Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

A grande falácia dos clubes-empresa

Foto do perfil de Rodolfo Santos

Ranking: 5.884º

Rodolfo 418 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 26/12/2021 às 13:00
Por Rodolfo Santos (@rodolfo.santos11)

Virou moda. Depois da venda de Botafogo e Cruzeiro, agora o assunto entrou em pauta em todos os grandes times brasileiros. Com exceção de alguns, a maioria está propensa a aderir ao formato de Sociedade Anônima, visando reduzir as dívidas e contar com o aporte financeiro de investidores.

Eu particularmente vejo nesse movimento alguns problemas bem preocupantes. Um deles, filosófico. O outro, bem prático. Explico aqui:

Clubes envolvem sentimentos que vão muito além da parte financeira. Os 400 milhões pagos pelo Cruzeiro e Botafogo não compram a história desses clubes, a paixão da torcida, os sentimentos de rivalidade, etc. Isso não tem preço. Clubes de futebol VERDADEIROS são movidos por isso, e não por uma busca incansável pelo lucro. Essa é a realidade. NINGUÉM comemora balanço no azul ao final da temporada.

O outro motivo, bem mais prático, tem a ver com o modelo de negócios em que o futebol brasileiro está inserido. Os investidores de Cruzeiro e Botafogo não são sheiks árabes com dinheiro virtualmente infinito. São empresários, que enxergam nesses clubes ferramentas para ganhos financeiros. Dentro do contexto mundial do futebol, o Brasil serve para revelar bons jogadores. É aí que está a maior fonte de lucro, e é justamente aí que esses empresários irão focar. Os times podem melhorar, mas esqueçam elencos do nível de superpotências europeias.

Eu sinceramente acho que esses clubes vão ter uma gestão parecida com times 'médios' e pequenos da Inglaterra. Fecham no azul, mas são pouco competitivos. O Arsenal é um exemplo.

Vender um clube NÃO é a solução definitiva pros problemas do futebol brasileiro. Pode, sendo otimista, ajudar a melhorar o futebol praticado aqui. Por outro lado, pode transformá-lo de vez num balcão de negócios esvaziado de paixão e competitividade.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de João Pedro Dávila

Ranking: 2.432º

João 1.305 posts

@joao.pedro.davila em 27/12/2021 às 16:36

Tenho ressalvas quanto a adoção de clubes-empresa, mas o nível dos sócios dos clubes é um motivo bem forte para isso.

Foto do perfil de Fagner

Ranking: 1.141º

Fagner 2.762 posts

@fagner.bolado em 26/12/2021 às 16:42

Kkkkkkkkkkkk Clube sendo sociedade anônima ou não o objetivo é sempre lucrar, pra muitos a palavra lucrar é uma ofensa kkkkk, esses clubes estão INVIÁVEIS, e pelo modelo de gestão anterior a falência era o único caminho, trocaram essa certeza pela dúvida de algo que pode talvez torná-los viáveis financeiramente novamente, mas o problema é porque tem alguém ou alguma empresa querendo lucrar, maldito querer kkkkk, pensam que os filmes de princesa da Disney são reais? Mds... E outra ninguém está comprando paixão de torcedor não, muito pelo contrário, está tentando tornar o clube mais saudável.

Foto do perfil de Sergio Campos

Ranking: 136º

Sergio 11.764 posts

@asrdecampos em 26/12/2021 às 16:40

Todos os times da Inglaterra possuem donos, o Chelsea, Liverpool, City.
O fato de ser uma SAF, tanto lá como aqui não significa sucesso ou fracasso.

Foto do perfil de Ricardo Gomes

Ranking: 4.302º

Ricardo 655 posts

@ricardo.gomes20 em 26/12/2021 às 16:36

Acho que você tá errado pelo simples fato de que tudo que escreveu se refere a uma situação do tipo 'estão querendo transformar o futebol brasileiro em negócio'. Isso já acontece aqui desde o final dos anos 90! Porém esse não é o problema, o problema era ter o futebol funcionando dessa forma, com pessoas sem capacidade pra gerir os clubes. Você acha que o Corinthians teria dobrado de 450 milhões de dívida pra praticamente 1 bilhão na última gestão do Andrés, caso o clube fosse SAF? Isso nunca teria acontecido! Um ponto que me faz discordar com relação a os clubes serem no máximo porte médio, é o fato de que ganhar títulos da mais visibilidade e com mais visibilidade, os jogadores ganham mais holofotes e são vendidos mais caros. Exemplo? Arana que falam em 23 milhões de Euros pagos pelo Leeds. Se o Atlético não tivesse ganhado tanto nesse ano, ele não seria vendido por mais do que 10 milhões. Então acredite, esses caras vão querer chegar aqui pra futuramente montar elencos que ganham títulos. Não vai ser da noite para o dia, pois eles vão estruturar o clube financeiramente. Mas depois que a engrenagem financeira estiver ok, vão fazer sim os investimentos pra ganhar.

Publicidade

Foto do perfil de Diego Souza

Ranking: 622º

Diego 4.604 posts

@diego.souza71 em 26/12/2021 às 16:35

O Corinthians já é com se fosse da R&T. Roubam a vontade no modelo atual.

Foto do perfil de Haalandinho

Ranking: 2.433º

Haalandinho 1.304 posts

@pa.mogna em 26/12/2021 às 16:31

O cara vai lá e pega o exemplo da PL, que literalmente se tornou mais rico e competitivo campeonato do mundo. Os caras são muito burros

Foto do perfil de Haalandinho

Ranking: 2.433º

Haalandinho 1.304 posts

@pa.mogna em 26/12/2021 às 16:27

Mas o Corinthians já tem dono. SA não implica em dono majoritário necessariamente

Foto do perfil de Loucomotivos

Ranking: 5.936º

Loucomotivos 412 posts

@ben.hur.magno.alves em 26/12/2021 às 16:18

Eu prefiro ver meu time nas mãos de quem tá preocupado em lucrar, do quê ver nas mãos de quem tá preocupado em mamar na teta do clube. Basta uma péssima administração que o time vai para o buraco negro, vide Cruzeiro e Vasco.