Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

A grande falácia dos clubes-empresa

Foto do perfil de Rodolfo Santos

Ranking: 5.834º

Rodolfo 425 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 26/12/2021 às 13:00
Por Rodolfo Santos (@rodolfo.santos11)

Virou moda. Depois da venda de Botafogo e Cruzeiro, agora o assunto entrou em pauta em todos os grandes times brasileiros. Com exceção de alguns, a maioria está propensa a aderir ao formato de Sociedade Anônima, visando reduzir as dívidas e contar com o aporte financeiro de investidores.

Eu particularmente vejo nesse movimento alguns problemas bem preocupantes. Um deles, filosófico. O outro, bem prático. Explico aqui:

Clubes envolvem sentimentos que vão muito além da parte financeira. Os 400 milhões pagos pelo Cruzeiro e Botafogo não compram a história desses clubes, a paixão da torcida, os sentimentos de rivalidade, etc. Isso não tem preço. Clubes de futebol VERDADEIROS são movidos por isso, e não por uma busca incansável pelo lucro. Essa é a realidade. NINGUÉM comemora balanço no azul ao final da temporada.

O outro motivo, bem mais prático, tem a ver com o modelo de negócios em que o futebol brasileiro está inserido. Os investidores de Cruzeiro e Botafogo não são sheiks árabes com dinheiro virtualmente infinito. São empresários, que enxergam nesses clubes ferramentas para ganhos financeiros. Dentro do contexto mundial do futebol, o Brasil serve para revelar bons jogadores. É aí que está a maior fonte de lucro, e é justamente aí que esses empresários irão focar. Os times podem melhorar, mas esqueçam elencos do nível de superpotências europeias.

Eu sinceramente acho que esses clubes vão ter uma gestão parecida com times 'médios' e pequenos da Inglaterra. Fecham no azul, mas são pouco competitivos. O Arsenal é um exemplo.

Vender um clube NÃO é a solução definitiva pros problemas do futebol brasileiro. Pode, sendo otimista, ajudar a melhorar o futebol praticado aqui. Por outro lado, pode transformá-lo de vez num balcão de negócios esvaziado de paixão e competitividade.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Gabriel Porto Benite

Ranking: 740º

Gabriel 4.030 posts

@bebenite em 26/12/2021 às 16:15

'Ninguém comemora clube no azul' e pior ainda clube no vermelho.

O lucro é o maior fator para uma gestão eficiente e por mais que você tenha uma opinião contrária, esta é a realidade.

Foto do perfil de Manuel Silva Miguel

Ranking: 2.002º

Manuel 1.645 posts

@manuel.silva.miguel em 26/12/2021 às 16:04

Essa é uma mera opinião sua.

Foto do perfil de Manuel Silva Miguel

Ranking: 2.002º

Manuel 1.645 posts

@manuel.silva.miguel em 26/12/2021 às 16:02

O tempo dirá se vai dar certo ou não. Aguardemos.

Foto do perfil de Itamar Fulano

Ranking: 4º

Itamar 63.333 posts

@sr.fulano em 26/12/2021 às 15:56

PARABÉNS PELO TÓPICO!

Muitos estão colocando como solução mágica!

Tem alguns detalhes que sempre digo aqui.

Existem pontos positivos, mas também negativos.

Brasil NÃO É Europa!

Os clubes aqui vão sofrer o cenário do mercado brasileiro.

ANTES DA PANDEMIA NOS ÚLTIMOS 4 ANOS 316 MIL EMPRESAS FECHARAM NO Brasil!

https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/economia/2019/10/707950-brasil-perdeu-316-680-empresas-em-quatro-anos-de-saldos-negativos-diz-ibge.html Economia - Brasil fechou mais de 316 mil empresas em quatro anos, diz IBGE Economia - Brasil fechou mais de 316 mil empresas em quatro anos, diz IBGE Em quatro anos de dificuldades e fechamentos de empreendimentos, mais de 3,3 milhões de trabalhadores assalariados foram demitidos no setor formal jornaldocomercio.com

O Brasil SÓ PERDE PRA CUBA (DITADURA) COMO O PAÍS COM MAIOR CARGA TRIBUTÁRIA NA América LATINA.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47693085 Brasil só perde para Cuba na lista de países da América Latina que mais pagam impostos - BBC News... Brasil só perde para Cuba na lista de países da América Latina que mais pagam impostos - BBC News... Em 2016, a carga tributária do Brasil atingiu 32,2% do PIB (Produto Interno Bruto) e a de Cuba, 41,7%, segundo dados da OCDE. bbc.com

CORRUPÇÃO PRIVADA NO Brasil NÃO É TIPIFICADA COMO CRIME.

https://canalcienciascriminais.com.br/corrupcao-privada-brasil/ Corrupção privada será um dia tipificada no Brasil? Corrupção privada será um dia tipificada no Brasil? A corrupção privada será um dia tipificada no Brasil? A corrupção privada consubstancia-se, grosso modo, na prática dos verbos dar, prometer... canalcienciascriminais.com.br

NOSSA INSTABILIDADE POLITICA E ECONÔMICA COLOCA O Brasil COMO PAÍS DE RISCO!

