Fórum do Corinthians

Deficiências de alguns atletas do Corinthians e o Sylvinho

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Wandeson

Ranking: 1.463º

Wandeson 1897 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 28/05/2021 às 09:16
Por Wandeson Cunha (@wandesoncunha)

Alguns dos principais atletas do elenco têm certos defeitos que vão de encontro ao que o Sylvinho falou que vai cobrar. Aí, das duas uma, ou o camarada vai perder espaço ou vai dar um salto de qualidade técnica/tática.

Xavier (começando pelo nosso queridinho)

Apesar de encher nossos olhos com movimentos e bons passes no momento da saída de bola, tem dificuldades de se posicionar na segunda linha de quatro. Eu até acho que é por isso que é quase sempre preterido. Descola muito da linha para dar o bote (que não precisa acontecer a todo momento) ou se afunda muito entre o zagueiros abrindo espaço no meio. É exatamente o contrário do Gabriel. Os movimentos do Gabriel são aleatórios na fase ofensiva, mas ele é primoroso nos movimentos das duas linhas de quatro. Claro que erra em algum momento, todos erram, mas tem consciência grande da posição.

Se Xavier tiver isso corrigido, é titular absoluto em qualquer lugar.

Mosquito

Mosquito e Vital têm uma coisa que eu acho indispensável para quem joga pelos lados: driblar em velocidade. Engata a marcha e vai costurando. O Nicolas Cage também tem outro positivo: apesar de correr de cabeça baixa (dá essa impressão, ao menos), consegue executar os movimentos na faixa certa. Exemplifico com a jogada de linha de fundo. Mosquito não faz chuveirinho. 90% das vezes ele cruza para trás, na entrada da área ou na marca penal, zonas que são as mais perigosas pois o atacante vem de frente no contrapé da zaga. Maior defeito? É displicente na recomposição. Por vezes para na intermediária e não continua acompanhando o movimento da segunda linha que se forma. Resultado: 2x1 contra o Fagner, ou o volante se desloca para o lado para cobrir e abre um buraco no meio.

Lucas Piton

Piton é um armador que pisa na lateral. Não tem o 1x1 do Fagner, mas o tapa na bola é mais qualificado. Bom drible curto, ótimo cruzamento e quando afunila vira um meia atacante. Eu nem acho sua marcação tão deficitária. O problema do Piton é não respeitar a sincronia da última linha. É muito comum vê-lo desgrudando da linha de 4 para dar o bote no lateral, e isso abre espaços desnecessários. Veremos, pode ter certeza, o Sylvinho cobrando que o bote nas zonas mortas ou intermediárias é da SEGUNDA LINHA. Os laterais têm que trancar os acessos próximos a área, e no mais manter a posição para evitar que ao rodar a bola o adversão não ache a linha de defesa da área em transição. Corrigindo isso, sobe de nível consideravelmente igual o Arana.

Luan

O crescimento do Luan passa pela ascensão de Raul Gustavo e João Victor. Sim, o melhor jogador (tecnicamente) do time ressurgiu por causa da troca de zagueiros. Por quê? Com Gil e Mendez ou Jemerson, a busca do passe eram os laterais, aí tome voltas. Zagueiro-Lateral-Zagueiro-Volante-Lateral-Volta-TalvezOLuan. Mas agora, nossos dois zagueiros jovens têm qualidade e confiança e a todo momento dão o passe que rompe as linhas.

Vejam os últimos jogos, Raul pega a bola e passa PARA FRENTE cruzando a primeira linha de marcação e achando Luan ou o Araos do círculo central pra frente. Isso colocou o Luan no jogo impedindo que ele se apague ficando perdido entre as linhas de marcação do adversário. O que falta então? FICAR PILHADO. Meter a bola debaixo do braço e dizer: 'eu sou o craque dessa birosca e vou decidir'. Buscar os lados do campo para tabelar e principalmente PISAR NA ÁREA PARA FINALIZAR. O Mosquito arrancou na direita pra cima do marcador? Já corre pra entrada da área, meu amor. A bola vai lá! Só não precisa bater pênaltis.

