Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O que ninguém parece entender sobre o naming rights da Arena do Corinthians

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Gabriel Moura

Gabriel 161 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 01/09/2020 às 09:03
Por Gabriel Moura (@gabriel.moura27)

Bom dia a todos, meu nome é Gabriel, sou empresário e formado em negociação pela Yale School of Management, portanto, gostaria de trazer uma perspectiva que parece que ninguém está entendendo sobre o naming rights (principalmente a imprensa esportiva).

Seguinte: até o momento no balanço da empresa “Arena Corinthians” (composto por Corinthians e odrebrecht) só haviam passivos praticamente (dívidas e compromissos a se pagar) e quase nenhum ativo.

O fato é que no “mundo dos negócios” em qualquer país no mundo, um contrato garantindo que alguém vai te pagar um montante todo mês ou todo ano, financeiramente, se torna um ativo no valor total do contrato que pode ser usado de infinitas formas em uma negociação. É que chamamos de “leverage”. Sobretudo quando está “pessoa” que tem que te pagar é um dos maiores conglomerados do país.

O que o Timão tem hoje com esse contrato é um ativo, um bem no valor de $300 milhões que se pode ser usado em uma infinidade de formas como mencionei incluindo como garantia para uma dívida. Normalmente, se cria um novo contrato garantindo que esse ativo será atrelado à dívida específica, mas no caso da caixa isso já existe (há um contrato em vigor obrigando o Corinthians a repassar esse dinheiro para a caixa) o que “junta o útil ao agradável” como diz minha mãe.

Um bom negociador tentaria abordar o credor da dívida e dizer algo como “Oi, dona Caixa, eu sei que temos essa dívida de X, mas as coisas estão muito difíceis e acabei de conseguir esse ativo no valor de X - 30, será que você aceita que eu te repasse isso para quitarmos nossa dívida? ”. A partir disso, vai do credor dizer se aceita ou não (ou negociar mais). Não a cabe mim, você ou um jornalista esportivo dizer se é justo ou não o credor aceitar. A dívida não é nossa. É dele.

Negociações assim acontecem diariamente em todo o lugar do mundo (inclusive na Caixa). Isso é normal principalmente em empréstimos comerciais. Entendo que o cidadão normal não está acostumado com isso e acha estranho, mas é o que é.

No pior cenário, o Corinthians deve conseguir, sim, automaticamente reduzir o seu passivo com a Caixa em R$300 milhões imediatamente. Isso que estou vendo as pessoas não entenderem (principalmente a imprensa). É uma simples questão financeira. E a vantagem disso é que automaticamente libera o valor arrecado com ingressos para irem para o clube e não para o fundo.

Se isso não acontecer, tem alguma coisa errada ou o Corinthians não sabe negociar.

Peço que por favor se informem melhor sobre o assunto com profissionais da aérea financeira acostumados a este tipo de situação.

Qualquer dúvida, poste um comentário.

Abraços!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Felipe Checkmat

Ranking: 709º

Felipe 4.155 posts

@felipe.fiel em 01/09/2020 às 23:25

O problema que vejo nesta linha de raciocínio é que este ativo já é da caixa, então não faz muito sentido o Corinthians chegar e dizer 'Oi caixa, sei que por contrato já sou obrigado a passar os 300 milão para você, mas se você aceitar reduzir de 530 para 300, eu vou cumprir o contrato, o que vocês acham? '

Cara, já é deles.

O Contrato do Corinthians para o empréstimo já diz para a caixa que em casa de venda do NR TODO o valor será usado para abatimento da dívida.

O que eu ví é que o Corinthians esta negociando com a caixa algumas cobranças que julgamos abusivas, juros sobre juros, e queremos uma diminuição da ordem de uns 50 milhões sobre os 530 que eles dizem que devemos.

Ai sim, acho muito mais plausível.

Foto do perfil de Julio Dantas

Ranking: 7.943º

Julio 254 posts

@julio.dantas2 em 01/09/2020 às 23:17

Temos que levar em consideração também a atualização monetária pelo IGPM. O valor final será muito superior aos 300 milhões.

Foto do perfil de Giuliano

Ranking: 5.281º

Giuliano 493 posts

@giugious em 01/09/2020 às 23:04

Único ponto que não foi abordado, é que apesar de termos

Um ativo para negociar com a caixa, esse ativo será pago em 20 anos, e a caixa exigirá um juros de contrapartida...por mais que bem negociado, isso deve gerar um juros mensal considerável...

Fiz um cálculo com uma taxa de juros de 6%, 20 anos e 360 mil de valor presente...e pagaríamos por mês uma parcela de aproximadamente 3 milhões de reais...36 ao ano...

Além disso a arena tem despesas para manutenção...30

Milhões ano...logo, acho que atualmente, não sobrará muito da receita para o Corinthians, visto que teremos um valor de 15 milhões ano para pagamento

Foto do perfil de Marcelo Silva

Ranking: 6.715º

Marcelo 340 posts

@marcelo.silverio.da. em 01/09/2020 às 22:31

Só é preciso chamar a arena de Neo Química Arena nas reportagens e postagens. Temos que nos acostumar a chamar pelo novo nome.

Publicidade

Foto do perfil de Rodrigo Emboava

Ranking: 2.655º

Rodrigo 1.190 posts

@rodrigo.emboava em 01/09/2020 às 22:08

A verdade é que pobre parcela e paga tudo direitinho e rico atrasa, negocia e paga menos do que devia pagando.

Foto do perfil de Victor Silva

Ranking: 424º

Victor 6.095 posts

@victor.silva28 em 01/09/2020 às 21:58

A parcela anual só pagará 3 meses de financiamento, os outros 9 será bancado pela própria bilheteria, você acha mesmo que teremos caixa suficiente para pagar o empréstimo da Caixa e ainda sobrar?
Temos que dar graças a Deus se conseguirmos pagar as prestações todo mês.

Foto do perfil de Rafael Ribeiro Dos Santos

Ranking: 2.987º

Rafael 1.038 posts

@paraquedista.milico em 01/09/2020 às 21:52

Tópico de quem entende parabéns

Foto do perfil de Fabiano Lima

Ranking: 343º

Fabiano 6.857 posts

@fabiano.lima7 em 01/09/2020 às 21:09

Você apenas esqueceu de um detalhe: quem vai negociar isso, capaz de entregar o NR e sair com uma divida ainda maior