Então, muita calma com isso!

Pode ter pontos positivos, como a escolha de uma gestão mais profissional, com visão no contexto mais técnico na escolha dos ocupantes dos cargos diretivos.

Mas o Clube agora vai passar a ser mais sensível as questões de mercado e os problemas do país.

NÃO EXISTE FORMULA MÁGICA!

O que pode ser bom pra um, pode não ser pra outro.

Cada caso precisa ser analisado.

E ser Clube empresa no Brasil não é certeza de sucesso.

Publicidade

Foto do perfil de Vinícius Maru

Ranking: 2.212º

Vinícius 1.465 posts

@vinicius.maru1 em 26/12/2021 às 15:51

Fechar no azul e não ter times competitivos, são premissas pra clubes que almejam hegemonia no futebol. A exemplos, temos Flamengo com Bandeira de Mello aqui, Peppas de Paulo Nobre, Liverpool de Tom Werner, PSG de Nasser Al-Khelaifi e Leicester de Vichai. Espero que você não tenha feito esse post de forma não irônica, visto que clubes-empresa são o futuro do futebol monopolizado como ele é hoje.

Foto do perfil de Nery Douglas

Ranking: 2º

Nery 68.708 posts

@douglas.nery em 26/12/2021 às 15:42

Acho melhor esperar pra ver se vai dar certo

Foto do perfil de Kayke Lima

Ranking: 495º

Kayke 5.508 posts

@kayke.lima em 26/12/2021 às 14:07

Tem que pensar no mercado brasileiro e como o futebol brasileiro funciona.

No Brasil dá pra você ter um time muito competitivo com uma folha salarial de 15 milhões/mês. O custo do futebol no geral, com pagamento de funcionários e das contas básicas da instituição darão, jogando muito pra cima uns 350 milhões.

Então o custo total do futebol de um clube grande no Brasil gira em torno de 350/400 milhões de reais no máximo.

E isso hoje é o dinheiro da TV, se o time for muito bem na temporada com a nova forma de distribuição de recursos da TV, o time pode arrecadar mais de 300 milhões só em uma temporada. O Corinthians por exemplo não foi tão bem e arrecadou 340 milhões só de direitos de transmissão.

Agora imagina um cenário em que um clube tem pouquíssimas dívidas, e faz temporadas excelentes.

Se o time fica em 3° no Brasileirão, semi da Copa do Brasil e da Libertadores, só com premiações vai ter uma arrecadação de 100 milhões. Com o dinheiro da TV somado as premiações já paga o custo total do clube na temporada.

Mais existe outras inúmeras fontes de renda como, patrocínios, um time médio no Brasil arrecada cerca de 50 milhões em patrocínios por ano.

Ações de marketing e sócio torcedor.

E principalmente vendas de jogadores.

Ou seja, um time grande bem administrado e sem dividas no Brasil, pode gerar um lucro anual de mais de 200 milhões de reais.

E tanto Cruzeiro quanto botafogo podem gerar isso, sem a necessidade de voltar o futebol só pra revelar, da pra fazer futebol de uma forma normal e mesmo assim lucrar milhões.

No flow o Ronaldo disse que um clube brasileiro bem administrado se torna uma verdadeira máquina de fazer dinheiro.

Comprar um clube grande aqui é um excelente negócio, se eu fosse bilionário compraria um sem pensar duas vezes.

Foto do perfil de Geison Sartore Fernandes

Ranking: 5.531º

Geison 464 posts

@gesartore em 26/12/2021 às 13:13

O maior problema que vejo é que como no Brasil nada é sério e não existe cadeia pra rico, até porque o investimento vem de fora, esses clubes vão se tornar verdadeiras lavanderias, assim como a tia Leila fez nas porcas! A lavagem de dinheiro vai correr solta, vai virar uma zona, maior do que já está, com qualquer pé de rato ganhando uma fortuna e chegando ao fim da vida pedindo esmola, porque no meio do caminho o dinheiro é desviado pros bandidos que fazem parte do esquema! Viva o Brasil!