Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O que ninguém parece entender sobre o naming rights da Arena do Corinthians

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Gabriel Moura

Gabriel 161 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 01/09/2020 às 09:03
Por Gabriel Moura (@gabriel.moura27)

Bom dia a todos, meu nome é Gabriel, sou empresário e formado em negociação pela Yale School of Management, portanto, gostaria de trazer uma perspectiva que parece que ninguém está entendendo sobre o naming rights (principalmente a imprensa esportiva).

Seguinte: até o momento no balanço da empresa “Arena Corinthians” (composto por Corinthians e odrebrecht) só haviam passivos praticamente (dívidas e compromissos a se pagar) e quase nenhum ativo.

O fato é que no “mundo dos negócios” em qualquer país no mundo, um contrato garantindo que alguém vai te pagar um montante todo mês ou todo ano, financeiramente, se torna um ativo no valor total do contrato que pode ser usado de infinitas formas em uma negociação. É que chamamos de “leverage”. Sobretudo quando está “pessoa” que tem que te pagar é um dos maiores conglomerados do país.

O que o Timão tem hoje com esse contrato é um ativo, um bem no valor de $300 milhões que se pode ser usado em uma infinidade de formas como mencionei incluindo como garantia para uma dívida. Normalmente, se cria um novo contrato garantindo que esse ativo será atrelado à dívida específica, mas no caso da caixa isso já existe (há um contrato em vigor obrigando o Corinthians a repassar esse dinheiro para a caixa) o que “junta o útil ao agradável” como diz minha mãe.

Um bom negociador tentaria abordar o credor da dívida e dizer algo como “Oi, dona Caixa, eu sei que temos essa dívida de X, mas as coisas estão muito difíceis e acabei de conseguir esse ativo no valor de X - 30, será que você aceita que eu te repasse isso para quitarmos nossa dívida? ”. A partir disso, vai do credor dizer se aceita ou não (ou negociar mais). Não a cabe mim, você ou um jornalista esportivo dizer se é justo ou não o credor aceitar. A dívida não é nossa. É dele.

Negociações assim acontecem diariamente em todo o lugar do mundo (inclusive na Caixa). Isso é normal principalmente em empréstimos comerciais. Entendo que o cidadão normal não está acostumado com isso e acha estranho, mas é o que é.

No pior cenário, o Corinthians deve conseguir, sim, automaticamente reduzir o seu passivo com a Caixa em R$300 milhões imediatamente. Isso que estou vendo as pessoas não entenderem (principalmente a imprensa). É uma simples questão financeira. E a vantagem disso é que automaticamente libera o valor arrecado com ingressos para irem para o clube e não para o fundo.

Se isso não acontecer, tem alguma coisa errada ou o Corinthians não sabe negociar.

Peço que por favor se informem melhor sobre o assunto com profissionais da aérea financeira acostumados a este tipo de situação.

Qualquer dúvida, poste um comentário.

Abraços!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Rafael K

Rafael 20 posts

@gordetas em 01/09/2020 às 21:07

Gabriel Moura, excelente tópico.

Única observação faço sobre a arrecadação de bilheteria ir para o clube. Mesmo com o abatimento com o naming rights ainda sobrará um saldo a pagar. O contrato previsto é que as receitas dos estádios pertencerão ao fundo até que este débito seja sanado.

É possível negociar com a Caixa? Com certeza! É provável? Não! E por que não? Porque o Corinthians pelo histórico que vemos não é um bom pagador, tem vários processos trabalhistas envolvidos e a má gestão. Nunca que um credor negociaria qualquer mudança nesse acordo até que seja quitado.

Foto do perfil de Newton Thisted De Andrade E Silva

Ranking: 1.360º

Newton 2.349 posts

@newton Apoiador em 01/09/2020 às 21:01

Muito obrigado! Tenho tentado explicar isso para um monte de gente desde que o valor foi especulado.

Foto do perfil de Affonso Holanda

Ranking: 5.317º

Affonso 492 posts

@affonso.holanda em 01/09/2020 às 20:38

E só pra acrescentar, o dinheiro é uma mercadoria e tem preço. Quanto mais garantias você apresentar ao banco mais barato sai o dinheiro (juros). Com esse contrato em mãos, o Corinthians tem como pleitear a diminuição dos juros do contrato atual e fazer um outro contrato com valores bem menores. Vai Corinthians!

Foto do perfil de Luiz Gustavo Aguiar

Luiz 68 posts

@luiz.gustavo.aguiar1 em 01/09/2020 às 20:19

Fantástico tópico. Exatamente isso. Falta informação comercial básica.
O povo da imprensa precisa ser melhor informado de tratativas comerciais!

Publicidade

Foto do perfil de Douglas Vianna

Douglas 1 post

@douglas.vianna em 01/09/2020 às 20:19

Acreditam que a Caixa que recebe 5.7 milhões mensais e que tem a dívida bruta em 536 milhões, reduzirá para 300 milhões para receber apenas 15 milhões anuais por 20 anos? É sério que apenas o contrato assinado que virou um ativo fará a Caixa perdoar 236 milhões? E os 60 milhões que ela recebe anuais do Corinthians? Aceitará apenas 15? EU DUVIDO. Enfim, não sou expert financeiro, prefiro aguardar.

Outro ponto que quero levantar. Por que o Corinthians já não fechou algo em torno de 200 milhões na construção por 10 anos? E agora faria outro de 200 milhões por mais 10 anos? Já eram 400 milhões pelos mesmos 20 anos que tentaram os 400 até agora e não conseguiram por 'n' motivos que já sabemos, economia do país e outras sujeiras. Esperaram tanto tempo pra fechar por 100 milhões a menos do que pretendiam e por 15 milhões anuais, só a Camisa a Caixa pagava 30 milhões. Chega a ser decepcionante o NR do estádio valer 15 milhões por ano, eu esperava mais, ao longo prazo o valor é bom, mas se a Caixa NÃO PERDOAR os 236 milhões que restam e não abater a parcela mensal ou anual, o Corinthians terá um fôlego de 1 milhão e 200 mil em uma parcela de 5.7 milhões. Vamos ver os próximos capítulos, pra mim foi a última cartada do Andrés, 'VAI QUE COLA'

Foto do perfil de Marcelo Gonçalves Gonzales

Ranking: 506º

Marcelo 5.401 posts

@maggon em 01/09/2020 às 20:17

Moderação, fixa e não tira nunca mais!

Foto do perfil de Kleber Dos Passos Magalhães

Kleber 8 posts

@kleber.dos.passos.ma em 01/09/2020 às 20:15

Gabriel, Então o Corinthians deve mais de 500 milhões, pagamento mensal é de 5 milhões que vai para o fundo. Com esse NR neo química arena vai receber 300 milhões por 20 anos, pagamento recebido anuais é de 15 milhões, como o Corinthians vai pagar essa dívida se não vai pegar o valor total pela RN.

Foto do perfil de Denis Caldeira

Denis 95 posts

@denis.caldeira em 01/09/2020 às 20:13

Faz todo o sentido, mas só não está levando em consideração que nosso presidente já trocou uma liderança da caixa que estava com a dívida do Corinthians negociada. Vamos torcer para que não haja outra intervenção clubista...