Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Lições do Corinthians para o mundo corporativo

Foto do perfil de Giuseppe

Giuseppe 37 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 06/08/2013 às 10:48
Por Giuseppe Mari (@giuseppe.mari)

“Atrás desse cara ponderado, tem um cara intenso no que faz, apaixonado até demais.”(Adenor Leonardo Bacchi, o Tite)

Há cinco importantes lições que a equipe de futebol do Corinthians tem a legar ao mundo corporativo: efetividade, liderança, trabalho em equipe, marketing e paixão.

1. Efetividade

O mundo corporativo é muito preocupado com eficiência e eficácia. A eficiência pode ser definida como “fazer certo as coisas” e está associada ao respeito às normas e padrões, ao preenchimento de relatórios, à redução de custos sem comprometer a qualidade. Já a eficácia significa “fazer a coisa certa”, com foco exclusivo no objetivo, muitas vezes sem a devida atenção para com os processos. Assim, um vendedor pode visitar uma dezena de clientes em um dia, mostrando-se muito eficiente. Porém, se não fechar negócio algum, terá sido ineficaz. A efetividade é a união de ambos. A eficiência procura otimizar recursos, a eficácia busca atingir metas e a efetividade objetiva o resultado.

A equipe do Corinthians, sob o comando do técnico Tite, exemplifica bem esta tese. Em 188 jogos, teve um aproveitamento de 62% dos pontos disputados. Não é um número excepcional, mas o suficiente para levar a equipe à conquista de diversos torneios. Em 118 partidas (63% do total), o time venceu ou foi derrotado por apenas um gol de diferença ou empatou sem gols ou pelo placar mínimo. Desta forma, tornou-se um time difícil de ser batido, que marca muito bem, vende caro a derrota ou faz o mínimo necessário para vencer. Não joga bonito, mas levanta o troféu. Fazendo uma analogia, a seleção brasileira dirigida por Telê Santana nas Copas de 1982 e 1986 praticava o futebol-arte, mas como legado deixou apenas saudade...

Por isso, lembre-se: sua empresa pode ser bonita, bem organizada, com produtos e serviços excepcionais, um clima organizacional edificante e uma série de outros predicados. Porém, se a última linha do balanço não for de um azul reluzente, sua existência estará ameaçada.

2. Liderança

A vexatória eliminação do Corinthians para o colombiano Tolima, na pré-Libertadores de 2011, poderia ter marcado o fim de um período glorioso que estava por se iniciar. Naquela ocasião, a diretoria decidiu manter o técnico, contrariando a praxe de dispensar o treinador – algo similar a demitir o líder no mundo corporativo quando os resultados não aparecem #$!@%rto prazo.

Além disso, é função das lideranças combater a vaidade – iniciando pela própria. O líder deve ser um guia, um condutor e um mentor. Mas também deve ser enérgico, tomando decisões difíceis e até impopulares, afastando alguém do elenco ou mesmo punindo quando necessário. O líder deve ser exemplar – mas também inspirador.

3. Trabalho em equipe

O sucesso empresarial assemelha-se aos esportes coletivos na busca pela consagração. O êxito não é resultado de um indivíduo – o dono, o presidente, o diretor, o melhor vendedor – mas de todo o grupo. A maior rentabilidade, a redução dos índices de desperdício, o zero acidente, um elevado share of mind, tudo decorre do trabalho em equipe.

Da atual equipe do Corinthians, nenhum atleta integra o elenco da seleção brasileira. E praticamente não há titulares absolutos: a luta por um espaço no time é travada diuturnamente, a cada treino, a cada jogo.

Acrescente-se, ainda, que é necessário dar-se “tempo ao tempo”. Uma equipe não é simplesmente constituída, mas desenvolvida. Assim, a derrota para o Santos na final do campeonato paulista de 2011, foi parte do processo que culminaria com o título invicto da Libertadores 2012 e o Mundial Interclubes.

4. Marketing

O rebaixamento para a série B, em 2007, poderia configurar um período nefasto para os negócios do clube. Porém, foi o início de um processo de construção de marca que redundaria em recordes de público nos estádios, contratos milionários com a TV, novos patrocinadores, vendas de camisas e outros produtos via licenciamento, além de iniciativas inovadoras como patrocínios pontuais para jogos em finais de torneios e a venda de espaço publicitário nas axilas da camisa para o desodorante Avanço, elevando o faturamento até tornar-se o mais elevado entre todos os clubes do país.

E você, como tem cuidado do marketing de sua empresa? Lembre-se de Henry Ford: “Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda”.

5. Paixão

Da Democracia Corintiana de 1982, passando pela campanha na série B até a Invasão do Japão em 2012, um ingrediente sempre esteve presente: a devoção do torcedor ao time. Como um casamento, nos bons e nos maus momentos, o “fiel” torcedor, reunido em um “bando de loucos”, sempre esteve presente, numa paixão que transcende os campos de futebol, invade as ruas no Carnaval, veste uniformes e canta hinos.

Seus colaboradores são igualmente apaixonados por sua companhia? Consomem seu produto, indicam seu serviço e defendem com afinco sua empresa? E seus consumidores, são os maiores propagadores de sua marca?

Alcance esta grau de satisfação e reconhecimento para conquistar seu maior título: a liderança em seu mercado.

PS: Este articulista não é torcedor do Corinthians, mas respeita e admira sua recente trajetória. E aproveita para agradecer publicamente ao amigo corintiano Jorge Ifraim, que contribuiu com informações para este artigo.

http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/licoes-do-corinthians-para-o-mundo-corporativo/72136/?fb_action_ids=577266542325401&fb_action_types=og.likes&fb_source=other_multiline&action_object_map=%7B%22577266542325401%22%3A406025036173983%7D&action_type_map=%7B%22577266542325401%22%3A%22og.likes%22%7D&action_ref_map=%5B%5D

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de Joice De Cassia

Ranking: 13º

Joice 8.013 posts

@joice.cassia em 06/08/2013 às 12:39

Somos ex para o mundo até o real Madrid está imitando nossas ações de marketing das camisas.

Foto do perfil de Guilherme Barros

Ranking: 6.111º

Guilherme 400 posts

@t3mpl4r em 06/08/2013 às 11:41

'A bola não entra por acaso.' - Ferran Soriano

Foto do perfil de Daniel - Corinthians

Ranking: 581º

Daniel 4.868 posts

@daniel2105 em 06/08/2013 às 11:07

Sensacional.!

Mostra que o futebol é planejado e estruturado, não apneas 22 correndo atrás da bola.

Foto do perfil de Jorge Carneiro De Souza

Ranking: 532º

Jorge 5.246 posts

@dodej em 06/08/2013 às 10:54

Muito bom os pontos abordados pela matéria.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Thiago Coutinho

    Vai de Bet - Reclame aqui

    Última resposta há 0 segundos por Rafael Ferreira

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Lucas Orleans

    Donelli treinou entre os titulares

    Última resposta há 11 segundos por Juninho Basilio

    28respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Gustavo Candido

    Protesto amanhã contra os verdadeiros responsáveis pela crise financeira no clube

    Última resposta há 15 segundos por Eder Silva

    45respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Guilherme  Corrêa Neto

    Rozallah, muito obrigado por todo o esforça

    Última resposta há 24 segundos por marcos jose pereira dos santos

    19respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de AMIN IBN CHAHRUR

    R e T planejava criar uma situação ruim pra Augusto

    Última resposta há 35 segundos por J@A Corinthians

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Daniel Santos Fernandes

    Augusto Melo não serve para o Corinthians, mas foi sabotado pela RT

    Última resposta há 40 segundos por carlos mg

    50respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Loro José

    Garro teve mais atitude que o presidente do Corinthians

    Última resposta há 47 segundos por Mathellos Borgges

    138respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Tauã de Oliveira

    Entro no fórum há 1171 dias consecutivos e digo uma coisa:

    Última resposta há 1 minuto por Bigode Voador 1910

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Alex Cassiano

    Minha parte eu fizzzz

    Última resposta há 1 minuto por Eder Silva

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Davi Morgado

    Sobre a Vai de Bet eu quanto consumidor!

    Criado em 16 minutos por Davi Morgado

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Corinthian Casuals

    Corinthians negocia com 4 casa de apostas

    Última resposta há 1 minuto por Thiago d'Oliveira

    18respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rafael Ferreira

    Mateus Donelli no Instagram

    Criado em 4 minutos por Rafael Ferreira

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Gabigol Fiél

    Dono da aposta ganha É torcedor do Corinthians, e já tinha oferecido 100 Milhões

    Última resposta há 2 minutos por Maloqueiro Sofredor

    52respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Eder Silva

    Processo coletivo Fiel Torcida x Vai de Bet, é possível?

    Última resposta há 2 minutos por Robson Gomes

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Diego SF

    Loris Karius é oferecido ao Corinthians

    Criado em 3 minutos por Diego SF

    0respostas

    acessar o tópico