Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Análise tática do jogo Corinthians x Juventude - boa vitória, mas fragilidades foram vistas

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Félix

Ranking: 4.654º

Félix 591 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 11/06/2022 às 19:22
Por Félix Rodrigues de Lima (@felix.rodrigues.de.l)

Apesar do resultado, vimos hoje o principal motivo dos desempenhos abaixo do esperado em outros jogos, que é o demérito de jogadores menos badalados, enfraquecendo a equipe e a tornando extremamente previsível.

Róger Guedes não jogou bem de novo, e é pelo mesmo motivo acima, mas tenho que explicar o porque de não só ele como outros não terem rendido como falso 9. Pois muitos criticam Roger Guedes pela posição de falso 9 sem entenderem o que é falso 9 de fato.

A principal função de um falso 9 não é ser um imitador de centroavante, mas sim de ficar bem próximo à área e aguardar quem estiver no meio passar por ele para que ele possa tocar a bola para esse meia finalizar. E para que essa função seja bem aproveitada, pelo menos dois meias devem estar próximos ao falso 9 para que ele possa escolher a quem passar na corrida para que esse meia ou o próprio falso 9 finalize após receber novamente.

Acontece quem não se vê muito essa aproximação com Guedes. E isso explica o porque do próprio Luan não ter se firmado nessa posição: porque raríssimos eram os jogos em que ele tinha a devida aproximação, seja por não aproveitamento de jogadores da base que possuíam a capacidade de jogar com o falso 9, seja por má escalação, seja por estratégia errada, coisa que vimos muitas vezes com Sylvinho. Quando ele tinha essa aproximação, ou Luan marcava gols ou dava assistências ou fazia parte das jogadas, e isso víamos em alguns jogos com Mancini, quando Gustavo Silva, Cazares e Vital se aproximavam. Foi isso que fez com que quase nos classificasse para a Libertadores nas últimas 15 rodadas.

Nesse jogo, não foi só Róger Guedes que fez a função de falso 9, mas também Willian e Adson, que fez o gol nesse pensamento: ele saiu da sua função de meia/ponta direita e correu diretamente para a área, achou o espaço aberto e marcou o gol. Tanto Willian quanto Adson, ao alternarem nessa função, procuraram passar ou finalizar dependendo da ocasião como foi descrito, seja dentro da área, seja fora da área.

Tenho uma crítica muito forte sobre esse posicionamento, que será mostrado depois. Mas antes darei foco ao bom jogo do Giuliano: apesar de pouco acionado, a movimentação dele foi excelente. Mas ele é um dos responsáveis pela crítica que irei fazer em seguida.

Eu gostaria muito de perguntar, olhando no fundo dos olhos dos jogadores badalados, o que justifica essa pretensão em valorizar mais o jogador de grande nome do que os jogadores da base ou os menos badalados. É por isso que perdemos jogos: porque se esquecem do conceito real de coletivo.

Notem como o lado direito do Juventude estava muito mais fragilizado do que o esquerdo, que foi aonde o Corinthians concentrou mais os seus ataques. Chega a ser desalentador! Se pensarmos que OS DOIS GOLS foram atacando pelo lado direito, fica perceptível a lógica de dar valor a todos os jogadores. Notem, olhando o gráfico de passes, o quanto Willian, Renato Augusto e Fábio Santos trabalharam muito entre si...agora olhem só o Adson para ver se ele recebeu a mesma atenção: ele só recebeu grandes passes do Rafael Ramos! Nem mesmo Renato Augusto teve o tato de dar atenção ao rapaz com a devida frequência!

O principal erro do Roger Guedes consistiu em fixar seu posicionamento para receber seus passes exclusivamente perto de Willian, mas pouco se aproximou de Adson, que fez o gol. Seja por alguma espécie de etnocentrismo com os mais jovens, seja por falha de posicionamento. Se for trabalhado fortemente para combater essa falha, seremos mais produtivos ofensivamente.

Definitivamente não gosto de Adson jogando como ponta esquerda: ele é um meia-atacante que oscila como meia-de-criação, para a partir daí explorar os lados com o objetivo de fortalecer passes. Mais interessante seria pôr o Willian na sua posição de ponta-direita e colocar Gustavo Mantuan na ponta esquerda.

Apesar de empatarmos ou perdermos jogos, creio estarmos no caminho para evolução tática. Vejo como desnecessárias as críticas sobre o rodízio de jogadores: além da temporada ser extremamente puxada, há de se levar em conta que tivemos um ano terrível de pandemia que alterou fortemente o calendário, com jogos extremamente emendados e desgastantes. E tínhamos um elenco limitado, com jovens promissores que não eram aproveitados como deveriam. Poucos foram os jogos até agora que eu pude colocar na conta do técnico, mas ele, de longe, é o menos culpado pelo rendimento do time. Estamos em primeiro lugar, nos classificamos em segundo na última rodada da Libertadores e estamos nas oitavas-de-final contra o Boca Juniors e enfrentaremos o Santos na Copa do Brasil. Meu conselho principal é manter o rodízio, colocando jogadores como Mantuan, Adson, Felipe Augusto, Bambu, Luan quando se recuperar, Cantillo e outros jovens que não lembro agora – e que tem que usar – enquanto preserva os principais. Renato Augusto é importante de ser preservado, assim como Du Queiroz, Piton, Willian e Róger Guedes. Antes não tínhamos essa possibilidade, e agora agradeço e muito por termos isso.

