Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Entre racismo de Jorge Jesus e o estrupo de Cuca, eu não quero nenhum dos dois

Foto do perfil de Victor

Ranking: 6.836º

Victor 330 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 03/02/2022 às 19:14
Por Victor Rocha (@victor.rocha22)

Entre racismo de Jorge Jesus e o estrupo de Cuca, eu não quero nenhum dos dois.

Fala Fiel

Muito se especula de Cuca e Jorge Jesus, eu mesmo até apontava os nomes deles pouco tempo atrás, até descobrir um crime bárbaro de Cuca ocorrido ainda na sua época de jogador e que mídia brasileira ocultou por muitos anos e faz isso até os dias de hoje. E um crime social e ético de Jorge Jesus, ocorrido em 2020, quando já comandava o Benfica e tem profunda ligação histórica com seu país natal.

Estou falando do estrupo coletivo de Cuca, Eduardo Hamester, Henrique Etges e Fernando Castoldi em 1987, ocorrido quando eram jogadores do Grêmio e estavam escursando pela Europa, a vítima envolvida era Sandra Pfäffli, uma menina que na época tinha apenas 13 anos.

Pela 'justiça' Suíça, três dos quatro atletas foram condenados a 15 meses de prisão e multa incluindo Cuca e um a 4 meses e multa, por conivência. A condenação só veio 2 anos depois de muita diplomacia entre Brasil e Suíça, além de passasâo de pano das reportagens, parentes/mulheres dos atletas e pessoas por todo país.

Os 4 atletas nunca compriram pena, nem participaram do julgamento final! O Brasil não faz extradição de pessoas condenadas fora e hoje mais de 15 anos após o crime, podem frequentar a Suíça livremente. A 'justiça' do país na época não constatou estupro, mas sim ato sexual com menor vulnerável, o que por si só foi um desrespeito com a vítima. Confira o depoimento de Sandra Pfäffli, feito um dia após o crime:

&Ldquo;(…) primeiro os quatro jogadores brasileiros expulsaram do apartamento os dois amigos que me acompanhavam e então os quatro avançaram sobre mim. Três me seguraram, enquanto o outro me violentava. Então veio um segundo brasileiro e me violentou também. Eu tenho medo de ficar grávida, eu não tomo anticoncepcionais”

Não preciso dizer mais nada sobre Cuca e como ele é reflexo da nossa sociedade da época e na maior parte dos dias de hoje.

Sobre o racismo de Jorge Jesus, em 2020 o treinador foi questionado sobre a polêmica no famoso jogo do PSG X Istambul, pela fase de grupos da Champions League, em que os atletas se recusaram a jogar após ato de racismo ocorrido pelo quarto árbitro durante a partida.

Nas palavras de um homem Português de pele branca, comandando na época o Benfica de Portugal, clube que tem o mesmo histórico de atos racistas feitos por torcida de arquibancada a rivais que o Grêmio, não poderia ser a pior feita, confira a fala de Jorge Jesus:

&Ldquo;Não sei o que aconteceu, o que se falou, o que se disse. Está muito na moda isso do racismo. Como cidadão, tenho o direito de pensar da minha maneira. Só posso ter uma opinião concreta se souber o que se disse naquele momento”

&Ldquo;Hoje, qualquer coisa que se diga contra um negro é sempre sinal de racismo, mas o mesmo a um branco já não é sinal de racismo. Está a implementar-se essa onda no mundo. Mas repito que não sei o que disseram”

E aquele tal discurso pronto de racista, 'eu não quero expor minha opinião mas já expondo, mas não disse nada'. Além de que o episódio em si do jogo, vai na contra mão da fala de Jorge Jesus, pois o racismo do quarto árbitro foi se referir a um dos jogadores do Istambul como 'aquele cara preto', por isso foi questionado ferozmente pelo mesmo 'quando você fala de um cara branco, se refere como 'aquele cara' e da outras referências pra identificá-lo, já quando é um 'cara preto', você se refere como preto'. Dando ênfase a essa palavra, a pessoa tira a humanidade do indivíduo pelo histórico que ela tem e a principal a forma expressiva é tom de voz que se é dita.

Um clube que faz faixa de viva a democracia em meio a uma ditadura no século passado - que nesse usa uniforme roxo e todas as categorias como terceiro uniforme, investe nas categorias femininas, diz não aos xingamentos homossexuais de arquibancada, apoia os negros e luta contra o racismo, não pode dar pra trás e contratar esses caras, muito pelo contrário! Tem que ser exemplo.

A diversas outras opções de treinadores, inclusive estrangeiras livres no mercado, não precisa ser a mesmice, tenham planejamento e respeitem nossa história.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de Ysmael Ribeiro Mendes Neto

Ranking: 3.730º

Ysmael 799 posts

@ysmael.ribeiro.mende em 03/02/2022 às 19:21

Não entendi o que ele disse pra ser racista aí, ele só disse que não pode dar a opinião porque não estava lá pra saber o que aconteceu dentro de campo, mas tudo bem.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Nery Douglas

Ranking: 2º

Nery 68.724 posts

@douglas.nery em 03/02/2022 às 23:19

Que tragam o Jair Picerni então

Foto do perfil de Victor Rocha

Ranking: 6.836º

Victor 330 posts

@victor.rocha22 em 03/02/2022 às 22:09

Em resposta ao usuário Doutor Corinthians, que se não sabe

Em resposta ao usuário Doutor Corinthians, que se não sabe o grande Doutor Sócrates foi pioneiro na luta política, social e ética contra o Racismo, a violência a mulher entre outras coisas dentro e fora de campo, tendo até livros sobre ele e suas reivindicações.

Foto do perfil de Danilo Freitas

Ranking: 1.028º

Danilo 3.080 posts

@danilo.freitas19 em 03/02/2022 às 20:16

Eu espero que os moderadores estejam vendo está postagem (já que gostam de me dar advertência) pois é tendenciosa, porque pelo que sei no código penal o ônus da prova e de quem acusa. É crime viu o imputar falsas acusações.

Foto do perfil de Jonas Macedo

Jonas 59 posts

@jonas.macedo1 em 03/02/2022 às 19:34

Então fica com o Silvinho mesmo né

Publicidade

Foto do perfil de Doutor Corinthians

Ranking: 367º

Doutor 6.574 posts

@doutor.corinthians em 03/02/2022 às 19:27

Suas informações estão incorretas, primeiro o Cuca não foi condenado por estupro, mas por atentado ao pudor. Segundo, o Jorge Jesus foi questionado sobre uma situação e ele disse que não podia opinar se houve racismo ou não, isso não faz dele racista.

Foto do perfil de Victor Rocha

Ranking: 6.836º

Victor 330 posts

@victor.rocha22 em 03/02/2022 às 19:22

Só corrigindo meu corretor a palavra certa é estupro

Só corrigindo meu corretor a palavra certa é estupro

Foto do perfil de Brayan Cesar

Ranking: 3.370º

Brayan 906 posts

@brayan.cesar em 03/02/2022 às 19:19