15.620 visualizações e 132 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Foto do perfil de Rogério Ribeiro

Ranking: 5.251º

Rogério 431 posts

@rogerio.ribeiro13 em 28/05/2021 às 11:38

Boa análise na minha opinião falta um 2° volante box to box e um centroavante matador. Já daria pra brigar por algo melhor.

Publicidade

Foto do perfil de Amauri Miranda

Ranking: 8.162º

Amauri 205 posts

@amauri83 em 28/05/2021 às 11:35

Time bom é aquele que potencializa as virtudes e minimiza as limitações.

No Corinthians quando os jogadores entendem as limitações e um corre pelo outro fica difícil de nos parar.

Os próximos 5 jogos (principalmente o clássico) já vai indicar se temos um time.

Foto do perfil de Don Pavón

Ranking: 4.182º

Don 595 posts

@don.carlito em 28/05/2021 às 11:35

Luan não tem raça, não tem a gana dos grandes campeões. Nas horas decisivas (e na maior parte dos jogos também) some. É uma fraude, que fez uma boa temporada pelo Grêmio e iludiu um monte de trouxa ainda.

Foto do perfil de Juca Fiel

Ranking: 5.223º

Juca 435 posts

@felipe.moreira18 em 28/05/2021 às 11:34

Rapaz que post bom. Fazia tempo que nem nas matérias do meu Timão eu lia algo tão lúcido (que dirá no fórum). Parabén e poste mais.

Foto do perfil de Bruno Guidetti

Ranking: 1.415º

Bruno 1960 posts

@bruno.guidetti em 28/05/2021 às 11:33

Cadê o Roni? O que corre, corre, corre e não faz mais nada? Outro queridinho por aqui também. Precisa melhorar muitoooo

Foto do perfil de Gus Ortiz

Ranking: 76º

Gus 14006 posts

@gus.ortiz em 28/05/2021 às 11:31

PVC copiou e colou muito bom

Foto do perfil de Adriano Medeiros

Adriano 12 posts

@adriano.medeiros2 em 28/05/2021 às 11:28

Concordo com tudo, por isso que acho que nosso time não é ruim, é mal treinado.

Incluiria nessa lista o Cantillo, que é craque no passes longos, mas falta marcar mais forte e arriscar mais para o gol. Falta pilha nele também!

Foto do perfil de Sandoval Rezende Lopes

Ranking: 14.636º

Sandoval 60 posts

@sandoval.rezende.lop em 28/05/2021 às 11:26

Gostei muito da análise, só em questão do bote do piton na lateral, eu até apoio uma vez que seja treinado pra não deixar o adversário ter tempo de pensar ou executar algo ensaiado, o que sabemos que tem muitos times que tem essas jogadas pelos lados ensaiadas nem sempre chegando a linha de fundo pra cruzar, ai o cão de guarda tem que fechar o espaço e o outro zagueiro antecipar uma possível linha de passe

Foto do perfil de Luiz Alberto Fonseca

Ranking: 10.359º

Luiz 129 posts

@luiz.alberto.fonseca em 28/05/2021 às 11:26

Primeiro espero que o Sylvinho seja capaz. Não sabemos. Depois é saber se vai ter coragem de exigir mais dinâmica deste time acostumado a jogar- preguiçosamente - para trás e pelos lados. Finalmente, SE ELE FOR CAPAZ, se a torcida e diretoria vão dar suporte para ele mudar. Tiago Nunes não teve. Os medalhões preguiçosos venceram...

Foto do perfil de Carlos Alberto Da Silva

Ranking: 2.290º

Carlos 1242 posts

@carlos.alberto.da.si em 28/05/2021 às 11:24

Legal

x