VAI, CORINTHIANS!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Kayke Lima

Ranking: 496º

Kayke 5.474 posts

@kayke.lima em 11/06/2022 às 21:52

Acho que essa função de acionar mais o Adson devia mesmo ser do Giuliano, mas não acho que isso atrapalhou a criação do Corinthians, e nem por isso o Adson deixou de ser participativo.

Sobre o rodízio eu concordo que ele é necessário, mas usar quase 30 jogadores mudando 6/7 peças todos os jogos, aí não tem como o time evoluir. Vai faltar entrosamento, vai faltar ritmo de jogo, e por consequência o time vai ter atuações pífias como vinha tendo.

Não precisa utilizar mais do que 17 jogadores, não temos 11 veteranos, são só o William e o Renato que sentem mais o desgaste de jogar seguidamente.

É preciso ter 11 titulares e mais 6 ou 7 jogadores de confiança para ir gerindo o elenco, mais do que isso só vai prejudicar o time.

Acho que o VP finalmente entendeu que o rodízio é necessário, mas exagerar no rodízio a ponto de usar times completamente desconfigurados em jogos importantes é um tiro no próprio pé.

Vamos ver como esse time vai reagir diante do Athlético.

Foto do perfil de Giro Kataguire

Ranking: 713º

Giro 4.142 posts

@giro.kataguire em 11/06/2022 às 21:30

Grande análise companheiro, vejo evolução dos jogadores da base, firmando e ganhando personalidade e confiança para jogar futebol, temos jogadores prontos como Du Queiroz, Mutuan, Adson, Mosquito, Raul Gustavo e Roni, este o VP está preparando com muita calma. Eu acredito no VP e nos jogadores, sabemos que a tarefa não será fácil, pois a mídia dizem que somos a 4 força ou a 5 força, mas vamos seguir jogo a jogo. Agora é o Atlético Paranaense, temos dado sorte com este time.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Felipe Lacerda

Ranking: 44º

Felipe 21.981 posts

@lipao88 em 13/06/2022 às 14:40

Esperamos que as coisas possam melhorar!

Foto do perfil de Luiz Fernando Balestrero

Ranking: 1.229º

Luiz 2.593 posts

@luiz.fernando.balest em 13/06/2022 às 08:39

Uma grande vitória!

Foto do perfil de Nivaldo Alves Dos Santos

Ranking: 7.848º

Nivaldo 259 posts

@nivaldo.alves.dos.sa em 12/06/2022 às 22:26

De td isso que foi dito...se técnico, trataria de melhorar a solidariedade no penúltimo passe.

Muitos jogadores finalizam sabendo que a companheiros em melhores condições de fazer o gol...mas em busca de glória preferem finalizar e perder a oportunidade do time todo ser beneficiado com o gol e jogar fora todo um trabalho realizado para a partida.

Nome da correção a ser trabalhado por Vitor Pereira ' Solidariedade'

Foto do perfil de Reginaldo Guedes De Medeiros

Reginaldo 149 posts

@reginaldo.guedes.de3 em 12/06/2022 às 20:56

Realmente isto aconteceu neste jogo e acontece frequentemente, o Vitor Pereira precisa ser mais claro e incisivo em suas preleções e nos treinamentos, treinar as ultrapassagens dos meias, e os passes, sem dar preferência a este ou àquele. O importante é a vitória do Corinthians.

Publicidade

Foto do perfil de Luciano Oliveira

Ranking: 4.925º

Luciano 542 posts

@luciano.oliveira47 em 12/06/2022 às 20:38

Willian deu carrinho correu mas está devendo é muito, aluga pedaço de campo e não muda, e convenhamos Juventude vai cair é sofremos o fazer 2 gols dentro de casa. Time não tem pedra não tem esquema é muito mas muito lento na saída de bola tds marcam nosso timectamanha demora p chegar na área e mais muita bola recuada, FS recua demais o Gil Armando e sinal que tem algo muito errado.

Foto do perfil de Rodrigo Gallego

Ranking: 3.422º

Rodrigo 885 posts

@rodrigo.gallego em 12/06/2022 às 17:56

Negativei por você considerar o Luan como opção

Foto do perfil de Affonso Holanda

Affonso 2 posts

@affonso-holanda1 em 12/06/2022 às 13:43

Sua análise é um tanto confusa, mas vou simplificar pra você. O Roger Guedes não rende de falso 9 porque ele não sabe e não quer aprender. O RG é jogador que gosta de ser artilheiro não tem vocação pra garçom. Basta ver as vezes que reclama quando não recebe a bola pra finalizar. Em suma, precisamos não de um falso mas de 9 de verdade.

Foto do perfil de Juliane Bauer

Juliane 196 posts

@juliane.bauer14 em 12/06/2022 às 13:39

Concordo com você