico do Corinthians abre o jogo sobre novos reforços e cita principal setor a ser melhorado

    ver detalhes
  • Corinthians jogará três vezes seguidas na Neo Química Arena pela primeira vez nesta temporada

    Corinthians terá sequência inédita em 2024 como mandante em meio a jogos decisivos; entenda

    ver detalhes
  • O Corinthians Feminino possui uma partida para disputar nesta semana

    Corinthians tem semana com decisão na Sul-Americana e outros oito compromissos; veja agenda

    ver detalhes
  • Segundo a Itatiaia, Cássio tem um acerto encaminhado com o Cruzeiro

    Cássio e Cruzeiro têm acerto encaminhado, diz rádio mineira; Corinthians manda oferta de renovação

    ver detalhes
  • Carlos Miguel falhou no primeiro gol do Flamengo, mas fez mais uma partida com defesas difícieis

    Carlos Miguel revela conversa com Cássio e 'culpa' erros individuais por derrota do Corinthians

    ver detalhes
  • Jheniffer abriu o placar, depois Vic empatou e Jaque retomou a vitória

    Reservas brilham e Corinthians consegue virada frenética nos acréscimos sobre o São Paulo

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: