Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O imediatismo não traz resultados no futebol

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Carlão

Ranking: 3.733º

Carlão 794 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 06/09/2020 às 21:21
Por Carlão da Massa (@carlos.tirelli)

Infelizmente não pude assistir ao jogo de sábado, porém assisti muitos lances, comentários e li muitos tópicos aqui no fórum.

Não foi surpresa ver muitas críticas ao Tiago Nunes por um jogo que não saiu como queríamos.

O jogo, aparentemente, não foi brilhante e esteve muito aquém.

Contudo, entretanto, todavia, será que o único caminho é a troca de treinador?

Será que não estamos sendo imediatistas demais?

Há alguns bons anos atrás, um senhor chamado Adenor Leonardo Bachi, que comandava um time que vestia um manto sagrado, poderia ter sido demitido pós uma eliminação vexatória numa pré-libertadores. Muitos pediram sua cabeça, teve jogador de seleção deixando o clube, jogador ex melhor do mundo se aposentando, porém, esse treinador teve a confiança da diretoria e um ano depois seria campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes comandando o mesmo time de manto sagrado.

Para os que não o identificaram pelo nome de batismo, Adenor Leonardo Bachi é mais conhecido como Tite, e o time de manto sagrado não é novidade.

Por outro lado, conhecemos um outro time, de cor rosa, que já teve anos gloriosos em várias épocas, com treinadores renomadíssimos, como Telê Santana e Muricy Ramalho, que tiveram sequência. Porém, há mais de uma década vem de uma incessante troca de treinadores e não tem ganhado absolutamente mais nada. Técnicos de ponta, inclusive, porém sem uma diretoria que os respaldava, não os dava sequência e tranquilidade para trabalhar, uma torcida intempestiva e mimada que não aceitava ver o time em baixa.

O que quero dizer com isto tudo?

Nós já sabemos os prováveis resultados de trocas constantes de treinadores e das possibilidades de médio-longo prazo de se dar confiança a um treinador.

Tite também tinha suas substituições duvidosas, também não sacava 1 ou outro jogador que a torcida não conseguia mais aguentar ver de titular, e mesmo assim contribuiu para a década mais vencedora e os títulos mais importantes do clube.

Tiago Nunes tem alguns prós e alguns contras.

Principais prós:

- Seus primeiros jogos trouxeram esperanças, mostraram um futebol bacana

- Precisava mostrar uma mudança pós pandemia, para evitar até o rebaixamento, e só não foi campeão por o Avelar não subir de cabeça com o Luís Adriano e por alguns pênaltis ridiculamente batidos. Mostrou mudança de postura e trouxe o que precisava trazer.

- Testa os jogadores, põe pra rodar, e mesmo com o preciosismo de não tirar 1 ou outro jogador, tenta colocar sempre quem está melhor para jogar

Principais contras:

- Insiste em 1 ou outro jogador que não tem agradado

- Faz 1 ou outra substituição duvidosa

- Ainda não está com um bom padrão de jogo. (talvez ainda nem mostre padrão, mas ok)

Só um adendo sobre o começo do ano: o time se encaixou bem, porém com a lesão do Ramiro, os testes com outros jogadores não fez o time funcionar bem. Minha impressão é: alguns jogadores encaixam muito bem juntos. Por exemplo, Boselli deu espaço para o bom futebol do Ramiro, que era um bom homem surpresa. Se Janderson fizesse boas escolhas, possivelmente estaríamos muito melhor na tabela do paulista. Ok, passou. Já foi.

Nós temos 2 caminhos a seguis nestes momento:

1 - demitir o técnico e trazer outro que possivelmente demore até mais tempo que ele para encaixar o time

2 - dar confiança para o técnico apostando que este campeonato brasileiro será mais para encontrar o time e a formação ideais, e aperfeiçoar, repetir, até todos entenderem bem suas posições para o próximo ano ser um ano vitorioso.

Embora os jogadores falem que o atraso dos salários não teve nenhuma influência, não dá para eliminar a hipótese. Temos visto falhas individuais grotescas, principalmente do Cássio e dos homens de defesa. Talvez realmente o time não esteja com o preparo físico ideal.

De TODOS os times que trocaram técnicos em momentos que o time ão estava bem na história, foram pouquíssimos casos que conseguiram encaixar o time rápido. A tendência é que não consiga, ao trazer uma outra filosofia.

O Tiago Nunes substituiu o Diniz no Athletico PR, que tinha uma visão de jogo, de estratégias, relativamente parecidas. Precisou 1 ser demitido para vir outro de filosofia semelhante finalizar o resultado e colocar o time para funcionar. Podemos trazer isso sem precisar demitir o treinador.

Não podemos reclamar que PRATICAMENTE todas mexidas que pedimos, foram atendidas.

Janderson, Davó, Everaldo sumiram. Luan estava mal, saiu. Araos estava bem, entrou. Araos mal, saiu novamente. Vital bem, entrou. Vital mal saiu. Pedimos Camacho, voltou para a equipe. Pedimos Piton, voltou à equipe.

Não, eu não estou satisfeito com os último jogos. Não estou satisfeito com o último resultados. Porém, eu acredito muito em continuidade de trabalho, que já mostrou, não só no Brasil e no Corinthians, como fora do país, como o Klopp, por exemplo, que a continuidade pode trazer anos gloriosos, times gloriosos.

E também já vimos que trocas constantes de treinadores não trouxeram absolutamente nenhuma mudança nas perspectivas dos times. Os porcos, por exemplo, um elenco milionário e não conseguem trazer títulos que honrem os investimentos, e trocam até que com relativa frequência os treinadores.

É praticamente impossível chegar 1 outro treinador qualquer que faça o time encaixar muito rápido.

Compreensível que queiram o Mano de volta, teve anos gloriosos no comando. Mas o time não é o mesmo, nem o Mano é o mesmo. Ter dado certo no passado não é garantia de dar certo de novo.

Pela observação que tenho feito desde o início do brasileiro, o TN está testando alguns jogadores juntos, algumas mudanças em praticamente todo jogo, até para ele entender o que as peças tem a oferecer de melhor, e quais seriam as melhores (ou menos piores) peças a colocar num time titular.

A grande questão é: nossa torcida consegue ter paciência de entender que ele está buscando o melhor time e pode demorar mais alguns bons jogos para chegar no fino do time, ou vão cobrar mudanças imediatas que provavelmente não trarão resultados efetivos?

E fica mais uma pergunta: quantas vezes o imediatismo trouxe resultados efetivos e duradouros no futebol?

Forte abraço e vai Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Rafael Marques

Ranking: 112º

Rafael 13.719 posts

@rafa.235 em 06/09/2020 às 22:07

Na minha opinião, o que está acontecendo com o Corinthians não está fora DO QUE ERA ESPERADO..

Sim, pelo menos pra mim.

Tiago foi contratado pra mudar um jeito de jogar de anos, para incutir na cabeça de vários caras que tiveram sucesso de um jeito X, que agora eles devem jogar de um jeito Y.

Sem dinheiro pra reformular o elenco, tendo que ''ensinar'' aos jogadores, e ainda descobrir jovens, e, ''de brinde'', ainda teve uma pandemia para atrapalhar a vida dele e do mundo todo.

O cara tem uns 27 ou 28 jogos, metade no início do ano, com uma pausa de quase 5 meses entre a outra metade... Kkkk

Sinceramente, eu imaginava tudo isso no começo do ano (exceto a Pandemia, claro), esse monte de críticas só demonstra como o pessoal gosta muito é de falar sobre como acreditam nos técnicos, sobre como é bonito quando um clube na Europa ganha com trabalho de anos, mas na hora H, não aguentam nem esperar o estadual acabar, e já querem outro aqui...

Trabalho do Tiago é normal, merece críticas em alguns pontos, poderia estar melhor, mas NORMAL.

Ele vêm tentando colocar coisas novas no time, o time realmente consegue criar um pouco mais nos últimos jogos, quando teve finalmente jogadores de velocidade e dinâmica, como Mosquito, Natel e Otero, e o time sempre tenta jogar, sem dar chutão, já fez algumas jogadas boas assim inclusive, como o gol do Araos no Mineirão, aquela bola na trave do Jô ontem, e por aí, não é uma coisa tão rara de ver, EMBORA AINDA COM INCONSISTÊNCIA.

Só que o time não tem equilíbrio, ele ainda não achou o meio de campo, muitos caras não rendem...

Como eu disse, nada longe do esperado, para mim.

TEMPO pra ele!

Foto do perfil de Daniel Oliveira

Daniel 14 posts

@daniel.oliveira105 em 07/09/2020 às 11:47

Perfeito irmão!
Faço a mesma leitura!
Tem muito corintiano que precisa ler este fórum!

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Fudêncio

Ranking: 2.340º

Fudêncio 1.368 posts

@fudencio em 09/09/2020 às 22:49

Não adianta, qualquer time do Brasil se Klop comandasse 5 meses com aproveitamento de 40% já estaria sendo demitido, o Klop passou 3 anos no Liverpool com resultados mais ou menos meio de tabela e no quarto ano foi o melhor técnico do mundo... Nossa cultura do futebol é ridículo, o imediadismo nervoso, torcida sem paciência, os técnicos jogam por uma bola para não perder o emprego e por isso que os técnicos do Brasil jogam só por resultado com jogos ridículo.

Foto do perfil de Corneta .

Ranking: 6º

Corneta 59.384 posts

@cesinha77 em 09/09/2020 às 19:19

Concordo. Não podemos ser tão exigentes. Te que ter paciência com ele. Pode ir bem no ano que vem.

Na Série B.

Foto do perfil de Weverson Adolfo Santana De Oliveira

Weverson 8 posts

@weverson.adolfo.san1 em 08/09/2020 às 20:56

Nosso menor problema é o treinador, o cara chegou para mudar uma filosofia de futebol que dura a 12 anos com jogadores encaixados nessa filosofia e alguns que não tem condições de defender nenhuma filosofia sequer, ano político, ambiente conturbado, diretoria incompetente, salários atrasados, Pandemia e parada de 5 meses de futebol, como cobrar o Thiago Nunes diante de tantas situações adversas, não tem como, o negócio é ter paciência e deixar o cara trabalhar, mudar agora não vai ajudar em nada, será mais um a chegar e ter problemas.

Foto do perfil de Felipe Santos

Felipe 13 posts

@lipe.santos em 08/09/2020 às 20:14

Concordo plenamente com você. Isso é provado por todo canto do mundo, que a continuidade é o melhor caminho para se conquistar títulos. Vimos um Muricy ganhar um Tri Brasileiro com o SP. Vimos o Tite ganhar um Brasileiro no mesmo ano em que deveria ter caído, e logo em seguida Libertadores e mundial.

Um Marcelo Oliveira bicampeão Brasileiro pelo Cruzeiro em 13/14. E não muito distante,

Um Carille que conquistou 3 paulistas e um Brasileiro, apenas por ter continuidade.

Na Europa, guardadas as proporções de qualidade técnica entre os times e treinadores, mas vimos um Zidane tricampeão da Champions, mesmo com mals resultados na liga espanhola.

Um Guardiola campeão de tudo com o Barça, mesmo alternando entre ano sim e ano não de títulos. E o mesmo Barcelona com dificuldade nos anos seguintes com trocas constantes de treinadores.

Um City que só toma #$!@% da na Champions, mas por manter o Guardiola desde 2016, já conquistou duas Premier league. O

Corinthiano se acostumou a ganhar título ano sim e ano não, e esse é o maior problema para fazer essa transição de metodologia de futebol.

Estamos saindo de um pensamento de futebol reativo, que já dura 12 anos, desde o mano meneses na série B, para um pensamento que propõe jogo, e essa mudança demora.

Cabe a nós ter paciência e esperar o trabalho fluir, ou trazer novamente um técnico com pensamento de retranca e contra-ataque.

Publicidade

Foto do perfil de Igor Moreira

Igor 11 posts

@moreirinha em 08/09/2020 às 18:21

Sensacional essa visão! Temos um dos melhores ataques do Brasileirao juntamente com o Flamengo e o Inter, infelizmente os jogadores de defesa estão errando MUITO, e quem está pagando é o treinador. Mas não tenho dúvidas de que ele vai encontrar um bom time e iremos ser felizes com ele. O que os jornalistas querem é isso, polêmicas, instabilidade e querendo gerar crise pra vender as matérias.

Foto do perfil de André Santos

Ranking: 3.617º

André 825 posts

@andre.santos49 em 08/09/2020 às 16:50

Esse time tá com uma preguiça danada só andam em campo e é falha individual uma atrás da outra não pode ser coicidencia é salário atrasado mesmo

Foto do perfil de Naraly Geovani Reis

Naraly 3 posts

@naraly.geovani.reis em 08/09/2020 às 13:31

Bom futebol do Ramiro? Cara, esse homem só sabe correr igual frango na granja! Corre, corre e sempre falta um passo para alcançar a bola. Não sabe finalizar, cruzar, etc. Já comentei em outro post, o cara diz que veio para mudar filosofia e tal. Pergunto: em qual jogo o time realmente sufocou o adversário? Até contra times considerados pequenos a equipe não machuca. Se realmente fosse ofensivo, usaria pontas de verdade, não um volante na pnta direita.

Foto do perfil de Tomás Monje

Ranking: 7.141º

Tomás 305 posts

@tomas.rossi.monje em 08/09/2020 às 12:11

Eu concordo plenamente com você quando fala que o imediatismo não ajuda em nada.

A questão central é a expectativa sobre o TN.

Esperar que ele vá dar jeito nesse time é como esperar ganhar na loteria. A possibilidade existe, mas é altamente improvável.

Obs: não estou defendendo a demissão dele neste comentário, apenas refletindo se ele é realmente capaz de arrumar a casinha.